*Por Talita Scotto

Empresas, profissionais liberais, marcas, prestadores de serviços, ONGs, artistas, esportistas e personalidades públicas. O mercado de assessoria de imprensa é amplo, mas ainda é sinônimo de dúvida para muitos que desejam ter uma consultoria, no entanto, não compreendem como funciona o trabalho em sua totalidade.

 

Afinal, o que uma assessoria de imprensa faz e como ela pode ajudar micro, pequenas e médias empresas?

 

No linguajar popular, a assessoria de imprensa é responsável pelo relacionamento entre o assessorado e a mídia, ou seja, ela faz o “meio de campo” entre o cliente e os jornalistas que estão espalhados pelos veículos de comunicação da cidade, estado ou país em que o cliente deseja potencializar seu nome.

 

A grosso modo, a assessoria de imprensa também é responsável por divulgar marcas e empresas, a fim de torná-las conhecidas perante mídia e público.

 

Mais do que isso, o papel da assessoria de imprensa é:

 

– Cuidar da credibilidade da marca, da qualidade da exposição da empresa ou profissional liberal;

 

– Cuidar do seu relacionamento com a mídia;

 

– Fazer gestão de crise, assim como diagnosticar notícias e conteúdos que possam ser úteis para a imprensa;

 

– Estabelecer um relacionamento saudável com a mídia a fim de abastecê-la com notícias verídicas e novas;

 

– Informar jornalistas sobre eventos, pesquisas e estudos que contribuirão para a geração de notícias, etc.

 

Além disso, é a assessoria de imprensa que faz todo o atendimento aos jornalistas que estão interessados em saber mais sobre determinada marca ou serviço, fortalecendo a imagem do cliente e cuidado da sua visibilidade na imprensa, pois é por meio da mídia espontânea que se conquista credibilidade e destaque para a marca.

 

Vale frisar para qualquer interessado em ter uma assessoria de imprensa, que ela não é o departamento comercial da empresa e tão pouco será responsável por vender produtos e serviços.

 

É errado procurar uma assessoria de imprensa acreditando e responsabilizado-a pelo aumento das vendas ou faturamento da sua empresa. A assessoria de imprensa não tem função comercial, embora isso possa ser um dos objetivos e resultados durante o decorrer do trabalho, pois a exposição também gera maior procura para sua empresa e melhora o posicionamento no Google.

 

O trabalho da assessoria de imprensa é focado na publicação de matérias em espaços editoriais, como jornais, revistas, portais, blogs, rádios e TVs, em que não se paga para publicar uma notícia ou reportagem e não se pede ao jornalista que publique o material.

 

Por isso, afinidade entre assessorado e assessor é fundamental para o melhor diagnóstico do perfil do cliente e no seu potencial de gerar notícias.

 

Assessoria de imprensa na prática

 

A rotina de uma assessoria de imprensa se divide em diversas atividades, começando por: diagnóstico, objetivo e público-alvo a ser atingido, planejamento e definição de pautas com o cliente, ações de imprensa, redação e envio de releases, atendimento a jornalistas, follow-up com a imprensa, agendamento de entrevistas e acompanhamento de pautas, clipping de notícias, relatórios de atendimento final e arquivo de clipping.

 

Além das atividades básicas de uma assessoria de imprensa, muitas vezes para complementar o trabalho habitual, a agência também se encarrega de produzir materiais de divulgação que vão além da redação e envio de releases, como vídeos institucionais e informativos, entrevistas ping-pong, podcast, presskits e outras atividades que possam despertar interesse dos jornalistas.

 

Atingindo resultados 

 

A assessoria de imprensa pode ser utilizada para diferentes portes de empresas e segmentos, inclusive para micro e pequenas empresas. Para atingir resultados satisfatórios na mídia é necessário:

 

– Estudar o histórico do cliente;

 

– Conhecer seus objetivos e público-alvo;

 

– Elaborar um planejamento de comunicação;

 

– Estabelecer critérios de mensuração de resultados e, principalmente, o tempo médio dedicado para atingir metas

 

O mais comum praticado no mercado atualmente é trabalhar o cliente na mídia por 1 (um) ano, porém, não é regra e cada caso merece seu diagnóstico, pois existem diversos modelos de trabalho, como assessoria de imprensa para feiras, eventos e seminários, ações pontuais de divulgação, lançamentos de produtos, assim como ações em médio e longo prazo, assim como manutenção de imagem.

 

Construir uma reputação, criar “nome” no mercado, ganhar visibilidade e exposição são fundamentais para qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, principalmente numa era em que a concorrência só aumenta, a presença digital se tornou obrigatória e a opinião do consumidor final tem poder de influenciar milhares de outras pessoas.

 

Confira alguns cases de assessoria de imprensa neste link

 

Antes de contratar uma assessoria de imprensa faça algumas perguntas, como:

 

– Qual o meu objetivo em contratar uma assessoria de imprensa?

 

– Onde estou e aonde quero chegar?

 

– Como gostaria que minha empresa fosse conhecida no mercado?

 

– Tenho poder de gerar notícias e dedicar tempo para isso?

 

Cuide da comunicação e visibilidade da sua empresa!

 

Talita Scotto é jornalista e sócia-diretora da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, redes sociais  e produção de conteúdo.

 

Se você precisar de mais informações sobre assessoria de imprensa, entre em contato pelo formulário abaixo!

 

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