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09 novembro, 2022

Gerenciamento de redes sociais: O que é e como funciona?

09 novembro, 2022

Gerenciamento das redes sociais já deixou de ser uma escolha para empresas que desejam se posicionar na internet, para se tornar uma necessidade de visibilidade, reputação e relacionamento. 

 

Quem valoriza essa estratégia já entendeu que é preciso muito mais que “fazer posts e artes”, mas sim, ter planejamento de conteúdo dentro da jornada do cliente, tom de voz e personas definidas, uma copy bem construída, artes gráficas, edição de vídeos, uma boa biografia, SAC, monitoramento, etc. 

 

No entanto, muitas marcas deixam de ocupar esse ambiente e alcançar oportunidades para o seu negócio ou, ainda, se posicionam de maneira errada e desacreditam que estar nas redes sociais é mesmo bom. 

 

Por isso, trouxemos esse post para orientar sobre gerenciamento das mídias sociais e tudo o que envolve um bom planejamento, para trazer mais resultados para o marketing da sua empresa. 

 

Leia mais: Assessoria de imprensa: Um guia para a sua marca ser relevante

 

Descubra a seguir neste artigo:

 

  • O que é gerenciamento de redes sociais?
  • Qual a importância de fazer o gerenciamento das suas mídias sociais?
  • Quais redes sociais você deve estar presente?
  • Como fazer o gerenciamento correto de redes sociais?

 

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O que é gerenciamento de redes sociais?

É uma importante responsabilidade dentro de uma empresa, que pode ser realizada por uma agência ou equipe interna. Quando uma marca precisa se relacionar com o seu mercado, é essencial que ela esteja presente nos principais canais digitais. 

 

O principal objetivo é que você mantenha a criação de conteúdos estruturados para o seu público, gerando valor para sua audiência e passando confiabilidade para o seu cliente, sendo um canal de relacionamento com ele. 

 

Além disso, por meio das redes sociais, você também consegue fazer análises de resultados, social listening e entender mais sobre o comportamento dos usuários que acompanham o seu negócio. 

 

Saiba como fazer social listening para o seu negócio

 

Como dito acima, as empresas que já entenderam a importância de estarem presentes nas mídias sociais, já colhem resultados em todo o seu processo de marketing e vendas, uma vez que não é uma “obrigação” estar ali, mas sim, um importante canal para gerar visibilidade e criar ações que possam influenciar a jornada de compra dos seus clientes. 

Gerenciamento de mídias sociais: qual a importância?

Imagina que você conheceu uma empresa no Google, mas gostaria de mais informações sobre o trabalho dela. Provavelmente, você deve fazer uma busca nas redes sociais e em outros canais, como Reclame Aqui, avaliações do Google, entre outras fontes. 

 

O que será que estão falando sobre essa marca? Quais são as experiências dos clientes com essa empresa?

 

Quando se tem um bom gerenciamento das redes já estruturado, com conteúdo recorrente e interações com os usuários, você transmite profissionalismo e maturidade digital, ou seja, sua empresa tem presença digital e é ativa, logo está disponível para atender ao cliente. 

 

Desta forma, você transmite confiabilidade para quem ainda não conhece a sua marca e gera valor, além de se tornar autoridade para quem já é cliente e o acompanha nas redes sociais.

 

Uma empresa que não despertou para o ambiente digital, pode perder oportunidades, seja de alcançar novos clientes, fornecedores e até mesmo parceiros. Com um bom gerenciamento de redes sociais você conquista:

 

  • Mais visibilidade para sua marca;
  • Atração de potenciais clientes;
  • Divulga informações para o seu público;
  • Conquista mais credibilidade;
  • Impacta positivamente a vida de diversas pessoas;
  • Influencia na jornada de compra do consumidor;
  • É uma excelente vitrine para promover mais vendas para o seu negócio. 

 

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Em quais redes sociais devo estar presente?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: meu negócio é B2B, B2C ou B2BC? Com essa resposta, você conseguirá escolher melhor qual rede social sua marca estará presente. Além disso, entender melhor sobre sua persona também ajudará nesta definição. 

 

Por isso, entender seu público é fundamental para escolher onde você vai investir seu tempo para gerar conteúdo, posicionamento e criar estratégias de crescimento orgânico e patrocinado. 

 

Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest, Twitter, YouTube e TikTok são as principais redes sociais do momento. Sabendo disso, quando falamos em redes sociais, você deve definir e saber em quais das redes sociais o seu público está mais presente. 

 

O Instagram e o Facebook são redes sociais que concentram um grande número de usuários, além de contarem com recursos integrados para ajudar na segmentação de público e tráfego pago. Por isso, estão no topo da lista nas preferências dos usuários.

 

Por outro lado, o TikTok foi a rede social que mais apresentou crescimento nos últimos dois anos. E, embora não seja uma rede social indicada para todos os públicos, é, hoje, a plataforma que concentra a maior retenção de usuários quando comparada a outros canais. 

 

Enquanto isso, o Pinterest, por exemplo, é uma plataforma mais indicada para empresas que trabalham com e-commerce, moda, decoração, lifestyle, design, arquitetura e construção, entre outras. É também uma excelente fonte de pesquisa e geração de tráfego orgânico para outros canais da sua empresa, como site e blog. 

 

Conhecendo a dimensão das redes sociais, é importante que você se aprofunde sobre a sua persona para definir onde você investirá seus esforços de marketing. 

 

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Como fazer o gerenciamento correto de redes sociais?

Afinal, como fazer o gerenciamento das redes sociais para obter resultados?  O primeiro passo é definir o seu objetivo nas redes sociais. O que você espera atingir e para quem deseja falar? Onde o seu cliente está? Tendo essas respostas você também conseguirá definir o tipo de conteúdo que irá criar e em quais formatos vai apostar. 

 

Se a sua missão é, por exemplo, usar as redes sociais para gerar branding,você pode seguir uma linha editorial que prioriza prova social, cases de sucesso, depoimentos de clientes, etc. 

 

Já, se seu maior objetivo é vender e gerar tráfego para o seu e-commerce, você pode equilibrar a geração de conteúdo falando de produtos e mostrar como eles funcionam em um vídeo, criar promoções e direcionar para o seu site pelo link dos stories, usar recursos como o live commerce, entre outras ações. 

 

Existem diversos objetivos que podem ser atingidos por meio das redes sociais. Podemos destacar alguns deles, como:

 

  • Um canal para se relacionar com os clientes;
  • Educação dos clientes por meio da divulgação de conteúdos explicativos, como passo a passo, como funciona, etc;
  • Criar uma comunidade de fãs da sua marca e promover conteúdos específicos para quem participa dela;
  • Aumentar as vendas e ser um canal de novos leads;
  • Divulgação da sua marca, prova social e branding;

 

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Desse modo, podemos concluir que o principal passo para o gerenciamento correto das suas redes sociais é definir os objetivos que você deseja atingir, ter um planejamento de conteúdo que entregue valor, além de recorrência. 

 

Perfil gerenciado pela Agência Contatto

 

Além disso, é importante ressaltar que os objetivos devem estar atrelados ao momento em que a sua empresa também está. E, claro, não se esqueça de uma importante tarefa: monitorar as métricas, acompanhar resultados e mudar a rota da sua marca nas redes sociais – caso perceba que pode melhorar. 

 

A Agência Contatto pode ajudar você nesse processo de gerenciamento das mídias sociais, marketing de influência e assessoria de imprensa. Entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos em 24 horas.