Assessoria de imprensa B2B vs B2C, você sabe a diferença? O básico é começar entendendo que a assessoria de imprensa atua nos dois objetivos – falar com o consumidor final (B2C) e falar com outras empresas (B2B).

 

O que muda na hora da assessoria de imprensa B2B vs B2C é o público-alvo da sua comunicação e a estratégia que será utilizada para atingir este público. Ou seja, se você quer atingir uma outra empresa não faz sentido focar em uma publicação que fale direto com o consumidor final. E vice-versa.

 

Até aqui tudo bem, mas o que isso tudo quer dizer para o seu negócio? Vamos explicar com mais detalhes abaixo.

 

Assessoria de imprensa B2C

 

Se você observar os veículos de comunicação, tanto digitais como impressos, verá que 80% é dirigido para o consumidor final e se pautam por localidade, dados demográficos, gênero, idade, temática, etc.

 

Além disso, você também notará que são segmentados para diversos públicos – de publicações femininas a dicas de gastronomia para donas de casa. Desta forma, a assessoria de imprensa B2C tem mais opções de publicações na mídia e um amplo alcance nacional.

 

Por isso, prestadores de serviços, produtos e marcas que vendem diretamente para o consumidor final, possuem mais diversidade de canais para distribuir notícias. Mas, também, devem mapear estas mídias corretamente, para entender se o perfil do veículo de comunicação bate com o que a empresa tem a oferecer.

 

Por isso, ter mais canais de comunicação não é uma desvantagem entre assessoria de imprensa B2B vs B2C. O que muda é entender isso para definir a melhor estratégia de divulgação para o seu negócio.

 

Assessoria de imprensa B2B

 

Na hora de fazer assessoria de imprensa B2B, os veículos de comunicação são mais específicos e dirigidos por segmentos, como: indústrias, lojistas, fornecedores, tecnologia da informação, prestação de serviços, etc.

 

Neste caso, a estratégia de comunicação é focada em atingir exatamente onde está o tomador de decisão de compra – não que em B2C isso não aconteça (sim, acontece), mas em B2B a precisão é maior. Você ainda conta com publicações “ultra segmentadas”, como revistas de sindicatos, associações, instituições, conselhos de classe, organizações, etc.

 

Viu como a assessoria de imprensa B2B vs B2Catuam de maneiras similares, mas com objetivos particulares?

 

Assessoria de imprensa B2B

 

Foco na comunicação correta

 

Para assessoria de imprensa B2B, como público-alvo não é o consumidor tratado como indivíduo, mas sim como corporação, a mensagem a ser passada é diferente. A comunicação deve ser elaborada tendo em mente que são grupos de executivos que estão recebendo as informações.

 

Desta forma, as decisões de consumo são mais criteriosas e não emocionais. São baseadas em fatos, necessidades, números e solução.

 

Já a assessoria de imprensa B2C acontece de outra maneira, pois seu público-alvo tem a emoção e o impulso mais favoráveis que podem o levar a uma decisão de compra mais rápida.

 

Em ambas as comunicações, a assessoria de imprensa B2B vs B2C vai ser útil nas decisões de compras, pois muitos consumidores ainda levam em consideração a opinião da mídia, avaliações de amigos, comentários nas publicações, redes sociais, reviews de produtos e serviços, etc.

 

Sendo assim, a comunicação será mais um ponto a favor de empresas e consumidores finais.

 

Confira como fazer um plano de comunicação empresarial para B2B ou B2C

 

Resultados da assessoria B2B vs B2C

 

Quando a mensagem é passada de forma eficiente, tanto o consumidor individual quanto as empresas recebem exatamente o que precisam para saber se o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio é o ideal.

 

Muitas vezes um post no Facebook ou Instagram pode ter um efeito muito positivo na comunicação com o cliente, enquanto o Linkedin pode ser melhor para empresas. No quesito comunicação, cada empresa deve ter uma estratégia que melhor lhe caberá para seu produto ou serviço.

 

Desta forma, em ambos os casos é possível garantir que as informações sejam traduzidas em interação com o cliente, que pode resultar em mais vendas e receita para sua empresa!

 

Se você ainda tem dúvidas sobre assessoria de imprensa B2B vs B2C entre em contato pelo formulário abaixo!

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games