Sem tempo para ler? Baixe este conteúdo e escute onde estiver!


Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre assessoria de imprensa para eventos. Neste post você vai encontrar:

 

O que é assessoria de imprensa para eventos

Por que a assessoria de imprensa é importante

Como trabalha uma assessoria de imprensa para eventos

Quais são as principais estratégias de assessoria de imprensa

Os principais tipos de eventos com potencial para uma agência de comunicação

 

Vamos lá?

 

O que é assessoria de imprensa para eventos

 

A assessoria de imprensa para eventos consiste no trabalho de divulgar para a mídia uma ocasião importante, como feiras, congressos, expo, etc.

 

A estratégia contribui para que a presença de repórteres e do próprio público-alvo seja mais expressiva, além de dar maior visibilidade ao evento, mesmo após sua conclusão.

 

O trabalho de assessoria de imprensa é realizado antes do evento, atuando na divulgação e no convite de pessoas de forma estratégica. Durante a realização, o papel do assessor é acompanhar os idealizadores em entrevistas com os repórteres presentes, além de dar apoio à mídia de forma geral.

 

Além disso, a assessoria de imprensa para eventos pode atuar também como intermediadora no relacionamento com as agências de comunicação dos expositores. Assim, a divulgação da feira pode ser ainda maior e atingir personas cada vez mais amplas.

 

Por fim, depois que tudo acabou, o assessor de imprensa tem como papel tentar manter o assunto na mídia. Uma estratégia possível é por meio de um balanço de notícias e coberturas de mídia de tudo o que foi realizado.

 

São inúmeros os tipos de evento que demandam a atuação de uma equipe de assessoria de imprensa.

 

Separamos para você os principais e detalhamos a importância da atuação de jornalistas em eventos. Confira!

 

Por que assessoria de imprensa para eventos é importante?

 

Quando um evento é divulgado na mídia, o peso é maior do que um simples folder ou uma publicidade online convidando o espectador para participar.

 

O fato de um evento virar notícia significa que há importância cultural, social e relevância para o público, de forma geral. Uma reportagem não faz uma simples divulgação do que foi programado, mas traz um contexto amplo do assunto, o que desperta envolvimento por parte de quem estiver lendo.

 

Desta forma, o evento se torna informação e é recebido com mais credibilidade e valor agregado, tanto quando é divulgado em um meio de comunicação de massa quanto na mídia segmentada.

 

No primeiro caso, o maior número de pessoas possível terá acesso às informações do evento, sem que você tenha que investir em grandes e abrangentes anúncios. No caso da mídia segmentada, por sua vez, você terá a certeza de que o público-alvo estará lendo tudo sobre o que você ou sua empresa está organizando.

 

Como trabalha uma assessoria de imprensa para eventos

 

Além de uma equipe antenada e preparada, a assessoria de imprensa para eventos demanda uma estrutura personalizada, para todas as fases da realização do evento.

 

Antes de tudo acontecer, é preciso que a assessoria de imprensa possua um mailing direcionado ao tema do evento, tanto para a mídia geral quanto segmentada. Desta forma, é possível enviar releases, que são os textos informativos destinados à mídia, de forma mais assertiva.

 

Para fazer a cobertura do evento, é preciso que a assessoria de imprensa possua câmeras para registrar em foto e vídeo o que está acontecendo, caso seja solicitado por algum veículo de comunicação e também para fazer a própria divulgação nos mais diversos canais.

 

Em conjunto com equipes de marketing, relações públicas e, até mesmo a área jurídica, a assessoria de imprensa também dá suporte no momento da organização, orientando a melhor forma de conduzir o evento e como a imprensa poderá interpretar o que está sendo realizado.

 

Entre os destaques, podemos citar:

 

– Faz toda a pré-divulgação do evento, produzindo e distribuindo conteúdo para jornalistas e influenciadores;

 

– Elabora estratégias de comunicação para o evento e auxilia no atendimento da mídia;

 

– É o ponto central da comunicação e das ações da feira, junto as assessorias de imprensa dos expositores;

 

– Organiza a sala de imprensa para que os jornalistas tenham o mínimo de estrutura para trabalhar durante o evento – isso vai muito além de oferecer só um cafezinho.

 

– Organiza coletivas de imprensa durante o evento;

 

– Faz todo o atendimento da imprensa antes, durante e depois do evento;

 

– É responsável pela captação de clipping sobre o evento

 

Por fim, os assessores de imprensa também ficam de olho em locais adequados para que sejam feitos anúncios ao público e, possivelmente, entrevistas coletivas e individuais. Nestes momentos, cada detalhe importa.

 

Tipos de eventos

 

A assessoria de imprensa para eventos pode ser feita para feiras, workshops, inaugurações, conferências, encontros, networking, lançamentos, eventos beneficentes, palestras, seminários, eventos sociais de famosos, festivais musicais, eventos esportivos, shows, entre outros.

Para cada tipo de evento, a assessoria de imprensa realiza um trabalho personalizado e adequado visando a ampla divulgação da ocasião.

 

Se você precisa de mais informações sobre assessoria de imprensa para eventos, feiras, congressos ou exposições, entre em contato pelo formulário abaixo!

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games