CASE DE ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA O VAREJO
Se você está em busca de uma assessoria de imprensa para o varejo e quer conferir um case de sucesso antes, você chegou a um bom exemplo para avaliar.
Saiba mais detalhes sobre o estudo de caso da FCDLESP – Federação dos Lojistas do Estado de São Paulo, que já faz parte do nosso portfólio de assessoria de imprensa há 8 anos.
FCDLESP
A FCDLESP é umas das principais entidades do comércio e varejo do estado de São Paulo, atuando fortemente no progresso de pequenos empreendedores, lojistas e empresários do varejo.
Localizada na cidade de São Paulo, a FCDLESP é responsável por ações em benefício dos lojistas, assim como apoiar as CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) das principais cidades do estado como, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Jundiaí, além das cidades da região metropolitana de São Paulo, como o ABC, em suas responsabilidades locais.
Objetivos da FCDLESP
Quando a FCDLESP contratou a Agência Contatto, o objetivo inicial foi divulgar as principais ações da entidade em favorecimento do comércio do estado, além de estar à disposição da imprensa para assuntos relacionados ao universo do varejo e pequeno empresário.
Desde o começo do trabalho, a Agência Contatto vem trabalhando diversos assuntos sobre varejo, economia, política e legislação, comércio, e-commerce, marketing para pequenos negócios, além de pautas originadas das atividades da entidade, como convenções de lojistas, frentes parlamentares, impactos de medidas do governo na economia do varejo e trabalhista, entre outros temas.
Desde o início do trabalho de assessoria de imprensa para o varejo, a FCDLESP já alcançou mais de 1.850 matérias na mídia do estado de São Paulo.
Assessoria de imprensa para o varejo: estratégias
Com a contratação da Agência Contatto, a FCDLESP passou a contar com ações, como:
– Assessoria de Imprensa para a entidade
– Contato com as CDLs para unificar a comunicação e auxiliar na integração das divulgações em todo o estado
– Desenvolvimento de pesquisas, estudos e índices de econômica, como pesquisa de expectativa de vendas, contratações temporárias, levantamentos econômicos, etc
– Gestão de redes sociais
– Publicação mensal de newsletter para associados
Desafios da Agência Contatto
– Reforçar a presença da FCDLESP diante da imprensa, uma vez que há outras entidades do varejo atuando na mesma região
– Apresentar o presidente da entidade como fonte de credibilidade
– Envolver as CDLs das outras cidades do estado para desenvolver índices consistentes
– Gerar credibilidade, relevância e notoriedade em meio em meio a um mercado concorrido, como varejo e economia, tanto para a entidade quanto para seu principal representante no mercado.
Ações de assessoria de imprensa para o varejo realizadas
Durante 8 anos, a assessoria de imprensa atua coordenando a comunicação da entidade com seus associados, assim como com a mídia do estado de São Paulo. Para esses dois públicos, a Agência Contatto atua de formas diferentes, customizando a comunicação para o público interno e externo.
De um lado temos a assessoria de imprensa para o varejo, que trabalha pautas sobre economia para o pequeno empresário e lojista, além de acompanhar os principais impactos da economia na vida do pequeno empresário, buscando ganchos para abordar a imprensa e tratar de assuntos pertinentes.
Também são desenvolvidos artigos, pesquisas e índices próprios para as principais datas anuais do varejo, cobertura de eventos, contato com as CDLs – seja para atender demandas ou promover novas, gestão de redes sociais da entidade, entre outras ações.
Resultados
Ao longo de 8 anos, a FCDLESP é reconhecida principalmente pelas suas pesquisas sobre datas, como Dia das Mães, Natal, Páscoa, etc.
Entre os principais destaques desses anos estão entrevistas realizadas para a TV Globo News, SPTV da Rede Globo, Revista Veja, Revista Época, Jornal O Estado de São Paulo, Jornal Folha de São Paulo, etc.
A FCDLESP atingiu e ainda atinge as principais mídias de varejo, economia, empresas e negócios do estado de São Paulo. Eventualmente, surgem demandas de mídias fora do estado, que são avaliadas e geralmente atendidas.
Veja na prática o clipping da CNN Business, um dos portais mais admirados na grande mídia.
Se você está em busca de uma assessoria de imprensa para o varejo, acesse nosso formulário abaixo que entraremos em contato com o seu negócio!