O Presskit é muito utilizado nas agências de assessoria de imprensa como um recurso complementar ao texto padrão. Trata-se de um kit com informações da marca que pode ser composto por releases, fotos, pendrive para acesso aos arquivos, folders, ilustrações e descritivos, além da possibilidade de conter um brinde da marcaa para a imprensa.
O presskit nada mais é do que uma estratégia para ajudar no relacionamento com o jornalista, que pode ser utilizado em diversas ocasiões como, eventos, coletivas de imprensa, feiras ou mesmo ser enviado às redações para que o jornalista tenha mais detalhes sobre o potencial do cliente para uma futura pauta. Trata-se de um material de apoio fundamental para oferecer uma experiência mais detalhada entre marca e mídia.
Para que o presskit seja interessante à imprensa ele precisa conter informações relevantes, dessa forma, deve ser composto por materiais que auxiliem o jornalista. Ao contrário do que muitos pensam, o presskit não é jabá ou presente, mas uma estratégia de relacionamento que proporciona uma experiência mais rica com o que a marca oferece.
O objetivo do kit de imprensa é a notícia, por isso, a informação deve ser o destaque principal do material. Com informações claras e completas, o kit será o ponto de partida para que o jornalista produza uma boa matéria.
Não se preocupe em ter o material mais bonito, no melhor papel e impressão. O jornalista precisa entender o valor do que ele está recebendo, para que utilize isso em uma matéria.
Geralmente, as assessorias de imprensa auxiliam na criação quando são responsáveis pelo desenvolvimento completo do material. Um presskit deve conter release com informações claras e corretas, fotos e folders se houver necessidade da utilização. descritivo, ficha técnica e o que mais fizer sentido para que o jornalista tenha informações valiosas.
A marca também pode disponibilizar um brinde se achar válido, mas vale ressaltar que o a intenção é chamar atenção do jornalista pelo conteúdo e não pelo “presente”.
Assista na prática e confira como ter o seu
Mais importante que produzir o presskit é encaminhá-lo para veículo e jornalista corretos, de acordo com o perfil de cada mídia. De nada adiantará distribui-lo pelas redações se essas não tiverem editorias relacionadas ao que a marca oferece. Após os envios, sempre é recomendado fazer follow-up para checar se o material foi recebido com sucesso e confirmar se o jornalista precisa de auxílio para uma possível pauta.
Atualmente, nós aqui na agência, temos cerca de 55 mil jornalistas na nossa base. Por isso, segmentar, selecionar e estabelecer um relacionamento é essencial para que o resultado desses envios seja sempre mais assertivo.
Se você tem dúvidas sobre presskit na assessoria de imprensa, entre em contato conosco: