O trabalho de uma agência de comunicação é feito, basicamente, em grupo. Planejamento, curadoria e produção de conteúdo, clipping de notícias, criação de artes gráficas, entre outras atividades diárias. Então, como fica esse trabalho e contato durante o isolamento? Como fazer marketing na quarentena?

Entramos em isolamento dia 16/03 e toda nossa estrutura de pessoal passou a operar em home-office. Graças a tecnologia, nossas rotinas e atividades foram mantidas com o mesmo entusiasmo de sempre, assim como o nosso contato diário.

Calls e WhatsApp são as ferramentas mais utilizadas no momento, seja para reuniões de planejamento, aprovações de materiais e artes gráficas, assim como o contato diário com clientes. A adaptação foi rápida e surtiu bons efeitos logo na primeira semana.

Algumas atividades, como calls, já eram frequentes na agência. O que mudou, então, foi o formato de contato entre as equipes já que há um alinhamento para as atividades. Por isso, todas as segundas-feiras pela manhã há uma reunião de equipe. Durante o dia, mantemos contato por mensagens de áudio ou ligações para assuntos mais complexos. Nas sextas-feiras fazemos um fechamento para alinhar os status de cada atividade, além de comentar os principais resultados.

 

Interação com o cliente

 

A tecnologia continua sendo uma grande aliada no relacionamento com o cliente, que continua diariamente por meio de calls, chamadas de vídeo, mensagens de áudio e grupos no WhatsApp, que facilitam a solicitação de demandas e demais atividades já programadas.

Briefings e reuniões de alinhamento para apresentação de resultados continuam acontecendo quinzenalmente ou sempre que houver necessidade de mostrar algo expressivo.

As entregas do dia a dia estão cada vez mais organizadas, assim como a distribuição de tarefas e senso de responsabilidade de todos.

Desta forma, estratégias de marketing na quarentena foram mantidas e novas oportunidades criadas.

 

Resultados de marketing na quarentena

 

Até o momento, com mais de 30 dias de isolamento, notamos que os resultados na mídia aumentaram e a demanda por alguns segmentos também cresceu – principalmente a busca de fontes para reportagens da imprensa.

 

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Com todos os clientes em home-office, conteúdos pensados para vídeos em redes sociais também tiveram crescimento e se tornaram uma preferência na hora de comunicar um posicionamento das marcas nessas mídias, ou seja, novos formatos de marketing na quarentena ganharam destaque. Os resultados já podem ser vistos nos números de interações e engajamento dos seguidores.

 

Na imprensa, resultados são frequentes e já ultrapassam os meses de fevereiro e março. O compromisso da maioria dos clientes é manter seus negócios em pleno funcionamento e colaborar para levar informações relevantes.

 

Abaixo, compartilhamos alguns resultados conquistados na imprensa entre março e abril:

 

Segmento jurídico

 

Portal UOL sobre direitos do trabalho home-office

Folha de S. Paulo e o afastamento do grupo de risco

Varejo e economia

Rádio CBN e o manifesto sobre a crise

Jornal O Globo e as medidas preventivas contra a COVID-19 no varejo

 

Durante a crise, nosso papel como agência, é de apoiar clientes e empresas parceiras, para que possam ter um desempenho positivo e construtivo na sociedade. Alinhamento, posicionamento, responsabilidade social e proatividade são fatores vivenciados diariamente por nossa equipe e clientes.

 

Como você está fazendo marketing na quarentena?

 

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