*Por Talita Scotto

 

Foi minha primeira vez no RDSummit 2018 e já tinha ouvido muito sobre a fama do evento. “Sensacional”, “surpreendente” e “indispensável para quem é da área de marketing”. Confesso que fui sozinha, sem expectativas e não fantasiei, até porque antes de viajar rumo a Florianópolis foi preciso deixar a agência com todas as atividades adiantadas e equipe alinhada.

 

E por falar em equipe, este foi o meu primeiro arrependimento. Por que não levei eles?

 

Foi o primeiro pensamento que tive assim que o evento começou. Prometi ali, que em 2019 a ida de todos ao evento seria obrigatória. Pelo conhecimento, inovação, acesso a informações, tendências, além de tudo o que mais se viu e ouviu por lá na boca dos palestrantes: viver a experiência. Esta, de estar entre 11 mil pessoas com uma energia contagiante, é o tipo de motivação que não se consegue atingir no escritório.

 

A energia e o alto astral foram os pontos altos do evento. Para quem é mais detalhista como eu, o efeito “Disney” também foi outro ponto forte. Nada deu errado e nada atrasou. Pontualidade, organização, cuidado e respeito vi acontecer do começo ao fim – entre todos.

 

Foi uma injeção de motivação ver de perto aqueles que são referência de conteúdo na internet e que te inspiram diariamente com suas postagens, te recebendo e dando conselhos. Também foi inspirador conhecer pessoas novas de vários estados do Brasil, puxar assunto de maneira tão natural e não se sentir o tal “esquenta parede” de evento (viajar sozinha é sempre uma ótima maneira de subir uma casa no nível “cara de pau” ou se preferir no seu networking).

 

Mas vamos ao que interessa, foram 150 palestras simultâneas e torci para ter feito as melhores escolhas (não é fácil selecionar). Como diretora da Agência Contatto, optei por trilhas de conteúdo, gestão estratégica de agências, SEO e marketing e outros conceitos.

 

Do que vi no RDSummit 2018, deixo aqui algumas tendências dos conteúdos que assisti:

 

Humanização das marcas

 

Vi a sensibilidade presente em muitas palestras por lá e uma das provações do especialista em marketing digital Edney Souza, que mais me chamou atenção foi: “E se vocês acordassem um dia e não existisse mais influenciadores digitais, tendo apenas conteúdo de marcas? Vocês teriam o mesmo interesse pelas redes sociais?”. A resposta imediata foi não. Certamente.

 

Pessoas gostam de pessoas e querem ver pessoas. Neste contexto, o conteúdo deve ser mais “tocante”, compreendendo a dor das pessoas e procurando resolver seus problemas. Oferecer algo em troca, ser útil, ensinar e criar vínculos são maneiras de gerar engajamento. O que você pode oferecer ao seu cliente? Olhar para os microinfluenciadores pode ser mais assertivo pela maneira como se relacionam com o público.

 

Saiba mais sobre relacionamento com influenciadores

 

Inteligência artificial e desenvolvimento tecnológico

 

Você acredita que em 10 anos a distância entre Brasil e Japão pode ser percorrida em menos de 30 minutos? Foguetes e Hyperloop foram duas tendências apontadas pelo economista Ricardo Amorim. A transformação digital fará isso por nós e já esperamos pra ver, afinal o prazo já está correndo.

 

Martha Gabriel levou a inteligência artificial para o evento e destacou o trabalho de robôs e a substituição de pessoas por máquinas. No entanto, também exaltou os 3ES: Empatia, ética e emoção, se referindo as características únicas de nós, seres humanos.

 

Direto da NASA, Yvvone Cagle, trouxe uma palestra cheia de reflexão. Por mais que tenhamos robôs, a aprendizagem e a inspiração por aprender são sentimentos únicos do ser humano.

 

E-mail marketing

 

Anos atrás até cogitaram o seu desuso, mas não. Muita calma. Ele foi citado entre muitos palestrantes e é peça-chave do inbound marketing. No entanto, a mensagem principal é: bom-senso na hora da estratégia utilizada, na quantidade de e-mails enviados e nas mensagens muito persuasivas. Trabalhar a sua lista de maneira correta é essencial para o resultado ser melhor.

 

Gerando negócios no Linkedin

 

Estava quase negligenciando este tema no RDSummit. Mas se teve surpresa no evento, este assunto sem dúvida foi um deles. Cristiano Santos soube passar de forma prática dicas para serem aplicadas ali mesmo na palestra e ter um perfil campeão. Entre os destaques está a avaliação do Social Selling Index (SSI), que traz dados da sua influência dentro do Linkedin: https://www.linkedin.com/sales/ssi

 

Perfis acima de 60 pontos estão no caminho certo.

 

Vídeos para negócios

 

Temos cerca de 8 milhões de brasileiros com alguma deficiência auditiva. Logo, vídeos sem legendas não atendem a este público. A dica, que parece simples, foi dado pelo Camilo Coutinho, referência em produção de vídeos estratégicos. Este número foi algo que fez a galera pensar.

 

Com dicas práticas do começo ao fim, a palestra dele foi uma das que mais agradou. Entre os exemplos e as dicas, começar a gravar vídeos pelo Instagram stories foi uam delas. O desafio dele, inclusive, foi cumprido por quase 1 mil pessoas do RDSummit: gravar um vídeo e marcá-lo para receber um feedback. Fiz minha parte, pois descobri que não era a única com vergonha da câmera.

 

Além disso, Coutinho também comentou que muitas vezes o vídeo é só um vídeo, sem estratégia e planejamento. Pessoas e empresas tendem a fazer o “durante”, se esquecendo que o “antes”, que envolve pesquisa de palavras-chaves para o mercado e é fundamental para trazer resultados. Negligenciar etapas pode transformar marcas em um “depositube” de vídeos que ninguém vê.

Dicas-sobre-videos-camilo-coutinho

Testar, testar e testar

 

Conteúdo, campanhas digitais, inbound marketing, redes sociais: comparar as ações e medir resultados. Nenhum case apresentado era só uma arte bonitinha, algo “basiquinho” e que trouxe resultado rápido. Tudo, muito bem planejado, organizado e bem amarrado com processos. Fabio Ricotta, da Agência Mestre, foi um dos palestrantes que enfatizou a necessidade de comparar resultados, testar caminhos diferentes, redes sociais distintas para atingir resultados e ter um bom desempenho.

 

 

e-mail-marketing

 

Feira de negócios

 

Tem solução para tudo e o melhor é que tudo te traz uma forma eficaz de mensuração. Fiz questão de passar de estande em estande para tentar encontrar algo que pudesse ser aplicado aqui na agência.

 

O que mais chamou atenção foi a quantidade de empresas com tecnologias variadas para chatbotse soluções para inbound marketing.

 

Por aqui, adoramos a ideia de ter conteúdo transformado em áudio e já adotamos. Agora, todos os posts do blog da agência terão arquivo de áudio, que podem ser compartilhados por Whatsapp, newsletter ou mesmo subir para o spotify.

 

O RDSummit 2018 foi intenso, cheio de conteúdo e aprendizado. Foi uma maratona de palestras e correria entre uma sala e outra. Você sai de lá com ideias novas, soluções melhores, novas técnicas e ferramentas de marketing digital. A contribuição da Resultados Digitais para todo o ecossistema de marketing me faz ter a certeza que, em 2019, estarei no RDSummit novamente.

 

Sou Talita Scotto, diretora executiva da Agência Contatto, que é especializada em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão de redes sociais há 10 anos. Viajei em busca de conteúdo, tendências e soluções. Encontrei tudo.

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