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18 outubro, 2022

Whatsapp comunidade: como usar na sua empresa?

18 outubro, 2022

WhatsApp comunidade, uma nova funcionalidade do aplicativo de mensagens mais famoso do Brasil, conta com novas ferramentas para ajudar as empresas na sua comunicação. Veja a seguir, se vale a pena ou não adotá-la no seu negócio. 

 

Muito em breve, o WhatsApp permitirá que o usuário crie comunidades para reunir até 10 “sub-grupos” com usuários interessados por assuntos em comum, num mesmo local. Os interessados passam a fazer parte de uma comunidade e podem escolher qual subgrupo desejam participar. 

 

Veja a seguir como o WhatsApp comunidade deve funcionar e entenda como seu negócio pode criar estratégias para utilizar o melhor das novas funcionalidades, que estão por vir:  

 

Descubra a seguir:

 

  • Como funcionará o Whatsapp comunidade?
  • Qual o objetivo dessa nova funcionalidade do Whatsapp?
  • Whatsapp comunidade é indicado para quais grupos?
  • Vale a pena para a sua empresa?

 

Como irá funcionar o Whatsapp comunidade?

WhatsApp comunidade é uma ferramenta que vem sendo criada pelo aplicativo com a finalidade de ajudar as pessoas ou negócios a propagarem informações, para usuários que têm interesse por assuntos semelhantes. 

 

Desta forma, os administradores poderão compartilhar informações para subgrupos que fazem parte da mesma comunidade. Como exemplo, o WhatsApp comunicou que a ferramenta será ideal para condomínios, escolas e empresas. 

 

Os administradores  terão mais poder para gerenciar informações, enviar avisos em massa e controlar subgrupos que os usuários estão entrando. Como toda comunidade, é necessário respeitar regras e não violar as suas diretrizes. 

 

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Qual o objetivo dessa funcionalidade do whatsapp?

O objetivo dessa nova funcionalidade é fazer com que administradores de um negócio, seja ele físico ou apenas que funcione no ambiente digital, consigam transmitir, disseminar e controlar informações que acharem importantes para os usuários daquela comunidade. 

 

A empresa explicou que o principal objetivo do WhatsApp comunidade é atender pequenos grupos que possuem o mesmo interesse. Para entender melhor, vamos levar em conta um exemplo prático. 

 

Vamos imaginar que uma empresa B2B possui diversas linhas de produtos e, também, uma vasta lista de clientes. A marca será administradora da sua comunidade a respeito de informações sobre lançamentos, serviços, descontos exclusivos ou quaisquer ações que deseja realizar para fidelizar e se comunicar com clientes. Ela poderá usar da nova funcionalidade para alcançar todos os seus consumidores com uma única mensagem.

 

Mesmo que os clientes comprem produtos diferentes, eles possuem interesse pela marca e podem participar da comunidade. Sendo assim, com apenas uma mensagem você pode informar um grande número de pessoas.

 

O whatsapp comunidade é indicado para quais grupos?

Como informado pela própria empresa, o WhatsApp comunidade será criado para atender grupos que possuem o mesmo interesse. Como divulgado pelo próprio aplicativo, serão permitidos as seguintes configurações:

 

  • As comunidades permitirão a criação de até 256 grupos
  • Encaminhamento de mensagens para até 2.560 contatos em uma única mensagem
  • Cada “subgrupo” poderá ter até 512 pessoas.

 

Entre os principais grupos indicados, podemos informar escolas dos mais diversos portes, empresas, moradores de um mesmo condomínio e bairro, escritórios de investimentos, infoprodutores, além de outros negócios que têm potencial de interação com seus clientes, etc. 

 

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Vale a pena para a sua empresa?

Sim, o WhatsApp comunidade é uma ferramenta que pode ser usada a favor das empresas, principalmente quando falamos em atingir um grande número de usuários. Além disso, é uma funcionalidade que otimiza o tempo das ações de marketing e comunicação com clientes. 

 

Com previsão de começar a funcionar no Brasil a partir de 2023, as marcas já podem pensar em como utilizar o recurso para o seu negócio, quais comunidades podem ser viáveis e, assim, propagar informações de forma estratégica para que o canal seja mais um facilitador no processo de funil de vendas e de fidelização de clientes. 

 

Entre as principais estratégias que uma empresa pode alcançar por essa ferramenta, são:

 

  • Entregar conteúdos exclusivos ou informações em primeira mão;
  • Propagar promoções e descontos apenas para um grupo específico;
  • Ser um canal de distribuição de informações sobre o negócio;
  • Fornecer oportunidades de parcerias para quem faz parte da comunidade;
  • Criar ações que podem ser redirecionadas para outros canais da empresa;

 

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Com vantagens competitivas, essa nova ferramenta será uma boa opção para as empresas que buscam atingir mais usuários de forma estratégica.

 

Se você tem dúvidas sobre o WhatsApp comunidades ou quer mais informações sobre redes sociais, entre em contato pelo formulário abaixo: