Saiba as vantagens de ter a marca da sua empresa divulgada num blog

*Por Talita Scotto

Quando um trabalho de assessoria de imprensa é iniciado pela marca, o alcance de público por meio do relacionamento com os jornalistas é amplo. Com o crescente uso da internet e das redes sociais, entra para a lista de tarefas da agência de comunicação o relacionamento com blogueiros – formadores de opinião fundamentais dentro de um planejamento de comunicação.

 

Blogueiros influenciam e formam a opinião de um público muito amplo e, muitas vezes, segmentado e de interesse para as marcas, pois transmitem suas experiências de maneira descontraída gerando uma relação de confiança com seus leitores.

 

Dessa forma, ter relacionamento com blogueiros e influenciadores nas redes sociais faz parte das estratégias de comunicação da assessoria de imprensa, que pode intermediar o caminho entre blogs e marcas.

 

Para marcas e empresas que buscam um relacionamento mais engajado, os blogs, desde que sejam sérios, são ótimas estratégias para o posicionamento no meio digital. Abaixo, confira algumas dicas que a Agência Contatto separou para iniciar o relacionamento com blogueiros:

 

Avalie o Blog:

 

Nem sempre ter 5 milhões de pageviews é o que dirá se vale a pena ou não iniciar o relacionamento com o blog. Antes de tudo é preciso avaliar se o público-alvo que acessa o blog é interessante para a marca.

 

Apresente-se:

 

Se o objetivo é iniciar o relacionamento com o blogueiro, apresentar a marca é o primeiro passo. Mas, antes disso, já tenha conhecimento sobre o autor e o perfil do blog para que a abordagem seja bem sucedida. Saber se o blog é ativo, qual a frequência de atualizações, se o profissional visita feiras e eventos, por exemplo, são bons caminhos para iniciar uma conversa.

 

Leia mais sobre como fazer marketing de influência 

Inicie o contato

 

Depois da apresentação inicial, envie um e-mail com mais informações sobre a marca, mas evite encaminhá-lo em massa junto com outros contatos. O ideal é fazer esse segundo contato de maneira direta e exclusiva com o canal, deixando com o blogueiro informações relevantes, fotos, etc.

 

Produtos

 

Sua empresa oferece produtos? Em caso positivo, é uma boa oportunidade de questionar se o blog aceita receber produtos na sua redação, se realiza testes e reviews para marcas e como funciona essa prática com ele. Antes de enviar qualquer produto, é importante saber que o blog não tem obrigação de publicar algum descritivo sobre a marca apenas porque recebeu o contato da empresa. Lembre-se: o espaço é do blogueiro.

 

Mantenha o relacionamento

 

Quando o relacionamento com o blogueiro e a marca está saudável é sempre bom mantê-lo e dar sequência para que a parceria possa ser em longo prazo. Por isso, a empresa sempre deve estar atenta ao canal para acompanhar o que é atualizado e, também, propor novas pautas.

 

Quando marca consegue estabelecer um relacionamento natural com o blogueiro os resultados podem trazer benefícios em diversas áreas, como: branding, SEO, autoridade, redes sociais, link building, relacionamento com clientes e, consequentemente, em vendas.

 

*Talita Scotto é jornalista e diretora de comunicação da Agência Contatto – www.agenciacontatto.com.br

 

Se você precisa de mais informações sobre relacionamento com blogueiros e influenciadores, entre em contato:

 

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