Você sabe o que significa imagem e reputação de um negócio? Como será que as pessoas enxergam a sua marca? Ou ainda, como será que sua marca impacta a vida dos consumidores? E, quem sabe, o que faz com que seu produto ou serviço seja escolhido pelo cliente invés do concorrente? Quando uma empresa possui uma boa imagem e reputação, estar entre os favoritos do consumidor é mais fácil.

Marcas como, Apple, Nike, Coca-Cola, Adidas, entre outras, são marcas que investem em assessoria de imprensa e conseguiram se consagrar entre os consumidores trazendo um nível de satisfação elevado. Mas, saiba que para atingir essa imagem e reputação, o caminho foi longo e a manutenção da marca é diária e permanente.

IMAGEM E REPUTAÇÃO

Para ficar mais claro, vamos falar primeiro do que é imagem e reputação, e como sua empresa pode iniciar um projeto para adotar esses dois conceitos:

 

Imagem: é um conceito pontual que o stakeholder, público estratégico da empresa, cria sobre a sua instituição. Por exemplo, quando um cliente usa, pela primeira vez, um dos serviços oferecidos, ele cria uma imagem de acordo com a experiência que teve…. Por isso, quando falamos de imagem abrangemos da criação ao atendimento da sua marca.

 

Reputação: é o conceito geral que a empresa conquista durante os anos e é formada por todas as imagens conquistadas com seu público. Quando sua empresa tem uma boa reputação é mais difícil ser abalada por boatos, crises de imagem, fofocas, etc.

Mesmo que estejam associadas e interligadas, imagem e reputação não são iguais. Na prática, fica mais fácil entender:

 

Suponhamos que sua empresa já tem uma boa reputação, mas acaba tratando um novo cliente de maneira grosseira, impedindo que ele tenha uma boa experiência com a sua marca. Neste momento, esse cliente pode falar mal sobre sua empresa no mercado, já que acabou de criar uma má imagem do local. Está mais fácil compreender que uma boa imagem de uma marca passa por todos que trabalham no negócio?

 

Por outro lado, você também vai perceber que uma empresa que não tenha uma reputação tão grande no mercado, pode vir a se destacar. Isso acontece devido a boas ações com seu público, bom atendimento e experiências novas. Assim como também é possível acompanhar tendências ou acontecimentos momentâneos para “surfar” no que está em alta e se destacar.

 

Com credibilidade conquistada ou não, sua empresa deve continuar cuidando da sua imagem e reputação enquanto estiver ativa. Conquistar o respeito do público é um trabalho que demanda um pouco mais de tempo, mas para perder é mais rápido do que se imagina. Por isso, é indicado que sua marca tenha, se atente que cuidar da imagem e reputação é uma tarefa multidisciplinar.

 

Se você tem uma empresa pequena, geralmente você mesmo será o encarregado de cuidar das estratégias de comunicação ou nomear alguns profissionais para isso. Caso sua empresa já seja de médio porte, é comum ter equipe de marketing ou ainda agências de comunicação e assessoria de imprensa para fazer essa tarefa.

De qualquer forma, separamos como cuidar da imagem e reputação da sua marca pode trazer bons resultados para o seu negócio:

  1. Quanto mais renomada, mais clientes

Sim, quanto mais visibilidade a empresa tiver e boas imagens atreladas a seu nome, maior é a chance de outros clientes procurarem pelos serviços oferecidos. Neste momento, as equipes destinadas pelo atendimento ao público devem estar treinadas para recepcionar bem quem está chegando e gerar uma boa experiência vivida na empresa.

Ou seja, não basta apenas um setor ficar engajado na meta, seu negócio deve agir como um todo e preparar todos os colaboradores, garantindo que clientes antigos e novos se sintam bem em negociar com a empresa.

  1. Servir como fonte para matérias especializadas

Os grandes veículos de comunicação estão sempre à procura de fontes especializadas em um assunto para garantir uma visão diferente ou uma opinião de quem está dentro do mercado. Porém, o repórter vai preferir ouvir a empresa ou o CEO de um negócio que tenha mais credibilidade e reputação no segmento.

Se a sua empresa ainda não é renomada ou passa por crises constantes, o veículo pode solicitar outra fonte com mais credibilidade ou que esteja com presença constante sendo autoridade no mercado.

Por isso, uma assessoria de imprensa pode ser uma boa estratégia para que sua empresa conquista imagem e reputação, assim como credibilidade e autoridade no seu segmento.

  1. Ser número 1 de vendas no mercado

Claro que todo o trabalho para formar uma boa imagem e reputação pode melhorar o retorno em vendas. Por exemplo, se um cliente vai comprar um produto oferecido por você e pelo concorrente, porém a credibilidade da sua empresa é muito maior do que a do outro, qual ele vai escolher?

Quando a imprensa, junto ao marketing da sua empresa, divulgar a qualidade do produto, do atendimento, da equipe e das propostas da organização, os clientes podem te eleger o número 1 em vendas no mercado, independente do preço, localização e quantidade de concorrentes.

Por esses e muitos outros motivos, a equipe inteira precisa estar preparada para lidar com qualquer crise que se instalar na empresa. Um ótimo atendimento ao cliente e a formação de uma boa imagem e reputação deve ser prioridade sempre.

Mesmo que as palavras imagem e reputação não sejam sinônimas, juntas, elas formam um ciclo: a instituição gera boas imagens – conquista uma boa reputação – continua gerando boas experiências – continua sendo referência no mercado.

Nós, da Agência Contatto, podemos ajudar sua empresa conquistar mais reputação e credibilidade no mercado. Faça contato com a gente!

 

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