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07 agosto, 2018

Como utilizar o Instagram Stories para empresas?

07 agosto, 2018

As redes sociais já fazem parte da rotina de qualquer pessoa e se tornaram indispensáveis para as empresas também. Segundo o último levantamento divulgado pelo Instagram, são 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia na plataforma.

Os números mostram que integrar as redes sociais ao trabalho é fundamental para o relacionamento e engajamento com clientes, além de ser uma forma de expor sua marca de maneira criativa – seja no feed ou no stories.

E o Instragam, que está entre as redes sociais mais queridas entre os usuários, oferece recursos que agradam, distraem e engajam. Para te ajudar, trouxemos dicas de como utilizar o Instagram Stories para empresas.

 

Instagram para empresas: por que sua marca deve ter um?

 

Segundo informações do Facebook IQ, o Instagram ainda vai crescer muito. Pode se tornar mais popular e atingir ainda mais pessoas, incluindo marcas e celebridades, que já adotaram a rede social como a melhor plataforma para se comunicar com pessoas.

Com a quantidade de pessoas interagindo com o Instagram, você pode investir na divulgação do seu negócio de maneira sucinta e criativa.

Utilizar a plataforma para fazer publicidade no feed ou no Stories, além de criar autoridade para sua marca são maneiras de conquistar seguidores de forma orgânica.

 

Conheça mais sobre gestão de redes sociais para empresas

 

O que é Instagram Stories?

 

O Instagram Stories é um recurso para criar vídeos curtos que somem em 24h. O Stories permite ainda adicionar emojis, GIFs, textos, hashtags, mencionar outros perfis, adicionar localização, etc.

Se você quer mais de 24h de duração, você pode ainda destacar seu Stories para torná-lo visível no seu perfil pelo tempo que desejar. Podendo deletá-lo quando quiser.

Ser informal é uma das características do Stories, porém, a comunicação que você fará por ali, é você quem decide. Já se sabe que a linguagem coloquial e a rotina das marcas e pessoas são sempre bem vistas pelo público.

Sem ordem cronológica de exibição, o Instagram vai apresentar os Stories de acordo com o que você mais interage, curte, comenta e compartilha. Por isso, é fundamental que sua marca tenha uma comunicação mais humana e participativa na rede social.

Quer saber como utilizar o Instagram Stories para empresas? Separamos algumas dicas para você!

 

Dicas: como usar o Instagram Stories para empresas

 

Para que você faça uma boa utilização dos recursos do Stories do Instagram, é preciso que você conheça cada opção. Separamos abaixo!

Por meio do Stories, você pode:

– Fazer vídeos curtos;

– Publicar imagens;

– Fazer transmissão ao vivo;

– Adicionar texto;

– Utilizar emoticons;

– Utilizar stickers;

– Utilizar filtros em fotos;

– Utilizar efeitos (superzoom, boomerang, rebobinar e mãos livres).

Os recursos acima são boas opções para você ter uma comunicação criativa, bem-humorada e exclusiva.

É importante que você saiba que tudo o que você publicar vai sumir após 24 horas. Porém, você pode destacar alguma publicação no seu perfil do Instagram.

Contudo, você não deve abusar deste recurso. Caso contrário, você vai criar um visual poluído para a sua página inicial da rede social.

O melhor de tudo é que o Instagram está sempre investindo em trazer novos recursos para a plataforma, então, fique tranquilo que não vai faltar motivos para criar coisas novas a todo tempo.

 

Por que utilizar o Instagram Stories na minha empresa?

 

São inúmeras as vantagens de utilizar o Instagram Stories para empresas. Listamos aqui as principais:

1) Proximidade:

Ao utilizar o Instagram Stories para empresas, você vai utilizar o mesmo meio de comunicação que os seus clientes. No espaço, poderá falar “a língua” do seu público-alvo e apresentar informações, produtos ou serviços de forma eficiente e direta.

Você também terá em mãos uma ótima ferramenta para conferir feedback de clientes de maneira informal.

2) Alcance:

O Instagram Stories é checado em momentos de distração. O público, em geral, busca alguma coisa interessante ou divertida na plataforma. Portanto, é muito mais provável que você alcance seu interlocutor por meio da ferramenta do que enviando um e-mail, por exemplo.

3) Conteúdo personalizado:

Com o Instagram Stories, você consegue acompanhar, em tempo real, quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo e quem são elas. Com isso, é possível traçar o perfil do seu público e personalizar o conteúdo produzido.

4) Interação:

Ao responder uma publicação no Instagram Stories, automaticamente o internauta enviará uma mensagem para o perfil pessoal ou empresarial que fez a publicação. É uma boa maneira de iniciar uma conversa!

5) Conectividade:

Ao utilizar o Instagram Stories, você cria mais um canal de conectividade para sua empresa. Ao invés de passar uma imagem de comunicação ultrapassada, você mostrará que está utilizando os meios de comunicação existentes para falar com o seu público.

 

Produção de conteúdo para Instagram Stories

 

Produzir conteúdo para o Instagram Stories é um processo bem diferente do que sentar e escrever um texto ou elaborar um e-mail. Você deve ser inovador e criativo.

Veja algumas dicas:

 

1) Utilize recursos audiovisuais

 

O Instagram Stories permite que você capte áudio, vídeo e escreva uma mensagem no conteúdo divulgado. Utilize com criatividade os recursos audiovisuais disponíveis, para que você possa usufruir ao máximo do que lhe é disponibilizado.

 

2) Esteja sempre antenado (a)

 

Preste atenção no que está sendo comentado no momento. Notícias atuais são bons ganchos para publicações, mas você também deve prestar atenção nas piadas que circulam pelas redes e nos “memes” do momento.

Desta forma, a chance do seu Storie ser bastante visualizado e compartilhado é maior.

 

3) Mostre bastidores

 

O que mais faz sucesso em Stories de celebridades e, até mesmo de amigos, é quando vídeos ou fotos mostram bastidores de alguma tarefa: o caminho para o trabalho, o processo de uma receita culinária ou a construção de algo, por exemplo.

Portanto, mostre os bastidores do seu trabalho. Foque, principalmente, em resultados de grande destaque ou projetos que você sabe que o público quer ver. Curiosidades do dia a dia também fazem sucesso.

 

4) Faça enquetes

 

Outra maneira de interagir com o público é por meio de enquetes. Muitas vezes, apenas por curiosidade de ver qual item está ganhando, muitas pessoas tiram um tempo para dar o voto e até voltam para acompanhar os resultados.

Use a criatividade e faça perguntas sobre preferências de produtos, serviços ou detalhes cotidianos que estejam relacionados com a sua empresa.

 

5) Insira links nos Stories

 

Evite a famosa frase “link na bio” e coloque o link diretamente nos Stories, para facilitar o acesso do público ao produto ou serviço que você está oferecendo.

Não se esqueça de sinalizar que, no Instagram, para abrir um link nos Stories é preciso arrastar a tela para cima para abrir o navegador. Porém, o recurso de link está disponível apenas para perfis verificados com mais de 10 mil seguidores.

 

6) Faça transmissões ao vivo

 

Utilize o recurso quando algo relevante realmente acontecer. Não faça transmissões ao vivo a todo momento, mas quando houver algo que possa despertar o interesse do público, é a vez de utilizar o recurso.

O vídeo gravado durante uma transmissão também fica disponível durante 24 horas. Assim como os outros Stories, você também pode destacá-lo no seu perfil.

Considerando estas dicas, você garante publicações de qualidade e interação frequente com os seus seguidores do Instagram.

Quer saber mais sobre gestão de redes sociais? Entre em contato abaixo!