Conquistar credibilidade para sua marca muitas vezes passa por estratégias de mídia espontânea. Também conhecida como assessoria de imprensa, a mídia espontânea é aquela que atinge espaços editoriais em jornais, revistas, portais, blogs, programas de rádio e TV, além de podcasts e canais do YouTube.

Por meio de estratégias de conteúdo sua marca pode conseguir mídia espontânea, desde que tenha informações relevantes e de valor.

Abaixo, conheça estratégias de mídia espontânea para sua empresa.

 

Identifique notícias de valor

 

Quais são as informações mais valiosas da sua empresa que podem interessar aos jornalistas? Se pergunte “Se eu fosse jornalista como divulgaria minha marca?”. Foque em selecionar temas que não sejam estritamente comerciais, pois para conseguir mídia espontânea é essencial que os conteúdos da sua marca agreguem valor para o leitor.

Geralmente, a mídia espontânea traz informações que causam transformação e são importantes para a sociedade.

 

Pesquisas e estudos exclusivos

 

Seguindo o gancho do conteúdo, como mencionado acima, se sua marca tem potencial de ser fonte de pesquisas e estudos as chances de conseguir mídia espontânea são ainda maiores. O mesmo serve para índices e dados que podem ser apontados em uma matéria, por exemplo.

Olhe para dentro da sua empresa e tente identificar quais informações relevantes podem “abastecer” os jornalistas, de modo que estes sempre se lembrem da sua marca como fonte de dados.

Conheça o passo a passo da assessoria de imprensa

 

Esteja atento aos “ganchos”

 

Quando falamos de conseguir mídia espontânea, é preciso estar atento aos ganchos do seu nicho. Muitas vezes acontecimentos “quentes”, ou seja, as hardnews, exigem agilidade na produção de conteúdo para sair na frente.

Sendo assim, estar atento ao que acontece no seu mercado e utilizar a estratégia de abordagem correta com os jornalistas, é fundamental para obter resultados dentro do prazo que eles precisam.

 

Produza conteúdos multiplataforma

 

Quando pensamos em mídia espontânea também devemos pensar em conteúdos multiplataforma, ou seja, aqueles que se adaptam a veículos de comunicação cada vez mais digitais.

Por isso, é importante produzir conteúdos para podcasts, canais do Youtube, em formato de áudio ou mesmo galerias de imagens. Desta maneira, conseguir mídia espontânea para sua marca ficará mais fácil, pois você já o entregará em diversos formatos.

 

Tenha autoridade nas redes sociais

 

As redes sociais podem ser uma extensão da sua comunicação com o mercado e uma maneira de ampliar sua credibilidade. Ao ser autoridade nas redes sociais, você também tem uma poderosa ferramenta de prova social e, isso, pode ser fundamental para conseguir mídia espontânea.

Uma vez que você ou sua marca já possui seguidores qualificados que acompanham seu trabalho e engajam com ele, ter estratégias de comunicação unificadas podem ampliar ainda mais o alcance da sua mensagem.

 

Menor custo com mídia espontânea

 

Além das dicas acima, a mídia espontânea, obtida por meio da assessoria de imprensa, traz um destaque importante: é o melhor custo-benefício quando falamos de investimentos em comunicação e marketing.

Por mais tempo que seja necessário para obter resultados, a mídia espontânea conquistada é incomparável em termos de credibilidade, visibilidade e autoridade para o seu negócio. Principalmente quando ressaltamos que estar no espeço editorial de uma veículo de imprensa gera mais valor para o seu negócio, quando comparamos a uma publicidade paga, como anúncios ou publieditoriais.

Se você tem dúvidas sobre como conseguir mídia espontânea, mande sua mensagem para nós.

 

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