Agência de conteúdo: O que é e como pode ajudar a sua empresa
Agência de conteúdo é uma empresa especializada em comunicação que tem por objetivo produzir e gerenciar conteúdos, dos mais diversos formatos, para distribuição ao público. Trata-se de uma estratégia de marketing para posicionar sua empresa como referência no que faz.
Posts de blog, planejamento de conteúdo para redes sociais, e-books, roteiros para podcasts e vídeos, além de infográficos e legendas são exemplos de formatos de conteúdos mais utilizados em estratégias de comunicação.
Sabemos que a criação de conteúdo e a informação de qualidade é algo indispensável para qualquer negócio, contar com conteúdos de qualidade e, principalmente, que sejam produzidos de acordo com a fase que o seu público quer consumir, é algo desafiador para muitas empresas.
Pensando nisso, contar com uma agência de conteúdo especializada é essencial para as empresas, que desejam investir numa estratégia de posicionamento e autoridade. Abaixo, entenda o que é e como essa estratégia de comunicação pode ajudar a sua empresa.
Veja a seguir neste artigo:
- O que faz uma agência de conteúdo?
- Por que contratar uma agência de conteúdo?
- Por que publicar conteúdos ricos é melhor?
O que faz uma agência de conteúdo?
Trata-se de uma empresa especializada na produção e gerenciamento de conteúdos, que pode variar em quantidade, complexidade, formato e objetivo. Desta forma, o primeiro passo é entender se a agência de conteúdo tem expertise para a necessidade da sua empresa, considerando uma estratégia de marketing de conteúdo.
É importante ressaltar que no marketing de conteúdo, as ações são customizadas, ou seja, o projeto da sua marca terá um direcionamento de conteúdo, que não segue uma “receita de bolo” mas, sim, o que é ideal para atingir resultados para o seu negócio. Afinal, tudo pode variar de acordo com os objetivos que a empresa deseja alcançar.
Afinal, o que faz uma agência de conteúdo de fato? Ela é responsável por realizar diversas criações, como:
- Redação, edição e revisão de textos para sites, materiais impressos e redes sociais;
- Planejamento de conteúdo para blogs;
- Calendário editorial para redes sociais;
- Gestão de conteúdo para Linkedin e posicionamento de executivos;
- Produção e edição de vídeos;
- Criação de materiais ricos, como e-books, infográficos, etc.
Ser referência no que se faz e ganhar credibilidade são dois dos benefícios que sua marca terá com o trabalho de uma agência de conteúdo. No entanto, é válido ressaltar que se trata de um projeto de médio/longo prazo, mas que trará retorno significativo em posicionamento orgânico e geração de leads com baixo custo.
Por que contratar uma agência de conteúdo?
Ao contratar uma agência de conteúdo você terá um processo de marketing estruturado para o posicionamento do seu negócio nos principais buscadores, de forma orgânica, além de avançar em uma das etapas mais importantes de um funil de vendas: gerar valor por meio de conteúdos que ajudem o seu cliente.
Entre as vantagens competitivas que o seu negócio pode conquistar com uma produção de conteúdo recorrentes, estão:
- Ampliar a conexão com clientes e colaboradores
- Conquistar mais credibilidade para a marca
- Ser autoridade e referência no nicho da sua empresa
- Gerar lembrança na mente dos clientes, influenciando diretamente na decisão de compra desse consumidor
- Gerar leads qualificados e transformar conteúdos em possíveis etapas na geração de novos clientes
- Divulgar produtos e serviços de maneira explicativa, passando informação de utilidade.
Uma marca deve contar não só com um conteúdo de qualidade, mas também com uma comunicação bem planejada, para que a autoridade seja reconhecida pelo público.
Quais benefícios uma agência de conteúdo pode oferecer?
Ao contar com o apoio de uma agência de conteúdo, a empresa tem acesso a expertise de jornalistas, redatores e profissionais especializados em redação. É por meio da expertise da agência, que as marcas podem ampliar suas estratégias orgânicas.
Entre os principais benefícios, podemos citar:
- Percepção de marca
Criar conteúdo de qualidade para o seu público faz com que sua marca se torne reconhecida e esteja mais presente na lembrança do consumidor. Por isso, aliar recorrência e valor são dois fatores essenciais para quem deseja estar na jornada do cliente.
- Traz clareza sobre produtos e serviços
O a produção de conteúdo traz informações fundamentais para ajudar o cliente a entender melhor sobre produtos e serviços. Portanto, ter um blog, um vídeo ou um site que explique e traga detalhes sobre o que sua marca faz, pode facilitar a compreensão do seu cliente e, consequentemente, ajudar nas vendas.
- Transmite autoridade para o público
Autoridade e credibilidade são dois benefícios que a produção de conteúdo pode trazer para sua marca. Por isso, manter a recorrência neste caso pode lhe garantir a referência em determinado nicho.
Comece a publicar conteúdos ricos!
Publicar conteúdos de qualidade traz retorno positivo e auxilia nas vendas da sua marca, portanto não deixe de implementar estratégias para a sua empresa crescer no digital – seja um blog, um site ou por meio das redes sociais.
Para isso, conte com a parceria de uma agência de conteúdo especializada no assunto que pode ajudar você a conquistar autoridade para a sua marca. Entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos para entender os seus objetivos.