ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA ESCRITORES E AUTORES

6 de Março de 2018 assessoria de imprensa

Tudo o que um escritor deseja é ser lido pelo maior número de pessoas possível. O trabalho estratégico de uma assessoria de imprensa para escritores e autores pode te ajudar a fidelizar seu público-alvo e a conquistar atenção de pessoas que possam se interessar pela sua obra.

 

Trata-se de uma área bastante disputada. O levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, encomendado pelo Instituto Pró-Livro para o Ibope, revelou que 44% dos brasileiros não leram um livro sequer ao longo dos três meses que antecederam a pesquisa. O grande desafio é conquistar leitores assíduos, que compõem o mercado literário, atualmente movimentando cerca de R$ 5 bilhões anuais.

 

Para isso, somos especialistas no assunto e temos o planejamento ideal para você que está começando agora sua carreira no mercado editorial. Mas se você já tem seu trabalho consolidado e precisa manter ou ampliar o alcance de suas publicações, nós também construiremos a estratégia perfeita para as suas metas.

 

Separamos algumas estratégias de assessoria de imprensa para escritores e autores abaixo, confira:

Assessoria de Imprensa para novos autores

 

Inserir um novo autor na mídia e fazê-lo ter destaque no mercado editorial é um trabalho que requer planejamento e conhecimento pleno em comunicação. Portanto, o trabalho de uma assessoria de imprensa para escritores é indispensável e reúne todas as ferramentas necessárias para divulgar novos autores.

 

No caso de novos autores, o foco do trabalho é tornar a obra conhecida por pessoas que possam ter algum tipo de interesse na leitura. Portanto, o trabalho da assessoria de imprensa especializada começa com um mapeamento de público-alvo para que as estratégias tenham maior eficácia.

 

Além de atuar com a divulgação da obra para a mídia, a equipe também pode trabalhar em outras frentes, como redes sociais, por exemplo, para acelerar o processo de relacionamento com seu público. O autor também pode ser direcionado a produzir conteúdo para blogs ou sites, a fim de criar uma proximidade maior com seus leitores.

 

Assessoria de imprensa para autores consolidados no mercado editorial

 

Se você é um autor que já está consolidado no mercado, você vai precisar dos trabalhos de uma assessoria de imprensa para escritores a fim de manter e ampliar seu nome, lançamentos, tarde de autógrafos, envio de livros para redações, etc. A equipe responsável pela comunicação também pode auxiliar na organização de grandes eventos, como o lançamento de um livro ou um meet-and-greet, por exemplo.

 

Estas celebrações representam grandes oportunidades de estreitar os laços com a imprensa. Convidar repórteres e realizar uma entrevista coletiva pode resultar em mais publicações na mídia. Desta maneira, você terá proximidade com os seus leitores por meio dos eventos, das próprias obras e também por divulgação em reportagens, o que poderá atrair um público que ainda não conhece o seu trabalho.

 

Se você é um autor conhecido, também precisa cuidar de sua imagem. A assessoria de imprensa para escritores está sempre preparada para lidar com possíveis crises e atua ativamente para evitar que haja algum problema que abale a credibilidade do seu nome.

 

Estratégias de assessoria de imprensa para escritores e autores

 

A equipe de assessoria de imprensa utiliza-se de estratégias personalizadas de comunicação para cada autor, seja você um novo escritor ou já esteja consolidado no mercado. Cada planejamento inclui diversos tipos de ferramentas. Conheça algumas delas:

  1. Releases:  textos enviados para repórteres de rádio, TV, impresso, portal ou blog com conteúdo noticioso. O material criado pode divulgar um evento, o lançamento de um livro ou alguma novidade relevante para ser publicada na mídia.
  2. Redes sociais: a divulgação do autor e do livro também pode ser feita por meio de perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo.
  3. Book trailer: uma chamada em vídeo, geralmente divulgada no YouTube, com um resumo da obra descrito pelo autor, preferencialmente com o auxílio de recursos visuais.
  4. Lançamento oficial: em geral, é organizado um evento para anunciar o lançamento de um livro. São enviados convites pessoais a jornalistas, familiares, amigos e pessoas mais próximas do autor. Em alguns casos, os convidados são recepcionados com um coquetel.
  5. Coletiva de imprensa: também chamada entrevista coletiva, trata-se de um momento para apresentar informações para repórteres de diversos veículos e responder aos questionamentos que tiverem.
  6. Mídia-kit: material enviado gratuitamente a jornalistas para incentivar que conheçam o produto divulgado. Pode ser tanto o livro em si quanto um marca-página ou outro objeto que remeta à publicação.
  7. Palestras: quando o autor é mais conhecido, pode organizar palestras para os leitores e convidar a imprensa. Assim, terá mais divulgação sobre a obra e o próprio nome.
  8. Site ou blog: este é o espaço para que o autor possa reunir todos os materiais em texto, foto e vídeo sobre suas obras. Aqui, você também poderá criar publicações sobre temas que possam interessar o seu leitor.
  9. Links patrocinados: além de criar conteúdo online de qualidade para divulgar o seu livro ou seu nome como escritor, você pode patrocinar o link das publicações. As campanhas no Facebook ou no Google Adwords, por exemplo, são feitas de forma personalizada, considerando o perfil do público, os interesses e a localização, por exemplo.

A combinação destas ferramentas, se feita da maneira correta, leva a resultados precisos e rápidos. A Agência Contatto tem expertise no mercado editorial e pode te ajudar a chegar aos seus objetivos. Entre em contato e confira nossos serviços

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