Assessoria de Imprensa Moda: Destaque sua Marca na Mídia!
Confira 6 estratégias para sua marca se relacionamento com a mídia
Planejar, pensar na estratégia e colocá-la em prática faz parte de qualquer projeto de assessoria de imprensa em moda e importante para qualquer empresa que busca posicionamento de marca. No entanto, quando o ramo de atuação é moda, o relacionamento com a mídia ganha ainda mais vantagens por ter um apelo mais visual em que a imagem do produto traduz a estratégia da marca.
Em um segmento em que o apelo visual e a imagem são importantes, como moda, beleza e cosmético, é vital definir as estratégias de abordagem e relacionamento com a mídia. Por essa razão, torna-se cada vez mais comum a busca por profissionais de assessoria de imprensa especializados em moda, visto que o segmento demanda cuidados específicos que, quando bem executados, fazem a diferença na hora da estratégia da marca. Mas, qual o papel da assessoria de imprensa no mercado de moda, beleza e cosmético?
Função da assessoria de imprensa
A função de um assessor de imprensa é criar relacionamento entre marca e formadores de opinião e, esses hoje, podem ser jornalistas, blogueiros e influenciadores. Para direcionar melhor uma marca, a assessoria de imprensa deve fazer, inicialmente, uma leitura do ambiente externo, prevendo e solucionando crises, além de elaborar um plano de comunicação em que apresente como atender os objetivos da marca.
No mercado da moda são muitos os meios de alcançar o público, incluindo veículos como revistas, portais, programas de televisão e até mesmo blogs e influenciadores. Cada tipo de mídia exige uma abordagem diferente e é neste ponto que as estratégias entram em ação. Abaixo, confira algumas estratégias que a assessoria de imprensa de moda pode explorar:
Presskits
O presskit é uma maneira de apresentar os produtos para jornalistas e formadores de opinião. A assessoria de imprensa de moda junto com a marca vai elaborar um kit contendo os produtos com descrições, fotos, brindes e informações noticiosas para que a imprensa tenha acesso e possa conhecer com todos os detalhes.
Essa estratégia pode ser feita para:
– Lançamentos de produtos
– Participações da marca em feiras e eventos
– Participações da marca em workshops, treinamentos e visitas;
– Durante alguma coletiva de imprensa, em que haverá uma grande número de jornalistas interessados em mais detalhes;
– Para proporcionar ao jornalista uma experiência positiva com a marca, uma vez que o produto pode ser enviado direto para a redação.
No mercado da moda, os presskits abrem possibilidades de chamar atenção da mídia visualmente – seja pela funcionalidade ou ainda pela qualidade da informação recebida e experiência que gera. Especialmente quando falamos de influenciadores, os presskits abrem as portas para que um produto seja testado e até mesmo indicado, comentado e apresentado – um dos modelos de divulgação espontânea que mais chama atenção do consumidor final.
Saiba mais sobre como criar um presskit de qualidade: https://goo.gl/HpgI7y
Empréstimos de produtos
Indicado até mesmo para mercados que não são de moda, beleza ou cosmético, os empréstimos de produtos podem ter objetivos amplos, desde uma produção fotográfica, um teste para um review ou ser apoio para uma cobertura jornalística, como acontece em segmentos esportivos e de tecnologia. É vantajoso para o jornalista ou influenciador, visto que há oportunidade de conhecer e explorar o produto, testá-lo, fazer imagens e vídeos, tornando a experiência multimídia.
Para a marca, torna-se vantajoso, pois a qualidade do produto é comprovada por um veículo confiável e de credibilidade para o público. Confira alguns exemplos de experiências como essa entre empréstimo de produto e a mídia, e o resultado final publicado pelo jornalista:
Revista Boa Forma
Revista GQ
Relacionamento com blogueiros
Os blogs, em especial, vêm aumentando em quantidade ao longo dos anos e hoje representam uma parte considerável das informações disponíveis na internet. Por esse motivo, as estratégias de comunicação e marketing também devem ser bem pensadas de acordo com o perfil de cada marca para que o relacionamento seja natural e benéfico.
Saiba mais como sua marca pode se relacionar com blogueiros: https://goo.gl/11cUUW
Relacionamento com influenciadores
Muito similar ao relacionamento com blogueiros, os influenciadores estão ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das marcas. Roupas, acessórios, cosméticos, sapatos, maquiagem: as oportunidades são imensas.
Se você é uma marca dentro dos segmentos citados acima, saiba que o relacionamento com influenciadores deve estar no seu plano de comunicação.
Seja por meio de uma parceria paga ou permuta, ao se relacionar com influenciadores sua marca vai falar diretamente com o público e ser recomendado por quem este público já considera referência. Se a sua marca busca alcance e engajamento, aposte nesta estratégia.
O que você precisa saber sobre marketing de influência
Produção de Moda
A assessoria de imprensa em moda pode manter em sua agência um acervo com produtos das marcas para facilitar a produção de moda nas revistas, portais e TVs. Com o fechamento das edições, as produções de moda acontecem rapidamente e, manter um acervo na assessoria de imprensa, é uma boa estratégia para atender a mídia dentro do prazo que a pauta exige.
Revista Corpo a Corpo
Galeria de fotos
Muito além do texto, a assessoria de imprensa de moda pode abusar das produções de galerias de fotos para apresentar novos produtos ou mesmo elaborar pautas mais criativas, como passo a passo, guias e “como fazer” para potencializar o que a marca oferece. Com ideias criativas, a assessoria de imprensa torna-se uma estratégia fundamental para mercados de moda, beleza e cosméticos.
Se você deseja mais informações sobre assessoria de imprensa em moda, entre em contato com a gente e vamos conversar!
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