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17 abril, 2023

Redes sociais para advogados, como ter sucesso?

17 abril, 2023

Redes sociais para advogados é uma estratégia de marketing jurídico para profissionais da área, que desejam mais visibilidade nos canais digitais. 

 

Como é de conhecimento, advogados e escritórios de advocacia não podem fazer propagandas diretas, que tenham como objetivo atrair clientes. No entanto, utilizar de conteúdos de valor e informativos são boas maneiras de gerar autoridade, percepção de marca e tornar profissionais e escritórios referências em suas áreas. 

 

Manter as redes sociais com recorrência de conteúdo, ter uma boa gestão e identidade visual, além de um calendário editorial planejado, exige conhecimento e disciplina. 

 

Desse modo, conheça mais detalhes de como fazer redes sociais para advogados e como ter resultados positivos. 

 

Leia a seguir:

 

  • O que é a gestão de redes sociais para advogados?
  • Como funciona a gestão das mídias sociais para profissionais da área jurídica?
  • Quais são as redes sociais apropriadas para os advogados?
  • Conte com uma agência para fazer a gestão de redes sociais para advogados

 

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O que são redes sociais para advogados?

As redes sociais para advogados tem como missão criar estratégias em diferentes canais, que podem ser Instagram, Linkedin, TikTok, entre outros, exclusivamente para promover conteúdo informativo e transmiti-lo para o público. 

 

Ao ter o apoio de uma agência, advogados e escritórios de advocacia estarão mais seguros quanto às boas práticas de marketing nas redes sociais. Essas práticas envolvem planejamento e didática, uma vez que promover publicidade é restrito, e as estratégias precisam ser focadas em: informação, conteúdo educativo e de opinião, além de originais. 

 

Além disso, é importante ressaltar que quando falamos de conteúdo é possível explorar diversos formatos, como: textos, fotos, vídeos, artigos, posts, legendas para redes sociais, etc.  Sendo assim, contar com as redes sociais de forma estratégica vai permitir alcançar o público correto e a visibilidade que deseja. 

Como funciona a gestão das mídias sociais para advogados?

A gestão de redes sociais para advogados está totalmente ligada a criação de conteúdos autênticos e a distribuição em plataformas, como Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube, etc. 

 

Uma vez que não se pode fazer publicidade para captação de clientes, o marketing jurídico pode atuar em outras frentes, como as redes sociais.  Entre as principais ações para um bom gerenciamento das mídias sociais é iniciar identificando personas, objetivos do advogado ou escritório, frequência dos conteúdos, etc.

 

Abaixo, entenda mais atividades que são feitas para a gestão de um Instragam jurídico:

 

  • Acompanhamento do volume de interações
  • Interação com o público, responder dúvidas e directs
  • Publicação de conteúdos ricos
  • Acompanhamento de resultados e métricas para a gestão das redes sociais;
  • Definição de linha editorial
  • Calendário editorial para publicação e agendamento de postagens

 

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Como ter sucesso nas suas redes sociais?

Ter sucesso nas redes sociais exige foco, disciplina e recorrência, principalmente no mercado jurídico. Investir em formatos variados de conteúdo são boas saídas para conquistar mais audiência. Desta forma, o advogado ou escritório de advocacia, terá mais criatividade para passar a informação.

 

Você pode considerar formatos, como:

 

  • Fotos e carrossel de imagens/conteúdo no feed
  • Produção de vídeos informativos, que trazem humanização para o perfil
  • Bastidores da rotina do escritório ou profissional
  • Stories com quiz, perguntas e respostas, etc
  • Lives no Instagram
  • Personalização da comunicação, sempre com logo do escritório ou profissional

 

Atualmente, é permitido impulsionar postagens do segmento jurídico nas redes sociais. Mas, vale lembrar, que é possível checar as regras da OAB diretamente no site deles. 

 

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Quais são as redes sociais apropriadas para os advogados?

É importante ressaltar que, nas redes sociais para advogados, não existe uma restrição sobre em qual mídia social atuar. O profissional tem liberdade de criar conteúdo, de acordo com o perfil do público que deseja atingir ou onde se identifica mais.

 

Desse modo, esses profissionais podem levar em conta o Instagram e o TikTok para a criação de conteúdos educativos, além do Linkedin, que tem um público voltado às relações de trabalho e no Facebook. 

 

Embora não sejam estratégias de redes sociais, escritórios de advocacia e advogados em carreira solo também têm apostado em assessoria de imprensa, que permite atingir os principais canais de informação, onde é possível ser porta-voz de reportagens em jornais, revistas, rádio, TV, além de sites e blogs. 

 

Leia mais sobre assessoria de imprensa para advogados 

 

Mas, afinal, por onde começar?

 

Você está com dificuldade para fazer uma boa gestão das suas redes sociais? Conte com profissionais especializados em redes sociais para advogados para ajudar você nesse processo de gerenciamento, criação de estratégias, planejamento e, principalmente, gestão de conteúdo e performance. 

 

Entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos para entender os seus objetivos.