Hoje vamos falar sobre marketing para fotógrafos e quais são as principais estratégias de comunicação para se aplicar no seu trabalho ou na sua marca. 

Decidimos trazer este assunto, pois o mercado de fotografia é amplo e abrange diversos segmentos, como fotografia newborn, bebês, gestantes, casamentos, gastronomia, eventos, moda, etc. Há uma infinidade de atuações para a fotografia.

E é justamente por isso que se destacar na concorrência se torna cada vez mais difícil fazer marketing para fotografia é fundamental. O que você tem feito para divulgar o seu trabalho? E com qual frequência? 

Vamos te ajudar com algumas dicas que vão lhe fazer pensar, melhorar o que você já possui ou ainda começar do zero. Vamos lá?

 

Site para fotógrafos

 

Para você ser visto e apresentar seu portfólio, nada melhor do que ter um site para expor todo o potencial do seu trabalho. Afinal, se o seu objetivo é fazer um bom marketing para fotografia, aqui está o primeiro passo. 

Seu cartão de visitas é o seu site e sem ele não tem negócio. Você estará fora do Google e isso é uma péssima escolha.

Por isso, antes de qualquer coisa, construa sua base de informações. Ela deve ser própria e não deve depender de uma outra empresa, como o Facebook que apenas lhe concede um espaço que, na real, pertence a eles.

Seu site é um espaço único para o seu negócio. Responsivo e que funcione bem em celular são características que devem constar no seu projeto.

 

Blog

 

 Já que estamos falando de site, vamos ao blog. Um blog para fotógrafos é uma excelente maneira para produzir conteúdo e distribuí-lo. 

Produzir um conteúdo exclusivo, compartilhar suas experiências, projetos e cases são ótimas maneiras de registrar o seu trabalho. Além disso, você consegue investir no relacionamento com o cliente e dar dicas para quem está buscando serviços de fotografia. 

O blog também vai te ajudar a compartilhar conteúdos em outras plataformas, como as redes sociais. Além disso, é uma ótima ferramentas para SEO (busca orgânica) e para campanhas de links patrocinados. 

 

Redes sociais para fotógrafos

 

Destinada ao compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram é sem dúvida a rede social mais indicada para fotógrafos.

Com diversos recursos para edição e animação de fotos, além dos vídeos, o Instagram é uma das mais populares entre os profissionais do setor. 

Com recursos de stories, destaques, links para o seu site e diversos formatos de postar uma imagem, o Instagram não pode faltar na sua lista na hora de pensar em marketing para fotógrafos. 

Uma dica que podemos dar é que o Instagram é uma rede social que você conseguirá humanizar o seu trabalho como fotógrafo. Produzir conteúdo de bastidores e fazer vídeos com dicas do seu trabalho, por exemplo, são boas alternativas. 

 

Facebook e gerenciador de negócios

 

 Poderíamos resumir tudo em um único tópico sobre redes sociais. Mas, decidimos separar, pois o Facebook vai além de uma página corporativa para sua marca. 

Ao ter uma fanpage para divulgar o seu trabalho, vinculada ao seu perfil pessoal, você consegue também criar uma conta de anúncios no gerenciador de negócios da plataforma.

Parece complicado? Mas na prática não é. Você tem tudo o que precisa para promover suas campanhas em um só lugar.

Com o gerenciador de negócios você consegue criar campanhas publicitárias e impactar pessoas de maneira muito mais assertiva. O Facebook lhe oferece uma segmentação de público muito detalhada. 

Se você quer criar uma campanha para atrair pessoas que estão no seu bairro, você tem filtros específicos para isso. Se quer atingir gestantes ou pessoas que tiveram filhos a pouco tempo você também consegue. 

O mais interessante do gerenciador de negócios é que você consegue escolher as plataformas onde veiculará as suas campanhas. Isso se estende para o Instagram Feed, Instagram Stories, Messenger do Facebook, entre outros.

Portanto, mais que ter uma fanpage com todas as configurações corretas e conteúdo de qualidade, você também tem uma plataforma completa para te ajudar em campanhas digitais. 

 

Assessoria de imprensa para fotógrafos

 

Ter seu trabalho reconhecido na minha, ganhar nome e reputação são alguns dos objetivos da assessoria de imprensa.

Por meio do relacionamento com a mídia você pode ter o seu trabalho como fotógrafo divulgado espontaneamente em reportagens, matérias, galerias de imagens, etc.

 

Assessoria de imprensa para fotógrafos

 

Cliente Roni Sanches na Revista Quem

 

É a assessoria de imprensa também que tem desempenhado funções de relacionamento com influenciadores, elaborando estratégias e parcerias certeiras para tornar o trabalho de fotógrafos mais conhecido – inclusive no meio das celebridades. 

 

Veja aqui um case de sucesso em assessoria de imprensa com o fotógrafo Roni Sanches

 

E-mail Marketing

 

Parece batido, mas não é. Ter campanhas de e-mail marketing para clientes, ex-clientes e interessados que já fizeram contato com você, é uma maneira de promover o seu negócio.

Lembre-se que para ter efetividade, suas campanhas devem ter uma frequência e um propósito. De nada adianta você disparar e-mails diários se não há um objetivo definido.

Também é valido checar as plataformas que você utilizará. Dê preferência por aquelas que entregam métricas de taxas de abertura, horários, rejeição, etc. 

No mercado você encontra diversas opções, como MailChimpDinamizeLocaweb. E se você não conhece, já existe o E-mail Metrics, uma ferramenta que monitora e-mails marketing de diversas empresas para te apresentar dados de como seus concorrentes estão utilizando o e-mail marketing.

 

Google Adwords para fotógrafos

 

Quem está buscando um fotógrafo para registrar alguma fase da vida com certeza vai utilizar o Google para encontrar.

Por isso, ter no seu planejamento de marketing para fotógrafos ações de links patrocinados são essenciais. 

O link patrocinado nada mais é do que a compra e palavras-chaves no Google. Assim, quando um possível cliente faz a busca por esta palavra seu anúncio aparecerá para ele. 

Os links patrocinados do Google são uma das maneiras mais assertivas de captação de clientes, uma vez que o consumidor está certo da busca que deseja fazer. Aparecer para eles é sua missão na hora de escolher as palavras-chaves corretas. 

 

WhatsApp Business

 

Quantas vezes você retornou ao cliente e não conseguiu falar? E quantas vezes você encaminhou um WhatsApp e ele retornou assim que possível? 

Nem sempre o telefone ou o e-mail são as melhores formas de fazer contato. Ter velocidade no atendimento pode determinar o fechamento de um ensaio, já pensou nisso?

Além disso, o WhatsApp também cria uma comunicação mais próxima com o seu cliente e pode ser uma maneira de fazer promoções. 

Mais que do que ser uma ferramenta que facilita a velocidade da comunicação, o WhatsApp Business por ser um complemento no marketing para fotógrafos!

 

Quer saber mais sobre marketing para fotógrafos? Entre em contato conosco!

 

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