Com a chegada da internet, infinitos textos são publicados a todo instante. Com isso, destacar-se acaba sendo uma tarefa cada vez mais desafiadora, mesmo que faça uma produção de conteúdo relevante para divulgar. Saber como escrever um artigo é o grande segredo para o sucesso do seu blog.

Ainda assim, o fato de ser uma tarefa desafiadora, não quer dizer que seja impossível. Para te ajudar a como se destacar, separamos para você sete dicas de como escrever um artigo infalível e ainda deixá-lo atraente para o público.

As estratégias vão muito além de ter um bom texto e falar sobre um assunto de grande importância. Está batendo a curiosidade? Então vamos às dicas!

 

1) Utilize listas no seu artigo

 

A primeira dica parece uma metalinguagem proposital, mas foi inevitável utilizar o recurso. Quando você precisar explicar um processo, ensinar um passo a passo, falar sobre vários aspectos de um tema ou diversos itens, faça uma lista.

Este artigo é um exemplo claro de como listas podem funcionar para organizar as informações que estão sendo transmitidas, além de deixar a leitura mais fácil e prazerosa. Desta maneira, cabe ao leitor, escolher se quer verificar todos os itens primeiro e depois ler os detalhes ou fazer uma leitura detalhada logo de início.

Na hora de escrever um artigo, é importante que você já deixe claro no título que o texto é em formato de lista. Muitos preferem esse modo de leitura por ser mais dinâmico e prático. Em tempos de smartphones e informações rápidas, estar neste formato pode ser mais fácil do leitor bater o olho e clicar mais ter mais detalhes.

Um exemplo de lista como formato do seu conteúdo é o artigo “5 motivos para investir em uma assessoria de imprensa”, publicado no blog da Agência Contatto. Veja como é simples e você ainda pode inserir uma imagem em cada tópico, por exemplo.

Outra forma de utilizar o recurso na hora de escrever um artigo é fazer um texto corrido e listar apenas itens de destaque, quando necessário. Você pode usar a estratégia mesmo quando os termos destacados dispensam explicações e a lista fica apenas com palavras, sem descrição, como neste exemplo: “Plano de Comunicação Empresarial: Aprenda a fazer”. Desta forma, a pausa na leitura para analisar os itens facilita a compreensão do texto e traz leveza.

 

2) Exemplos reais deixam seu artigo mais atraente

 

Nada melhor que uma leitura para estimular a imaginação. Ao escrever um artigo, saiba que o leitor vai imaginar muitas das coisas que você está descrevendo. Quando isso acontece, as chances de as informações não serem esquecidas são muito maiores.

Portanto, sempre que possível, conte uma história ou cite um exemplo real. Se você está falando sobre uma área em que você tem expertise, conte um case de sucesso e, por meio deste artigo, detalhe como funciona o seu trabalho e porque ele pode ser interessante para quem está lendo o seu texto.

Um exemplo dessa técnica é o artigo “Case de sucesso em assessoria de imprensa para produtos”. Neste caso, quem tiver interesse em conhecer o trabalho de uma assessoria de imprensa vai imaginar o que está sendo narrado. Além disso, poderá saber como tudo funciona na prática e quais são os resultados mensuráveis da ação.

Apesar de o exemplo citado ser para a área de comunicação, a técnica é válida para escrever um artigo sobre diversos temas. Quanto mais exemplos você citar sobre sua empresa, maior será o interesse de quem está lendo em conhecer o que você está mencionando.

 

3) Pesquisas trazem credibilidade ao seu texto

 

Você pode argumentar o quanto quiser sobre a relevância de um tema, serviço ou produto, mas o velho ditado já diz: contra fatos, não há argumentos! Portanto, sempre que possível, utilize pesquisas, dados de fontes oficiais e fatos recentes para fundamentar o seu artigo.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos, divulgado pela revista Science em março de 2018, a probabilidade de uma notícia falsa ser compartilhada na internet é até 70% maior do que a de uma notícia verdadeira. Por esse motivo, citar fontes confiáveis ao divulgar uma informação faz o leitor confiar em você.

Além de passar credibilidade sobre a informação que você está transmitindo, você também cativa o leitor. Na próxima vez em que o seu público precisar de uma informação sobre determinado assunto, você será uma das fontes confiáveis que ele vai buscar – seja no seu site, blog ou até mesmo na sua empresa.

Vamos a um exemplo prático… Imagine que você esteja falando sobre o mercado de e-commerce. Quando você diz que o setor “está crescendo muito nos últimos anos”, a informação é vaga e pode até parecer um “achismo”.

