Mídia orgânica e mídia paga: Qual a diferença?
Mídia orgânica e mídia paga, você sabe qual é a principal diferença entre as duas? Muitas pessoas confundem e não sabem achar as diferenças, mas elas existem e, independente dos seus propósitos, fazem parte de um escopo de estratégias de marketing. Para entender melhor, veja a seguir as principais informações sobre cada uma delas.
Sendo no ambiente online ou off-line, mídias orgânicas e pagas se adequam nas duas situações. Afinal, cada negócio tem um objetivo e uma persona no mercado, o que faz com que a comunicação seja necessária e dirigida para atingir os resultados esperados.
Quando falamos em atrair clientes no ambiente digital, mídia orgânica e mídia paga podem se complementar. Abaixo, veja a diferença e como colocar em prática essas estratégias para alcançar mais relevância e clientes:
Leia a seguir:
- O que é mídia paga e orgânica?
- Mídia paga X mídia orgânica: Qual é a diferença?
- Quais são as vantagens de investir nessas mídias?
- Qual é a melhor opção?
O que é mídia orgânica?
A mídia paga é quando você compra um espaço publicitário em um canal de mídia, que pode ser um site, blog ou mesmo dentro de uma rede social. Trata-se de anúncios ou publiposts, que só vão aparecer para possíveis clientes quando você investir verba e tempo determinado para essa exposição.
Para cada campanha, há um objetivo e uma estratégia pode variar de acordo com os resultados que você deseja atingir. Isso depende do tempo disponível para atingir esses resultados e quanto de dinheiro será investido.
Quando falamos de uma campanha patrocinada em redes sociais, por exemplo, quanto mais verba disponível, mais pessoas num curto espaço de tempo você consegue atingir.
No entanto, quando falamos de mídia orgânica, nos referimos a tudo aquilo que é espontâneo. Uma notícia positiva na imprensa ou um post na rede social que menciona a sua marca são bons exemplos. Essas mídias estão totalmente relacionadas à criação de conteúdos, que geram valor e entregam algo de útil a quem está consumindo a informação.
Entre as vantagens da mídia orgânica estão a credibilidade e a autoridade, que são passadas sem incentivo publicitário.
Sendo assim, quando um consumidor faz uma pesquisa no Google e o seu conteúdo está bem posicionado, por meio de uma matéria na imprensa, por exemplo, ele acessa esse material de forma natural, por interesse e curiosidade sem que você tenha que pagar nada para estar ali.
Mídia paga X Mídia orgânica: Qual é a diferença?
Inicialmente, os objetivos da mídia paga e orgânica são similares, que é atingir um grande número de pessoas e consequentemente converter em vendas. O que muda é que a mídia paga pode te trazer resultados imediatos, pois basta dispor de investimento financeiro.
Já a mídia orgânica leva mais tempo para atingir resultados, porém, são esses resultados que chamamos de médio e longo prazo. Eles podem levar mais tempo para serem atingidos, mas não tem prazo de validade. Além disso, o impacto orgânico é mais positivo quando comparado ao pago, pois traz autoridade.
Independente das suas escolhas, nos dois casos você precisa contar com um planejamento estratégico e saber quem você deseja atingir. Analisar métricas depois de realizar as ações é essencial para definir seus futuros investimentos.
Quais são as vantagens de investir nessas mídias?
Ambas as mídias oferecem vantagens para o seu negócio. Afinal, alcançam novos clientes e ajudam a gerar vendas e, consequentemente, aumentam o lucro da sua empresa. Veja a seguir as vantagens que a mídia paga e a orgânica podem oferecer para o seu negócio:
Mídia paga
Essa mídia é importante e vantajosa, pois oferece resultados positivos a curto prazo. Sendo assim, se você precisa urgentemente de conquistar novas vendas o mais rápido possível, essa opção é a mais ideal para você nesse momento.
Além disso, para campanhas em redes sociais, por exemplo, ela oferece relatórios mais precisos e você pode fazer o acompanhamento de cada dado em tempo real.
Você também consegue entender o comportamento do seu público e as preferências de conteúdos, ou seja, é um investimento mais tangível, pois te oferece diversas maneiras de acompanhar resultados, como tags, analytics, cliques, visualizações, entre outras métricas.
Mídia orgânica
A mídia orgânica é vantajosa porque você não precisa fazer um pagamento para ocupar um espaço no Google, você pode conseguir por meio da criação de um blog, investindo tempo em criação de conteúdo,entendendo sobre tendências de busca orgânica e palavras-chaves.
Por meio dessa mídia você consegue ter diversas vantagens, como aumentar a credibilidade da sua empresa e também a reputação. Outra vantagem é poder usar as redes sociais para compartilhar o que está acontecendo no seu blog e, assim, aumentar o tráfego para o seu site.
É ainda uma ótima forma de fidelizar os seus clientes e ter mais engajamento com o seu público. Você atrai de forma espontânea, de acordo com o que o consumidor está buscando, mas para isso acontecer, é preciso ter qualidade nas suas entregas também.
Qual é a melhor opção?
As duas são boas opções, mas para colocar em prática, é importante levar em conta sempre os objetivos do negócio, entender onde a sua persona está e o que ela consome, pois é necessário, em caso de campanhas patrocinadas, escolher as mídias mais adequadas.
No entanto, saiba que investir em mídia orgânica sempre é uma ótima opção a longo prazo, independente do mercado que a empresa esteja atuando.
E se você tiver alguma dúvida sobre mídia paga x mídia orgânica, entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos o seu contato.