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Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa: o que é?

A assessoria de imprensa é responsável por conquistar espaço e credibilidade da empresa, marca, serviço ou produto no meio editorial por meio de notícias, artigos, reportagens e matérias. É uma das ferramentas mais eficazes no desenvolvimento da reputação, notoriedade e relevância para uma marca.

Sua função é ser a ponte de relacionamento entre pessoas físicas, pessoas jurídicas, entidades, ONGs e celebridades. Formada por profissionais de jornalismo e de relações públicas, uma assessoria de imprensa trabalha para um assessorado, cujo indivíduo deseja disseminar informações que sejam relevantes para o público de seu interesse.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona uma agência de assessoria de imprensa, abaixo algumas perguntas e respostas rápidas sobre o trabalho realizado.

Conceito de Relacionamento com a Imprensa

Infelizmente é comum nos depararmos com algumas personalidades afirmando que a mídia deturpou e mal interpretou alguma declaração em uma entrevista, seja por equívoco ou não.
É diante de uma saia justa dessas que algumas empresas ou pessoas públicas acreditam que ficar longe da mídia é uma opção viável para se manter longe de notícias negativas, o que é um erro.

O bom relacionamento com a imprensa é fundamental, afinal, é ela quem promove o nome do assessorado ao público, quem divulga seus produtos e projetos e o mantém em pauta. Por essa razão é imprescindível que essa relação seja clara, objetiva e que não possua brechas para interpretações errôneas; o assessor de imprensa deve confiar na mídia e vice-versa, só assim essa parceria pode funcionar de maneira saudável e positiva para ambas as partes.

– Press Release:

O press release, também conhecido como “comunicado de imprensa”, é um texto de caráter informativo que tem o objetivo de anunciar, esclarecer, responder ou contestar à mídia a respeito de algum assunto que envolva o assessorado em questão, em outras palavras, é uma declaração oficial, documentada e pública. Na assessoria de imprensa, os releases são responsáveis por expandir anúncios e novidades que a empresa tenha o interesse de disseminar; eles antecipam uma determinada informação para o público desejado, liberam dados específicos e verídicos, que podem render uma sugestão de pauta para outros veículos de informação, tudo partindo do ponto de vista de quem emite.

– Press Kit:

A assessoria de imprensa também trabalha com o press kit (ou pacote de imprensa) que é a junção de um press release com brindes promocionais, como amostras, miniaturas e prévias do produto em questão, imagens de divulgação, credenciais e outros materiais que engajem os jornalistas a cobrirem e compartilharem informações sobre o determinado evento ou mais detalhes sobre o seu negócio.

O que faz uma assessoria de imprensa?

Conectamos o seu negócio com a mídia, formadores de opinião e influenciadores, aumentando assim a exposição da sua marca, a credibilidade do seu negócio e a reputação entre os públicos. A assessoria de imprensa faz:

– Relacionamento com Jornalistas e Influenciadores

É importante que a assessoria de imprensa tenha um relacionamento claro e honesto com os demais jornalistas e influenciadores. Como um dos canais de comunicação mais importantes entre eles e o assessorado, é importante que esse departamento seja referência no quesito bom relacionamento. Se a assessoria de imprensa não oferece uma abertura aos demais profissionais, se torna difícil a troca de informações e a troca de interesses entre ambos. O mesmo vale para influenciadores: a assessoria de imprensa precisa se preocupar em estabelecer uma proximidade com essas personalidades, fazendo com que se identifiquem, se sintam parte da marca, o que colabora e muito na hora de divulgarem a mesma.

– Planejamento de Comunicação

Para traçar um bom planejamento de comunicação para uma assessoria de imprensa, é importante: traçar objetivos claros, entendendo além do ponto de partida, principalmente o ponto de chegada. Definir um público-alvo correto, afinal, não importa o quão boa seja uma ação, se ela for direcionada para o público errado, perderá todo seu valor. Identificar os melhores veículos para divulgar seus materiais; isso inclui também a estruturação do seu mailing. Para onde vai seu conteúdo? Como ele vai? Através de quem? E claro, deixar a ânsia por resultados rápidos de lado, e focar numa estratégia bem definida, alinhando seus objetivos e os recursos disponíveis, para alcançar uma conclusão satisfatória.

– Gerenciamento de Crise

A grande sacada do gerenciamento de crise em uma assessoria de imprensa não é propriamente gerenciá-la, mas sobretudo antecipá-la. Determinadas situações podem ser previstas e com isso, maiores são as chances de serem evitadas. Não é preciso ser mágico e nem vidente, basta ficar de olho nas notícias – especialmente se o assessorado é uma personalidade pública – ou então de olho nas redes sociais e os comentários depositados nelas; muitas vezes é possível ver onde o furacão começa a se formar e cabe a uma boa assessoria de imprensa, traçar um plano de ação para gerenciar essa crise com maestria, evitando grandes escândalos. E quando o problema já é notório, a melhor alternativa é encontrar uma maneira transparente de se posicionar, buscando argumentar de maneira autêntica e verídica, na tentativa de reverter uma imagem insatisfatória da sua marca, empresa, ou nome, ao público.

