*Por Talita Scotto

Modelo de Presskit da Agência Contatto
Um material presskit de qualidade atua como complemento da informação e traz mais recursos para o trabalho do jornalista

O Que é Presskit?

O Presskit é muito utilizado nas agências de assessoria de imprensa como um recurso complementar ao texto padrão. Trata-se de um kit com informações da marca que pode ser composto por releases, fotos, pendrive para acesso aos arquivos, folders, ilustrações, além da possibilidade de conter um brinde da empresa para a imprensa.

O presskit nada mais é do que uma ferramenta para ajudar no relacionamento com o jornalista, que pode ser utilizado em diversas ocasiões, como eventos, coletivas de imprensa, feiras ou mesmo ser enviado às redações para que o jornalista tenha mais detalhes sobre o potencial do cliente para uma futura pauta. Trata-se de um material de apoio fundamental para oferecer uma experiência mais detalhada entre marca e mídia.

Para que o presskit seja interessante à imprensa ele precisa conter informações relevantes, dessa forma, deve ser composto por materiais que auxiliem o jornalista. Ao contrário do que muitos pensam, o presskit não é jabá ou presente, mas uma estratégia de relacionamento que proporciona uma experiência mais rica com o que a marca oferece.

Confira algumas dicas para elaborar um presskit completo:

 

    Foco na Notícia:

    O objetivo do presskit é a notícia, por isso, a informação deve ser o destaque principal do material. Com informações claras e completas, o kit será o ponto de partida para que o jornalista produza uma boa matéria.

    Como Criar:

    Geralmente, as assessorias de imprensa auxiliam na criação quando não são responsáveis pelo desenvolvimento completo do material. Um presskit deve conter release com informações claras e corretas, fotos e folders se houver necessidade da utilização. A marca também pode disponibilizar um brinde se achar válido, mas vale ressaltar que o a intenção é chamar atenção do jornalista pelo conteúdo e não pelo presente.

    Mailing:

    Mais importante que produzir o presskit é encaminhá-lo para veículo e jornalista corretos, de acordo com o perfil de cada mídia. De nada adiantará distribui-lo pelas redações se essas não tiverem editorias relacionadas ao que a marca oferece. Após os envios, sempre é recomendado fazer follow-up para checar se o material foi recebido com sucesso e confirmar se o jornalista precisa de auxílio para uma possível pauta.

Boa sorte!

Talita Scotto é jornalista e diretora da Agência Contatto – www.agenciacontatto.com.br

  • Blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games