Dominar estratégias de marketing para franquiaspode alavancar a marca da sua rede no mercado. Em um setor que muda muito e com mais de 2,8 mil redes de franquias, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), ter um planejamento de comunicação é essencial para conquistar leads e ganhar credibilidade.

 

Para se ter uma ideia do desempenho do Franchising em 2018, confira os números abaixo:

 

Marketing para franquias
Fonte ABF. Confira outros números do setor no site da Associação Brasileira de Franchising.

 

 

Outro dado interessante é que nos últimos 12 anos, o número de empreendedores triplicou no Brasil, atingindo 49,3 milhões de pessoas, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2018. Com empreendedores cada vez mais interessados nas perspectivas do franchising, marketing para franquiasse tornou parte fundamental para o seu negócio.

 

Nest post, você vai encontrar

– Como funciona a rede de franquias

– Estratégias de marketing para franquias

– Ações de marketing par franquias

– Quando iniciar marketing para franquias

 

Como funciona a rede de franquias

 

Quando um empreendedor decide investir em uma franquia, ele aposta em uma marca que já esteja estruturada, ofereça apoio, tenha credibilidade e um nome no mercado.

 

Além disso, apostar em uma franquia também é uma maneira do empresário se sentir mais seguro, pois acredita que a marca já possua plano de negócio, análises de riscos e oportunidades, planejamento de custos, assessoria jurídica e financeira, acesso a pesquisa e desenvolvimento, entre outros benefícios.

 

Ao escolher uma franquia, o empresário também passa a contar com estrutura de comunicação e marketing, identidade visual, ambientação, padronização de atendimento, etc. Desta maneira, contar com toda esta estrutura pode trazer mais confiança de franqueados e investidores, que terão apoio em todos os sentidos.

 

Estratégias de marketing para franquias

 

Para atingir resultados, transformar leadsem futuros franqueados ou mesmo atrair clientes finais, marketing para franquiasé um trabalho certeiro a se fazer. Por isso, vamos considerar dois cenários:

 

Empresários que estejam em busca de oportunidades de negócio: este público vai buscar informações sobre a franquia na internet, em associações do setor, no site da empresa, em depoimentos de franqueados, blog da franquia, em revistas especializadas, além de entrevistas para veículos de comunicação, feiras e eventos do segmento.

 

Consumidores finais: quem consome sua franquia vai conhecê-la por meio de uma comunicação direta com o mercado, ou seja, publicidade em rádio e TV, entrevistas em revistas, jornais, sites e blogs, relacionamento com influenciadores, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital.

 

Observe que temos dois públicos que sua marca pode conversar, exigindo uma comunicação diferente para cada um deles. No entanto, quando falamos de marketing para franquias, temos de frisar a necessidade de uma comunicação profissional, com identidade visual bonita, bem-feita e padronizada, além de um conteúdo de qualidade para gerar autoridade.

 

Leia mais sobre assessoria de imprensa para franquias

 

Ações de marketing para franquias

 

Separamos algumas ações de marketing para franquiase como iniciá-las para sua marca.

 

Defina as personas da marca

 

Como dito acima, antes de pensar em ações de marketing avalie para quem você vai comunicar. Empresário ou consumidor final? Com estas respostas, você deve traçar o perfil de compra/consumo destas pessoas.

 

Isso é muito mais do que dizer “homem, paulista, 20 a 25 anos”. A definição de personas da marca deve ser mais trabalhada, como “homem formado em Administração de Empresas, com 25 anos, já empregado, mas que deseja empreender nos próximos dois anos, no ramo de entretenimento para crianças na cidade de São Paulo”.

 

Percebe a diferença? Lembre-se que sua marca pode ter mais de uma persona.

 

Assessoria de imprensa

 

Você já se deparou com uma entrevista e observou o porta-voz da matéria e o que ele dizia na reportagem? Isso não lhe transmitiu a sensação de “importância”, credibilidade e autoridade no assunto?

 

A assessoria de imprensa faz justamente isso. Posiciona sua marca para que ela seja referência no setor, tenha reputação e seja fonte de credibilidade para o mercado e seus consumidores.

 

A assessoria de imprensa tem como função fazer o relacionamento da sua franquia com jornalistas e formadores de opinião, inserindo sua marca de maneira espontânea na mídia. Seja por meio de entrevistas em jornais, revistas, portais ou participações em programas de TV e rádio.

 

Redes sociais

 

Ter um trabalho consistente nas redes sociais é uma maneira de se relacionar com clientes, estabelecer um diálogo com os públicos, ser encontrado por leads, expor de maneira positiva o que a marca desenvolve no mercado, além de ser uma porta de contato e comunicação com leads.

 

Outro ponto favorável das redes sociais para franquias é a comunicação em massa para os públicos e a criação de uma imagem qualificada, que pode ser feita por conteúdos de qualidade. Consistência, pontualidade e ações inteligentes são sempre bem-vindas e bem vistas pelos seguidores.

 

As redes sociais também atuam como um canal de distribuição de conteúdo e são ótimas plataformas para criação de campanhas de marketing digital, sendo uma ótima maneira para atrair leadsdas redes sociais para o site da franquia.

 

Site e blog

 

Site e blog de franquias devem ser muito bem desenvolvidos, pois podem ser a porta de entrada para o contato de umlead. Visual bonito, navegação intuitiva, responsivo e com informações de contato, como formulário de fácil preenchimento, são boas maneiras de atrair leadse receber interessados no negócio.

 

Não tem nada mais chato, do que você tentar fazer contato com a empresa e não ter acesso. Por isso, deixe evidente números de telefone, e-mails de contatos e links das redes sociais para facilitar a comunicação de quem deseja falar com você.

 

É válido também, manter um blog ativo com conteúdos que possam ajudar o seu cliente ou empresário interessado na franquia, com informações da empresa, histórico, depoimento de clientes, participações em feiras e eventos, notícias da marca, etc.

 

Manter um site e um blog ativos com conteúdos da marca passa credibilidade e confiança.

 

Newsletter e e-mail marketing

 

Depois de receber leadspelos canais de comunicação da sua empresa, é hora de saber quais informações eles desejam receber e nutri-los com conteúdos de relevância.

 

Manter uma frequência de envios de e-mail marketing para os interessados no seu negócio, pode ser uma boa estratégia para o relacionamento da sua marca.

 

Links patrocinados

 

Campanhas de links patrocinados no Google ajudam a capturar interessados na aquisição de uma franquia, por exemplo. Geralmente, quem deseja está fazendo uma busca no Google já está decidido a encontrar e o poder de compra pode ser maior.

 

Por isso, manter estratégia de links patrocinados para sua marca é algo primordial dentro de um planejamento de marketing digital.

 

Quando iniciar marketing para franquias?

 

Colocar estratégias de comunicação em prática deve respeitar a maturidade da franquia, os mercados que deseja atingir e o tempo esperado para os primeiros resultados.

 

De qualquer forma, comunicação e marketing são estratégias que não podem ser deixadas por último ou abandonadas no meio do caminho.

 

Comunicação consistente será fundamental para o sucesso da franquia no mercado.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre marketing para franquias, entre em contato pelo formulário abaixo:

 

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