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O marketing de influência nada mais é do que o trabalho integrado entre uma agência de comunicação que trabalha para uma marca e pessoas que possuem perfis com muitos seguidores, ou seja, são influentes nas redes sociais.

 

Desta forma, o relacionamento com influenciadores é uma ferramenta essencial para o marketing. É por meio deste trabalho que produtos e serviços podem ficar conhecidos de forma rápida e eficiente, tendo mais notoriedade.

 

Um influenciador digital cativou a simpatia de determinado público e, quando aquela pessoa fala sobre o seu produto ou serviço, está associando credibilidade e alcance.

 

 

Aqui neste artigo, você vai encontrar:

1) Por que sua marca deve investir no relacionamento com influenciadores

2) Como encontrar influenciadores digitais

3) O que são influenciadores e micro influenciadores

4) Como criar e aplicar marketing de influência para sua marca

5) Como funciona o relacionamento com influenciadores

6) Principais formatos de negociação

 

Vamos começar?

 

1) Por que investir em relacionamento com influenciadores?

 

O marketing de influência é uma estratégia que já foi comprovada por meio de uma pesquisa do marketplace de influencers Tomoson. Segundo o levantamento, 51% dos profissionais que utilizam esse método afirmam que conseguem atrair clientes qualificados, que se tornam consumidores de determinada marca.

Além disso, o investimento pode trazer resultados que podem superar em seis vezes o valor inicial. Desta forma, ainda de acordo com a pesquisa, 82% de quem utilizou o método conseguiu resultados sólidos no que diz respeito às receitas.

O que a pesquisa mostra também pode ser observado nas redes: marketing de influência traz resultados reais. Os influenciadores possuem seguidores em determinados nichos. Quando uma empresa encontra o perfil ideal para a parceria, estará atingindo um grande número de possíveis clientes.

 

Número de visitas crescente no perfil, após ativação com influenciadores

 

2) Como encontrar influenciadores digitais

 

O grande desafio, que deve ser feito de forma planejada, é encontrar o influenciador ideal para o seu negócio. É possível investir em mais de um segmento, mas é possível que cada investimento seja feito de forma planejada.

Antes de mais nada, é preciso que você defina qual é a sua persona. Defina quais são os interesses de seus possíveis clientes, a linguagem que utilizam, a faixa etária em que se encontram, as principais características e buscas que estão mais propensos a fazer online.

O próximo passo é encontrar influenciadores que tenham como público-alvo o mesmo que o seu. Algumas características podem até ser diferentes, mas é essencial que a maioria dos critérios seja semelhante.

Para identificar esse público, é possível utilizar ferramentas online que permitem busca por palavras-chave. Agências de comunicação com expertise na área também possuem métodos únicos para encontrar o influenciador ideal.

 

3) Influenciadores ou micro influenciadores?

 

Os influenciadores são aqueles que possuem dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais. Na maioria das vezes, o público atingido é diverso e pode ser definido por poucas características, como YouTubers que falam com jovens, por exemplo.

Neste caso, o influenciador dialoga diretamente com diversos tipos de jovens, com os mais variados interesses. Portanto, se o seu negócio é mais específico, não compensa falar com um público aleatório, mas segmentar e obter resultados mais assertivos.

Os micro influenciadores são a opção ideal para quem possui um negócio específico. Neste caso, os perfis não são de internautas que dialogam com milhões de pessoas, mas aqueles que fazem parte da audiência são mais relevantes, por terem mais características em comum, além de estarem mais próximos do influenciador, podendo até mesmo haver um diálogo direto.

Você precisa falar com um grupo diverso ou específico de pessoas? A escolha entre um influenciador ou microinfluenciador deve ser feita com base nestes critérios, respectivamente.

 

4) Como criar e aplicar o marketing de influência na sua marca?

 

O passo a passo para criar e aplicar o marketing de influência em sua marca é simples: tenha um objetivo claro, conheça o seu público, faça a escolha certa do influenciador e planeje as ações sempre em conjunto, tanto com os influenciadores quanto com a agência de comunicação que está auxiliando neste processo.

 

5) Como funciona o relacionamento com influenciadores?

 

Você deve estar imaginando como é possível estabelecer um relacionamento com influenciadores. A questão é que não existe apenas uma fórmula de sucesso para essa relação.

Existem diversos métodos de relacionamento com influenciadores e, por isso, trouxemos os principais formatos de negociação ou mesmo de conteúdo. São eles:

 

– Permuta combinada

 

A permuta combinada ocorre quando você oferece um produto e/ou serviço para o influenciador em troca de divulgação, como uma menção a sua marca, a criação de uma stories com sua marca em destaque, etc.

 

– Envio de produtos

 

Neste caso, você envia produtos para o influenciador, mas a divulgação não é exatamente garantida. Ele (a) pode fazer vídeos de unboxing, desembalando o objeto enviado e mostrando ao público. O risco é que o “presente” pode ficar um bom tempo na caixa.

Você já notou o tal “recebidos”? Sua marca pode estar entre estes destaques.

 

Recebidos feito por influenciadores e menções a marca.

 

– Presskits

 

O presskit é um material mais completo, que inclui uma amostra de produto e materiais com informações sobre a sua marca. Pode ser um papel impresso, um pen-drive ou até mesmo um QR Code ou uma forma mais moderna de enviar informações.

 

Saiba como fazer um presskit aqui

– Parcerias pagas

 

Por fim, outra opção é realizar uma parceria paga. Neste caso, é combinado um valor com o influenciador para que ele faça uma propaganda do seu negócio, da forma que quiserem combinar.

 

– Convites para eventos e ativações

 

Você possui um local, como bares, restaurantes, salões de beleza, estética ou afins, e gostaria de fazer uma ativação com influenciadores?

Esta estratégia é utilizada para reunir influenciadores e micro influenciadores, apresentar o local e oferecer o que há de potencial para eles explorarem o local. Geralmente, esta estratégia pode ser feita com micro influenciadores.

 

Se você precisa de mais detalhes, entre em contato com a gente pelo formulário abaixo!

 

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