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29 julho, 2022

O que é prova social: Como conquistar para o seu negócio?

29 julho, 2022

O que é prova social? Essa é uma estratégia importante para as empresas e marcas que buscam ter autoridade, uma boa imagem e reconhecimento no mercado de atuação. Sendo assim, veja a seguir neste artigo o que é prova social, porque é importante, como aplicar e como aumentar a autoridade e reconhecimento do seu negócio.

 

É muito comum comprarmos itens que vemos outras pessoas usando e testando, não é mesmo? No livro “As armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, você encontra algumas afirmações de que “vemos um comportamento como mais correto em uma determinada situação na medida em que vemos outros realizando-o”.

 

Desse modo, quando não temos certeza de qual ação tomar ou qual produto comprar, levamos em consideração que as pessoas ao nosso redor possuem mais conhecimento do que deve ser feito. Ou seja, de qual produto ou serviço devemos comprar.

 

Afinal, levamos em conta o que as outras pessoas ou especialistas afirmam por achar que estes possuem mais conhecimentos do que nós. Pensando nisso, foi criado a prova social, que é uma estratégia relevante para o marketing e visibilidade das empresas.

 

Saiba o que é prova social, como pode ser usada e principalmente, confira dicas para que a sua marca alcance um bom reconhecimento no mercado de atuação.

 

Veja a seguir nesse artigo:

 

  • O que é prova social?
  • Como a prova social funciona?
  • Tipos de prova social para usar na sua empresa
  • Porque a prova social é importante para o seu negócio?
  • Como aplicar a prova social no seu negócio?
  • Como aumentar a autoridade e reconhecimento da sua marca?

 

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O que é prova social?

Afinal, o que é prova social? Este é um fenômeno psicológico. Por meio deste, as pessoas passam a assumir ações de outras pessoas. O principal objetivo é passar um comportamento correto para determinada situação. Ou seja, já que muitas pessoas compram eu também vou comprar.

 

A prova social é muito utilizada como ferramenta de persuasão, com o objetivo de convencer um potencial cliente a fechar um negócio com você, seja por meio da compra de produtos ou prestação de serviços. Esta estratégia é totalmente baseada na influência social.

 

Vamos levar em conta um exemplo que vemos com muita frequência atualmente. Imagine que ao abrir o seu Instagram e entrar no perfil de cerca de 10 digitais influencers, você encontre propagandas sobre um remédio para crescimento do cabelo.

 

Se você está com o cabelo fraco e caindo, mas não sabe o que fazer, ao ver essas propagandas ou “publis”, como é chamado nesse mercado, certamente terá influência para comprar este produto. Afinal, muitas pessoas estão usando, principalmente as digitais influencers, não é mesmo?

 

Pois bem, este é um grande exemplo do que é a prova social. E como implementar no seu negócio? Continue nesse artigo e veja mais detalhes sobre essa estratégia.

 

Como a prova social funciona?

Agora que você já sabe o que é prova social, como isso funciona? A prova social atua como forma de convencimento. Afinal, ela é essencial para fazer com que um cliente feche uma compra com você.

 

Desse modo, quando falamos em prova social, é importante que todas as suas estratégias estejam alinhadas ao que o seu negócio oferece. Sendo assim, quando especialistas ou influenciadores digitais reconhecidos fazem a propaganda do seu produto, certamente isso chamará muito mais atenção do público.

 

De nada adianta você vender produtos de beleza e fazer uma parceria com um digital influencer fora do seu segmento. Não fará sentido para o seu produto e nem para o consumidor.

 

É importante que você apresente ao seu público feedbacks reais sobre o seu produto.

 

Qualquer pessoa contratada pela empresa falará bem do produto, uma vez que também passará pela experiência de prová-lo ou, ao menos, conhecê-lo melhor. Sendo assim, apresentar feedbacks de clientes reais pode aumentar a credibilidade da sua empresa.

 

Tipos de prova social para usar na sua empresa

A prova social é uma estratégia que pode ser usada de diversas formas. Separamos alguns tipos que você pode usar na sua empresa. Veja abaixo.

Cases de sucesso

Os cases de sucesso são “armas” poderosas para a prova social. É contar uma história de sucesso dos seus clientes, que realmente tiveram sucesso com o seu trabalho ou produto.

 

Esse é um relato com dados e quais produtos ou serviços você ofereceu ao seu cliente, para que ele conseguisse alcançar o que tanto desejou. Além disso, é uma forma de mostrar para as pessoas e futuros clientes, que as suas estratégias realmente funcionam.

 

Redes Sociais

As redes sociais também são ótimas aliadas para o processo de influência social. Por meio dela, os seus clientes podem deixar feedbacks e informar o que acharam dos seus produtos e serviços diretamente nos perfis.

Prova social nas redes sociais

Afinal, são clientes verdadeiros que estão de fato informando sobre o que acharam da sua empresa, atendimento e demais experiências.

 

 

Avaliação em plataformas

Ao pesquisar sobre a veracidade de uma empresa e a sua reputação, muitas pessoas decidem ir em algumas plataformas de avaliações como, por exemplo, o  Reclame Aqui.

 

Por lá é possível encontrar clientes que estão passando por problemas com a sua empresa e que precisam ser resolvidos.

 

Sendo assim, é um ótimo ambiente para os clientes que buscam saber a reputação da sua empresa. Então, estar atento a essas plataformas de avaliação é essencial e não deve ser ignorado.

 

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Porque esta estratégia é importante para o seu negócio?

Após entender o que é prova social, saiba que essa estratégia pode oferecer diversos benefícios e, principalmente, vantagens para a imagem da sua empresa. Desta forma, sua marca passa a ter:

 

  • Autoridade;
  • Transparência;
  • Conversões;
  • Aceitação e confiança do consumidor.

 

Como aplicar no seu negócio?

Sabemos que aplicar essa estratégia no seu negócio é algo essencial. Afinal, é por meio da prova social que você conseguirá passar aos seus futuros clientes uma imagem positiva. Para aplicar é importante:

 

  • Buscar a verificação nas redes sociais;
  • Incentivar depoimento de clientes;
  • Publicar os seus cases de sucesso;
  • Gerar notícias espontâneas para sua marca por meio da assessoria de imprensa;
  • Criar parcerias;
  • Ser honesto e transparente com seus clientes.

 

Como aumentar a autoridade e reconhecimento da sua marca?

Aumentar a autoridade e reconhecimento da sua marca é fundamental para se destacar no mercado e também da concorrência. Agora que você já sabe o que é prova social, como aplicar e quais benefícios oferece, é importante levar para a sua empresa.

 

A Agência Contatto pode te ajudar a ter mais visibilidade no mercado de atuação, na implementação de provas sociais e criar estratégias para aumentar a autoridade da sua empresa. Entre em contato pelo formulário abaixo, que responderemos em 24 horas.