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O atendimento da assessoria de imprensa: como funciona?

27 abril, 2017

Você contratou uma assessoria de imprensa para cuidar da comunicação do seu negócio e agora está cheio de dúvidas de como é a dinâmica do trabalho e se vai dar conta de todas as dinâmicas. A princípio, saiba que ter um apoio profissional já foi a decisão mais correta que tomou, agora, no entanto, é hora de ajudar sua agência de comunicação a trabalhar a sua marca da melhor maneira possível e compreender o atendimento da assessoria de imprensa é essencial.

 

Com sinergia, você verá que tudo fica mais fácil e o trabalho flui naturalmente. Abaixo, acompanhe os detalhes e saiba como funciona o atendimento de uma assessoria de imprensa eficaz:

 

  • Deixe sua assessoria de imprensa informada

Ao iniciar um trabalho de assessoria de imprensa é importante que a agência possa conhecer as dinâmicas do seu negócio e ter acesso as principais informações, que vão desde o funcionamento da empresa, as principais rotinas, além de contato com os porta-vozes destinados a conversar com a mídia, assim como o plano de marketing dos próximos meses ou o que a empresa projeta em médio e longo prazo.

 

Dessa forma, a agência de assessoria de imprensa consegue conhecer seu negócio e tirar o máximo de proveito das informações que você vai passar. Com um planejamento de comunicação a caminho, sua empresa terá acesso as principais estratégias propostas pela assessoria de imprensa. Se você tem dúvidas sobre o que é assessoria de imprensa, leia mais neste link.

  • Planejamento de pautas

Estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo é um trabalho essencial para todos os jornalistas. Num projeto de assessoria de imprensa também é necessário saber tudo o que acontece no mercado da sua empresa. Novidades de produtos, pesquisas, estudos, tendências, eventos importantes, mudanças financeiras, entre outros assuntos, são acompanhados diariamente e podem influenciar diretamente no trabalho da assessoria de imprensa.

 

Na hora do planejamento de pautas, o atendimento da assessoria de imprensa leva em consideração o objetivo do seu negócio, além dos acontecimentos do mercado e o que está em evidência na mídia. Dessa forma é possível diagnosticar possíveis pautas em que seu negócio pode ser fonte importante de informação para o jornalista.

 

É no planejamento de pautas também que você pode se reunir com sua agência de comunicação para compartilhar ideias, sugerir temas e assuntos pertinentes que acontecem dentro da sua empresa. Por isso, sinergia é fundamental para bons resultados.

 

Produção de conteúdo

 

Depois do planejamento é hora de colocar a mão na massa e definir qual será a melhor estratégia para comunicar à imprensa. A produção de conteúdo é ampla e pode ser feita por meio de releases, notas, galerias de imagens, comunicados, convites, entrevistas, etc. Em sua maioria, o release é ainda a principal forma de contato entre assessor e assessorado, porém, todo negócio e estratégia são únicos e devem ser avaliados individualmente para atingir os melhores resultados. Para saber como escrever um release perfeito, confira 10 dicas para produzir o material neste link. 

 

Mailing e envio à mídia

 

O mailing de contatos da assessoria de imprensa é uma das ferramentas mais valiosas do trabalho. É por meio desses contatos que a agência vai desenvolver a comunicação com o jornalista de interesse, abrir nossas possibilidades de relacionamento e apresentar o seu negócio para uma pauta em potencial.

 

Envios gerais, em que não há seleção do destinatário, podem ser prejudiciais e não atingir o objetivo. Por isso, ter um amplo conhecimento sobre o veículo e saber quais são suas linhas editoriais são regras a serem seguidas pelo assessor de imprensa.

Entenda mais sobre mailing de imprensa e como funciona

Follow up

 

Release enviado e é hora de fazer o follow up com a imprensa para checar se o material foi recebido e se existe possibilidade de desenvolver a pauta. Essa tarefa é essencial para a assessoria de imprensa medir o retorno da proposta e definir se o tema é viável ou se é hora de pensar em novas estratégias.

 

Clipping

O clipping de notícias é a primeira atividade do dia da assessoria de imprensa. Monitorar palavras-chaves e fazer buscas constantes de notícias sobre o seu negócio é tarefa que vai lhe trazer uma visão mais ampla dos resultados na imprensa.

 

Seja impresso, online, TVs ou rádios, a assessoria de imprensa tem capacidade para fazer esse monitoramento, consolidá-lo e apresentar os resultados para sua empresa de diversas formas, sendo por meio de relatórios diários, semanais ou mensais. Saiba tudo sobre clipping neste link.

 

Se você tem dúvidas de como funciona o trabalho de uma agência de assessoria de imprensa e o que avaliar na hora da contratação, leia mais neste link.