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O que faz um social media no mundo contemporâneo totalmente conectado? Qual sua função profissional e qual sua importância dentro das empresas?

 

Para se ter uma ideia, a última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o Brasil possuía mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet nos últimos três anos. O número equivale a quase 65% da população com mais de 10 anos.

 

E são estas pessoas que consomem o que você vende. Por isso, o social media tem um papel essencial na comunicação da sua empresa.

 

Com a evolução tecnológica neste período, o percentual destes usuários deve estar muito maior e isso revela a importância desta profissão hoje e nos próximos anos.

 

Vamos a prática!

 

O que faz um social media?

 

O social media é uma profissão nova que ainda gera muitas dúvidas sobre o seu papel, mas que hoje é essencial. Um social media, geralmente formado em Jornalismo, Marketingou Publicidade e Propaganda, exerce inúmeras funções no que diz respeito às redes sociais de uma marca.

 

O social media é o profissional que planeja, cria conteúdos, artes, GIFs, vídeos e interage com o público da sua empresa, criando relacionamento e promovendo positivamente o seu negócio.

 

As mídias sociais são as plataformas que o social media trabalha, pois assim como dissemos, são apenas plataformas de comunicação que precisam de alguém para operá-las. É aí, que entra o social media. Sem ele não há nada, nem conteúdo e nem interação.

 

É ele quem planeja e cria estratégias de comunicação para sua marca. Afinal, as mídias sociais da sua empresa andariam sozinhas sem alguém para ativar tudo? Certamente que não. O social media é peça fundamental para sua marca – seja um profissional ou uma agência com equipe especializada.

 

Além de criar, é esse profissional quem define o melhor momento para publicar conteúdo, monitorar menções à sua marca e reações as publicações, assim como medir os resultados. É ele que também é responsável por acompanhar tendências, ganchos quentes e memes, que são verdadeiras oportunidades de gerar engajamento com o público.

 

Acho que já deu para notar que o social media é muito mais do que navegar pelo Facebook, Instagram e Linkedin, certo? Não é um sujeito que mexe com internet e nem o que faz a arte, mas o que pensa estrategicamente em como se relacionar com o seu público e cativá-lo.

 

Ferramentas de trabalho do social media

 

Quem pensa que o social media depende apenas de uma mente criativa para trabalhar está enganado. A função exige análise de dados, realização de testes para conhecer o público-alvo e elaboração de relatórios que auxiliam na função.

 

Os dados são avaliados com base em ferramentas que mostram o perfil do público que está acessando as redes, faixa etária, posição geográfica, sexo, interesses, hábitos de compra, etc. Além disso, é possível mensurar resultados, planejar trabalhar em cima de geração de leads, realizar testes para verificar qual o conteúdo mais interessante, monitorar o comportamento do público nas redes e ainda criar diversos tipos de campanhas.

 

O social mediadesenvolve postagens patrocinadas, planeja conteúdo orgânico e identifica qual é o melhor jeito de compartilhar ideias e fatos com os internautas.

 

Para fazer tudo isso, o social media deve contar com ferramentas que lhe deem suporte para realizar:

 

  •  Curadoria de conteúdo
  •  Análise de concorrência
  •  Monitoramento de menções a marca
  •  Conteúdo visual, gráficos, artes, GIFs, vídeos
  •  Agendamento de postagens
  •  Relatórios e métricas de resultados

 

Algumas ferramentas disponíveis do mercado contam com boa parte destas funções. Mas, mais uma vez, é preciso saber operacionalizar tudo para ter um trabalho profissional.

 

Entenda mais por que contratar um especialista em redes sociais

 

Principais redes sociais

 

Quando pensamos no trabalho do social media, imaginamos conteúdo sendo criado para o Facebook ou Instagram. Contudo, diversas outras redes sociais são utilizadas e merecem atenção. Selecionamos algumas abaixo, veja:

 

Facebook

 

Estão mais de 2 bilhões de usuários, sendo 130 milhões de brasileiros acessando a rede, que ainda é a maior no país.

 

WhatsApp

 

O WhatsApp já está bem perto de ultrapassar a rede social, pois conta com 120 milhões de usuários no país. O social mediatambém é responsável por criar conteúdo para essa rede, respeitando as diretrizes de envios de comunicados em massa.

 

YouTube

 

Após um crescimento de mais de 58%, o YouTube conta com aproximadamente 98 milhões de usuários no Brasil. Portanto, a produção de conteúdo voltado a esta rede é essencial no sucesso das campanhas elaboradas por uma agência de marketing digital.

 

Instagram

 

O Instagram, que inclusive foi citado numa pesquisa da Social Media Trends 2018, como a rede social preferida de 47% dos brasileiros, superando o Facebook, é preferência nacional e sua usabilidade é incomparável. É nesta rede em que GIFs, enquetes e stories fazem sucesso, e a interação ainda é maior e mais efetiva.

 

Twitter

 

Em seguida está o Twitter, seguido pelo LinkedIn, que é mais voltado para conteúdo profissional, com 29 milhões de brasileiros acessando. É importante utilizar o canal como ferramenta de marketing e divulgação de ideias, para consolidar uma marca.

 

Pinterest, Google+, Messenger e Snapchat também estão na lista e na mira de alguns profissionais que atuam comosocial mediae não querem perder possíveis clientes ou consumidores para as marcas com as quais trabalham.

 

Se você está em busca de mais informações sobre social media ou agência especializada em rede sociais, entre em contato pelo formulário abaixo:

 

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