– Cobertura de Eventos

A participação em eventos é um dos trabalhos da assessoria de imprensa que demanda bastante habilidades. Desde a coleta de informações para o briefing, reuniões com o cliente para entender como irá funcionar o evento, produção do release que será disparado para os outros canais de comunicação, passando pelo contato com os jornalistas para alinhar como será a cobertura do evento (matérias pré-evento ou cobertura in loco). Diferente do que se pensa, o assessor de imprensa é fundamental em mais outras duas etapas: durante o evento, cabe ao profissional estar presente antes mesmo do mesmo começar e se certificar que todas as informações a serem transmitidas ao jornalistas estejam 100% alinhadas, além de acompanhar todas as atividades relacionadas à mídia que acontecem no decorrer da data. E no fim do evento, quando o profissional deve reunir em um “clipping”, todos os resultados obtidos: notícias, entrevistas, notas e imagens veiculadas na TV, internet, no rádio, jornais, revistas, entre outros.

– Comunicação Interna

Não é só com a mídia que a sua comunicação precisa ser 100% clara e precisa. Os funcionários e membros da equipe também devem estar a par das estratégias e informações internas da organização para qual trabalham. Mais do que em um bom marketing, a comunicação no endomarketing é importante e necessário, sempre atendendo o modelo de gestão e a cultura organizacional da empresa.

– Relações Públicas

Nem só de jornalista vive uma assessoria de imprensa; o profissional de relações públicas também entra em ação durante essa atividade, mas com funções levemente distintas, é claro. Isso porque enquanto o jornalista é responsável por apurar os fatos e produzir conteúdo, o RP está mais ligado ao planejamento estratégico e a relação direta com a área corporativa, mas no geral, ambos podem trabalhar lado a lado. O profissional de relações públicas dentro da assessoria de imprensa se responsabiliza pela imagem geral de uma organização para com o público, além de lidar com eventos internos e externos, também tem a missão de conciliar interesses entre ambas as partes (organização – público).

– Media Training

Popularmente conhecido como “treinamento de imprensa” o media training é responsável por preparar os porta-vozes de uma determinada instituição, na tentativa de aprimorar sua habilidade de relacionamento com a imprensa em eventos, entrevistas e outros encontros públicos. É um treinamento fundamental nas ações de assessoria de imprensa e com durações variadas, neste treinamento o porta-voz será “testado” através de entrevistas surpresa, passando por palestras e dinâmicas que têm o objetivo de mostrar a maneira mais adequada de lidar com a mídia, especialmente em momentos inesperados.

Mesa de escritório de uma Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa x Assessoria de Comunicação

Uma assessoria de imprensa abriga funções de jornalistas que têm como objetivo comum ser a ponte entre os veículos de comunicação e a marca, empresa ou personalidade assessorada. Deve fazer parte do conhecimento dessa equipe, as atividades, propostas e projetos que envolvem o nome do assessorado – com o intuito de promover pautas relevantes para a mídia – realizar a assessoria e divulgação dos eventos, além da montagem de clippings.

Já a assessoria de comunicação agrupa profissionais de cada área da comunicação social (além dos jornalistas, inclui-se também os publicitários e os profissionais de relações públicas) onde cada departamento se torna responsável por uma atividade importante: os publicitários assumem as promoções e campanhas, os RP organizam os eventos, e os jornalistas realizam a produção de conteúdos noticiosos

Principais Motivos para Contratar uma Assessoria de Imprensa

Diferente do que muitas pessoas acham, a função da assessoria de imprensa não é somente promover o seu assessorado e pronto – isso é trabalho da publicidade – mas sim, estabelecer um relacionamento com a imprensa e consequentemente o público. Um dos grandes motivos de contratar uma assessoria de imprensa é que essa função possibilita conquistar credibilidade e construir a imagem estratégica de uma empresa, através dos materiais selecionados para serem disparados na imprensa.

Além disso, colabora para o fortalecimento do nome do assessorado, no gerenciamento ou até mesmo na prevenção de crises de imagem, além de auxiliar na preparação dos porta-vozes da própria empresa, quando estes precisam deixar o apoio da assessoria de imprensa “de lado” e se posicionar pessoalmente sobre alguma pauta. Contratar uma assessoria de imprensa é garantir uma ponte bem estruturada e segura para a travessia de informações claras entre uma marca, personalidade pública, empresa ou instituição, para com a mídia e o público-alvo.

Uma empresa pode contratar uma assessoria de imprensa a qualquer momento?

Desde que ela tenha porte o suficiente para se divulgar na imprensa, sim, ou seja, é necessário que a marca seja relevante a um determinado público e tenha todas as informações que serão divulgadas, assim como um objetivo claro a ser atingido com a mídia. Por isso, todos os materiais de divulgação devem ser produzidos, como site, produtos, serviços, amostras, press kit, etc. Além disso, os profissionais da empresa também precisam estar comprometidos para reuniões de pauta e com o disponibilidade para entrevistas com a imprensa, por exemplo.

De que maneira as empresas podem aproveitar o potencial da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa produz conteúdo relevante e institucional (notícias, reportagens, pautas, entrevistas, notas, etc.) sobre a marca, instituição ou pessoa pública e divulga aos veículos de comunicação de interesse – esses podem ser do Brasil ou de uma região específica. Com a assessoria de imprensa é possível ampliar o posicionamento de um negócio e fortalecê-lo, tornando-o fonte de consulta para jornalistas e conhecido perante o público e a mídia.

Além disso, a assessoria de imprensa é capaz de utilizar veículos de comunicação de todo o Brasil. Atualmente, a Agência Contatto possui mais de 45 mil jornalistas em sua base de relacionamento e 15M de matérias impactadas na imprensa nacional e internacional.

Entre em contato e nos conte seus objetivos

Se você está em busca de uma assessoria de imprensa, a Agência Contatto pode ajudar seu negócio a se destacar na mídia. Ao conhecer os objetivos da sua marca, vamos elaborar um plano de comunicação para que as melhores estratégias de assessoria de imprensa sejam colocadas em prática.

 

 

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