*Por Talita Scotto

Construir marcas e gerar reputação para elas na mídia exige conhecimento, experiência e qualificação da agência que cuidará da comunicação e do relacionamento com a imprensa para o seu negócio. Saber como escolher e identificar uma boa agência de assessoria de imprensa é fundamental para colher bons resultados no decorrer do trabalho.

Cada agência de assessoria de imprensa vai ter uma metodologia de trabalho e uma forma para atingir os resultados para sua empresa. Por isso, é essencial que seu negócio esteja de acordo com os métodos de trabalho propostos e se identifique com ele. Além disso, outro quesito que deve ser avaliado é a qualidade do que está sendo apresentado para sua empresa. Por isso, antes de fazer uma escolha, preste atenção nos seguintes requisitos:

  •  Qual a forma de trabalho da agência e qual o tempo dedicado diariamente para atender cada cliente?
  •  A agência trabalha por pacotes de horas ou possui uma carga horária semanal para dividir suas atividades?
  •  Quantos assessores serão responsáveis pelo atendimento da sua empresa?  E esses assessores cuidam de quantos outros clientes?
  •  Qual a capacidade de atendimento da agência? Sua empresa terá liberdade de fazer novas solicitações a qualquer momento?
  •  A agência é especializa em um único segmento ou atende diversos setores?
  •  A agência de assessoria de imprensa presta atendimento para pequenas empresas ou apenas para grandes contas?
  •  Quais são os principais resultados que a assessoria de imprensa já conquistou na mídia?
  •  A agência trabalha dentro de condições legais de funcionamento, ou seja, possui empresa aberta, funcionários registrados e certidões negativas nos principais órgãos federais e trabalhistas?

Essas entre outras questões devem estar claramente respondidas para que sua escolha não seja frustrada no futuro. Uma assessoria de imprensa de qualidade deve ter uma boa estrutura de atendimento, assessores de imprensa capacitados para executar um trabalho estratégico de excelência, relacionamento com a imprensa, mailing de jornalistas, além de contato próximo com sua empresa para que as oportunidades não sejam perdidas e, por fim, o brilho nos olhos para vivenciar sua empresa como se fosse ela mesma.

Se for possível, evite solicitar e avaliar propostas comerciais apenas por e-mail, pois é sempre um contato mais “frio”. Conhecer quem possa vir a te atender pessoalmente é sempre melhor, pois lhe permite sentir a sinergia com os outros profissionais desde o início. Nesta ocasião, o olho no olho pode ajudar muito na hora da escolha.

Contrato

Há diversas práticas de assessoria de imprensa no mercado, no entanto, a mais comum é a realização do trabalho por um período contratado para se obter resultados satisfatórios. Geralmente as agências de assessoria de imprensa avaliam as necessidades das empresas e propõem um tempo mínimo determinado para mensurar resultados. Em média, os contratos duram de seis meses a um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Há ainda períodos menores para a execução da assessoria de imprensa, como projetos de um a três meses. Isso varia de acordo com a necessidade da empresa, mas acontece principalmente para divulgação de eventos, treinamentos, workshops e cursos, que possuem data de início e fim, e podem perder seu potencial de gerar notícias após o acontecimento.

Dependendo do perfil da agência, a possibilidade de discutir um contrato flexível é possível.

Cases de Sucesso

Quais são os principais resultados atingidos pela agência de assessoria de imprensa que sua empresa deseja contratar? Avalie projetos, entenda o problema, a estratégia adotada e os resultados obtidos. Independente do tamanho do cliente, este quesito é fundamental para se ter dimensão do trabalho já realizado pela agência que sua empresa pretende contratar para cuidar da imagem do seu negócio.

Investimento

Quanto custa contratar uma agência de assessoria de imprensa? Essa é uma questão que possui muitas variáveis. Mas de início, desconfie de propostas muito abaixo do que é praticado no mercado. Em resumo, não acredite em assessoria de imprensa por R$ 500,00 reais mensais ou em garantias de publicações na mídia. Uma coisa é desenvolver um relacionamento com a imprensa, outra é disparar textos em massa sem critério.

Para comprovar com mais exatidão, coloque no papel as seguintes necessidades básicas que uma agência precisa para um atendimento de qualidade para sua empresa:

  •  Estrutura da agência (aluguel, condomínio ou manutenção de prédio próprio);
  •  Custos fixos (internet, água, luz, telefone);
  •  Formação, experiência e nível dos assessores de imprensa para lhe atender;
  •  Ferramentas necessárias para a realização da assessoria de imprensa (mailing de contatos da mídia, softwares para gestão, etc.)

Basta uma rápida observação para entender que investimentos muito abaixo do mercado podem gerar para você uma experiência ruim e, consequentemente, uma ideia equivocada da assessoria de imprensa. Portanto, pense cuidadosamente no que é mais importante para sua empresa e enumere os seus próprios critérios de avaliação para não falhar na escolha.

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, especializada em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Redes Sociais, tem formação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games