Produção de conteúdo para redes sociais vai muito além de ter uma grande sacada e fazer publicações criativas, com o objetivo de criar uma postagem viral.

Para que o conteúdo produzido para redes sociais seja eficiente, é preciso realizar um planejamento completo e detalhado. Além disso, é essencial que a empresa de comunicação esteja em afinidade com a marca da companhia para a qual o conteúdo está sendo criado.

Outro passo importante para que a produção de conteúdo para redes sociais seja eficaz é conhecer as particularidades de cada rede. Esse conhecimento inclui linguagem, tipo de mídia mais eficaz e, até mesmo, horários em que as postagens devem ser feitas.

Parece complicado, mas separamos para você um passo a passo que vai te ajudar a criar um planejamento eficiente para a produção de conteúdo para redes sociais. Confira:

 

Definição da persona da marca

 

Antes de tudo, é preciso definir a persona da marca. Esse é um dos passos mais importantes para a elaboração de uma estratégia, não somente para as redes sociais, mas para toda a comunicação e o marketing digital da empresa.

A persona da marca nada mais é do que uma representação do que poderia ser o cliente ideal de um determinado negócio, seja ele um produto ou serviço. Para chegar a essa definição, é preciso realizar um briefing sobre diversos aspectos dos clientes, como comportamento, preferências, consumo, etc.

A definição vai além de simplesmente definir um público-alvo. É preciso conhecer detalhes do interlocutor, para que as postagens nas redes sociais falem diretamente com o cliente que você está buscando conquistar para a empresa.

Por isso, antes de entender sobre produção de conteúdo para redes sociais, esteja atento a persona.

 

Planejamento de conteúdo

 

Após conhecer exatamente a persona da marca, o próximo passo é realizar um planejamento de conteúdo. A dica que damos é planejar a produção com base em um calendário mensal.

O planejamento auxilia na definição da melhor estratégia e do melhor conteúdo. Além disso, com a definição pronta, é possível flexibilizar o agendamento das postagens, aproveitar assuntos do momento para engajar público e não precisar se preocupar com o conteúdo do dia seguinte, pois já estará pré-definido.

O planejamento deve levar em consideração a sazonalidade do conteúdo. É preciso prestar atenção em datas comemorativas, acontecimentos previstos para ocorrer e estar de olho para encaixar postagens sobre atualidades e fatos recentes. Estar antenado é fundamental!

Além disso, registrar os bastidores da empresa nas redes sociais é uma maneira de gerar conexão com seus seguidores, trazer mais segurança para quem acompanha sua marca e apresentar detalhes do seu processo, por exemplo.

Após todo o planejamento estar pronto, basta conhecer as particularidades de cada rede e como o usuário se comporta por lá. Desta forma, sua produção de conteúdo para redes sociais terá uma “cara” única em cada canal.

 

Leia mais sobre gestão de redes sociais 

 

Produção de conteúdo para Facebook

 

O grande desafio de conteúdos para o Facebook é postar algo que gere curtidas, comentários e compartilhamentos. Estas são as principais formas de engajamento na rede social.

Especialistas apontam que o uso de citações, perguntas, dicas e conteúdos interativos são os campeões em engajamento no Facebook. Além disso, a rede social é o berço dos memes, portanto, esse tipo de publicação deve ser avaliada para não se perder oportunidades de engajamento.

Mais do que isso, o Facebook ainda é uma das redes sociais que possui grupos de discussões ativos e com grande participação. Sendo um grande aliado do planejamento estratégico para empresas.

E, para marcas que desejam criar campanhas patrocinadas nas redes sociais, é necessário possuir um gerenciador de negócios e uma conta de anúncios na rede social, pois por estas ferramentas que você terá liberdade para gerenciar a publicidade que desejar no Facebook, Instagram e Instagram Shopping.

 

Produção de conteúdo para Instagram

 

O Instagram definitivamente não é lugar para textão em legendas de foto. A rede social é ideal para vídeos criativos que não sejam muito longos, fotos e artes bem elaboradas.

Stories estão em alta no momento, com fotos, vídeos, textos, GIFs, adesivos e enquetes, além de recursos que são atualizados a todo momento e trazem muito engajamento com apenas um clique.

O reels é um dos recursos mais novos da rede e, também, traz um novo algoritmo, que amplia a entrega de conteúdos na plataforma. Não se esqueça ainda, que o Instagram é a rede social preferida na hora de realizar lives – um dos recursos que mais amadureceu nos últimos dois anos.

A rede social também está entre as preferidas de quem acompanha influenciadores digitais, portanto é recomendado realizar parcerias para alavancar o engajamento orgânico.

 

Produção de conteúdo para LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social com conteúdo mais denso e bem elaborado. Nesta rede, o conteúdo deve ser relevante e voltado ao mercado de trabalho. Portanto, piadas e conteúdos de cunho pessoal devem ser evitados.

Fotos e vídeos postados nesta rede devem estar relacionados a área profissional. Uma boa dica é publicar artigos sobre o seu setor, compartilhando experiências profissionais, premiações, bastidores da empresa, promoções de cargo, eventos, feiras, além de conteúdos sobre suas conquistas ou as da sua empresa, uma vez que o Linkedin permite ter um perfil pessoal e uma company page.

A rede demanda uma rotina mais estabelecida, portanto é recomendado escolher os dias da semana para liberar conteúdo. Deixar os textos prontos é um truque infalível contra imprevistos que possam te impedir de postar algo no dia em que se comprometeu.

 

Produção de conteúdo para blog

 

Os blogs também são a plataforma ideal para quem é fã de escrever bastante. A linguagem deve ser elaborada de acordo com a persona, ou seja, quem você quer que leia o seu post.

O melhor conteúdo para o blog deve atrair o interesse do leitor, com conteúdos atuais e relevantes. Para facilitar a leitura, insira imagens, tópicos e links internos que possam auxiliar o leitor a entender melhor o assunto abordado e ainda navegar pelo seu blog.

Não se esqueça de utilizar técnicas de SEO para que o seu artigo esteja entre os primeiros resultados mostrados pelo Google.

 

7 dicas para escrever artigos para o seu blog

 

Produção de conteúdo para YouTube

 

As estratégias de conteúdo para o YouTube variam muito de acordo com o tema abordado, a persona e o objetivo da publicação. Contudo, existem alguns tipos de vídeo que costumam fazer sucesso.

Abrir um produto (unboxing) no vídeo rende bastante acesso, assim como avaliações de produtos (reviews), tutoriais, listas e vlogs, que são vídeos de pessoas comentando assuntos cotidianos atuais.

Em todos os casos, é preciso prestar muita atenção no que está sendo dito nas redes sociais. Aproveitar um gancho é essencial para engajar público e passar sua mensagem da maneira mais criativa e atual possível!

Se você tem dúvidas sobre produção de conteúdo para redes sociais, deixe sua mensagem no formulário abaixo.

 

Free WordPress Themes, Free Android Games