Sua tese ganha muito mais força quando você utiliza informações como argumento. Desta maneira: “Até o fim de 2017, a expectativa de faturamento do comércio eletrônico é de R$ 59,9 milhões, conforme previsto pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).”

Veja outro exemplo de como escrever um artigo aqui: Assessoria de imprensa para comércio eletrônico no blog da Agência Contatto.

 

4) Imagens deixam seu artigo mais atraente

 

Se você está escrevendo um artigo para um blog ou para o seu site, você deve deixar o layout atraente para “encaixar” o conteúdo. Algo que otimiza a aparência do texto é o uso correto de imagens para ilustrar ou acrescentar informações que você escreveu.

O uso de fotos ou ilustrações deve ser feito de forma estratégica: você não deve inserir imagens demais, a ponto de torná-las uma distração para o conteúdo, mas também não pode deixar um grande bloco de texto.

Veja um exemplo de texto curto, que demandou o uso de apenas uma imagem informativa: “Presskit: O que é e como usar na assessoria de imprensa”.

 

5) Estabeleça proximidade com o público

 

Conforme seu conteúdo for fidelizando o público, você vai notar que uma região terá mais leitura que outra. Seja pela localização do seu negócio ou pelo interesse em temas que você trata que possam atingir pessoas de um local específico.

Ao perceber de onde é seu público, procure falar um pouco mais sobre a região onde estão. Desta maneira, você fideliza os clientes que já acessam o seu blog e cria conteúdo relevante para motivá-los a ler suas publicações. Para ter mais precisão das informações, ferramentas de marketing digital podem ajudar você, como o Google Analytics. Cadastre o seu site e acompanhe para que, ao escrever um artigo, você tenha informações confiáveis para seguir.

Outro aspecto que pode fazer você escrever para pessoas de determinada região é ver se os termos que as pessoas buscam para chegar ao seu conteúdo incluem o nome de alguma cidade ou estado. Um exemplo de conteúdo direcionado para um local é “Assessoria de imprensa em Campinas”.

Outra forma de aproximar o leitor de seus conteúdos é descobrir do que ele gosta. Você pode criar pesquisas e disponibilizar em seu site, para saber quais são os assuntos preferidos ou pode usar como base os temas mais lidos do seu blog. De qualquer maneira, é essencial que você conheça o seu público.

COMO ESCREVER UM ARTIGO

6) Técnicas de SEO tornam seu artigo infalível

 

Após pensar em como deixar o conteúdo mais atrativo, é hora de fazer seu texto chegar ao maior número de pessoas possível. Nesta etapa do processo de escrever um artigo infalível, você deve pensar no SEO (Search Engine Optimization – Otimização de sites para motores de busca).

O SEO conta com diversas ferramentas para que o seu artigo tenha relevância também para os mecanismos de busca. Assim, quando alguém pesquisar por uma palavra-chave que você utilizou no seu texto, o conteúdo pode aparecer na primeira página do Google sem que você pague por isso.

Por tratar-se de um mecanismo mais complexo, fizemos um artigo específico sobre o assunto e como ele se relaciona com a comunicação. Clique aqui e confira.

Ainda ficou com algum questionamento? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no site SEO Brasil.

 

7) Interaja com seus leitores

 

Se você seguiu as dicas até aqui, seu conteúdo foi estrategicamente posicionado nos mecanismos de busca e você tem certeza de que o link chegará ao maior número de pessoas possível. Você também terá um artigo infalível e de qualidade. Agora, o que mais falta?

Ainda não acabou. Há mais algumas técnicas que você pode adotar para tornar o seu artigo mais atraente para o leitor. Outra dica importante é interagir com o seu público.

Um estudo recente feito pela eMarketer mostra que o Brasil é o país que mais utiliza redes sociais na América Latina, com 78,1 milhões de usuários mensais ativos em 2016. Isso indica que quem está na internet busca conteúdos com os quais é possível algum tipo de interação.

Faça votações, peça sugestões, pensem em conteúdos em vídeos, deixe um formulário para que seja preenchido com dúvidas e fácil acesso a mais informações. Se for o caso, crie um chat para ser respondido na hora, dependendo do seu tipo de negócio.

Veja o formulário que temos em nosso blog. Utilizamos como exemplo o artigo 10 modelos de conteúdo para o seu negócio. Todos os posts permitem que o leitor interaja conosco.

Tem alguma dúvida sobre um dos itens? Quer conhecer mais sobre o trabalho da Agência Contatto? Fale conosco pelo formulário:

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