Redes sociais para turismo: Como criar conteúdo de sucesso
Redes sociais para turismo ganharam ainda mais importância após a pandemia da covid-19, pois o setor foi um dos mais afetados com as restrições. Porém, com a retomada, o segmento de turismo é um dos que mais estão tendo demanda e crescimento.
Com potencial elevado, as empresas do setor podem explorar as redes sociais para se relacionar com clientes, divulgar produtos e serviços, promover suas campanhas, apresentar novidades, etc.
Com um forte apelo visual, as redes sociais para turismo têm um importante papel na jornada do cliente, pois os canais digitais são os favoritos na hora de fazer uma pesquisa sobre um destino, planejar uma viagem, buscar experiências e saber mais sobre a reputação de determinado destino.
Desta forma, da pequena pousada às companhias aéreas, traçar estratégias que posicionem essas marcas no digital garantem mais chances de visibilidade e relacionamento com os clientes.
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Pensando nisso, veja dicas de conteúdos e saiba a importância das redes sociais para turismo.
Leia a seguir:
- Quais são as redes sociais mais usadas para turismo?
- Por que usar as redes sociais para turismo?
- Como usar as redes sociais para turismo?
- Conte com ajuda de especialistas!
Quais são as redes sociais mais usadas para turismo?
Quando falamos em redes sociais para turismo, é importante ressaltar que o potencial visual é uma grande vantagem para as empresas. Por isso, antes de definir quais redes sociais você deseja estar presente é válido considerar sua persona e quais são seus objetivos.
A partir disso, é hora de elaborar como captar a atenção de potenciais clientes, gerando conteúdo de valor e que faça a diferença na jornada do turista, pois, cada rede social pode exigir um planejamento diferente, usando mais fotos ou vídeos, ou, ainda, até a criação de um vlog com uma produção mais elaborada.
Abaixo, separamos mais detalhes da dinâmica de cada rede social e o que pode ser mais indicado:
Facebook
O Facebook é uma rede social que oferece diversos formatos de conteúdos para divulgação, além de concentrar um gerenciador de negócios e de anúncios para promover sua empresa. Se você tem como objetivo criar campanhas patrocinadas, o Facebook é uma das redes sociais que traz uma segmentação ampla para definir públicos.
Instagram
Quando falamos em imagens, fotos e vídeos, o Instagram é uma das redes sociais que mais entrega recursos. Além de ser integrado ao gerenciador de negócios do Facebook, o que facilita a gestão de funcionalidades, o Instagram tem um perfil mais interativo, dinâmico e é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, com cerca de 122 milhões de usuários.
Pinterest
Essa é uma rede social focada na publicação de fotos e vem se destacando entre as mídias. Você pode fazer a publicação de diversos tipos de imagens, que podem ser únicas ou em carrossel, selecionando o seu tema de interesse.
A vantagem dessa rede é a liberdade de usá-la para gerar mais tráfego para outros canais digitais da empresa, como sites, blogs e Instagram, por exemplo. É também uma boa fonte de inspiração entre os usuários, portanto, qualidade fotográfica é a premissa do Pinterest.
TikTok
Como foco em vídeo, o TikTok é outra plataforma que tem como ponto forte o conteúdo de entretenimento. Por isso, o TikTok pode ser uma boa estratégia para promoção turística, pois é comum que vídeos deste nicho se tornem populares.
Com vídeos curtos, dinâmicos, criativos e com linguagem divertida, o TikTok é um aplicativo que, quando bem trabalhado, oferece uma ampla entrega para que clientes conheçam mais sobre pontos turísticos, descubram novos hotéis e pousadas, conheçam novos lugares e as experiências de outras pessoas.
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Por que usar as redes sociais para turismo?
As redes sociais para turismo oferecem diversas vantagens e podem potencializar os resultados nas suas conversões, na reputação e na visibilidade da sua marca, tornando-a mais conhecida.
Sendo assim, separamos os principais benefícios que você pode ter ao contar com uma estratégia digital:
- Conquista mais visibilidade e reputação;
- Aumenta a captação de leads e clientes;
- Envia mais tráfego para o site;
- Divulga a sua empresa e a promove por meio de campanhas;
- Cria um canal de comunicação direto com os clientes;
- Pode promover a empresa entre influenciadores e atingir novos clientes;
- Conhece os seus seguidores e tem o perfil dos possíveis clientes.
Como usar as redes sociais para turismo?
Visto que as redes sociais para turismo são boas estratégias para conquistar autoridade e reconhecimento para a sua marca, é importante ressaltar que você deve ter algumas boas práticas.
Abaixo, confira algumas sugestões:
1- Crie conteúdos de qualidade
Quando falamos na criação de conteúdos de qualidade, é preciso considerar consistência e estratégia. Além disso, pensar em formatos que gerem discussão, interação e que sanem dúvidas também pode ser parte do que você quer comunicar.
2- É importante manter consistência
Fazer postagem de forma constante é importante para fidelizar a sua audiência. Sendo assim, mais do que definir uma frequência de postagens, é pensar que é preciso gerar valor nos conteúdos para que sua entrega gere conexão com os seguidores.
Dessa forma, busque postar conteúdos respeitando qualidade, frequência e relacionamento.
3- Venda o que seu destino oferece
Quando falamos em redes sociais para turismo, é importante ressaltar que explorar a paisagem é mais do que ideal. Por isso, antes de “vender” apenas pacotes de viagens, hospedagens e promoções, pense nas experiências que o seu cliente encontra no local e foque em apresentar os diferenciais que a sua marca tem.
Sendo assim, você deve focar principalmente no que o seu cliente está buscando ao fazer turismo. Curtir mais as férias? Descansar num feriado prolongado? Conhecer novas culturas? Gastronomia?
Com essas e outras respostas, você conseguirá explorar o que há de melhor e mais atrativo no seu negócio, e transformá-lo em desejo do consumidor.
4- Tenha metas mensuráveis
Antes mesmo de criar metas, você deve saber o que o seu negócio busca ao investir em redes sociais para turismo. Após isso, é importante que você mensure e monitore os conteúdos. Afinal, saber o que está dando certo e engajando nas redes sociais é fundamental para ajudar a entender o seu público e, também, a criar novas estratégias.
Para que você consiga chegar ao seu objetivo é importante saber quais métricas avaliar, como: número de seguidores, engajamento nas postagens, quantidade de mensagens no direct, cliques em links externos, que possam levar para um fechamento de hospedagem, pacotes, etc, além de outras tantas opções de mensuração.
Quando você consegue mensurar resultados, se torna possível entender se você está tendo resultados positivos e se deve continuar neste caminho ou mudar as estratégias para alcançar novas metas.
5- Se relacione com a sua audiência
Para que você alcance sucesso nas suas redes sociais para turismo, é importante que você tente humanizar os seus perfis. Criar conteúdos e se relacionar com os seguidores, estimulando comentários, stories, caixinhas de perguntas, despertam interesse dos seguidores.
Esse relacionamento é importante para que você possa conquistar cada vez mais autoridade para o seu público e gerar confiança.
Conte com ajuda de um especialista!
Sabemos que montar estratégia para aumentar a visibilidade de uma marca nas redes sociais exige dedicação. Sendo assim, contar com profissionais preparados e especializados, que possam te orientar, é o mais recomendado.
Se você quer receber um diagnóstico da sua empresa nas redes sociais ou mais informações sobre redes sociais para turismo, entre em contato pelo formulário abaixo.