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Em 2018, o Instagram alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Além disso, a rede social está registrando um crescimento no número de adeptos de 5% por trimestre. Com a incrível marca de 1 bilhão de internautas utilizando esta rede social, não há dúvidas de que fazer marketing no Instagram é uma estratégia certeira.

 

Para ter uma ideia, este número supera o crescimento de usuários que entra no Facebook, que está em 3,14%, e o aumento de internautas no Snapchat, que chega a 2,13% e é o principal concorrente do Instagram.

 

Desta forma, investir em um plano de comunicação voltado para o Instagram pode ser sinônimo de sucesso garantido, principalmente neste momento em que a rede social está cada vez mais em alta e prestes a deixar o Facebook para trás.

Separamos para você as principais dicas de como fazer marketing no Instagram e alavancar o seu negócio.

 

Confira:

 

Conheça o seu público

 

Antes de iniciar seu marketing no Instagram, é preciso definir quem é a persona do seu negócio, ou seja, a representação fictícia do cliente ideal da sua empresa. Desta forma, é preciso saber os detalhes das pessoas que possam se interessar pelo produto ou serviço que você está vendendo.

 

Você vai precisar dos trabalhos de uma agência de comunicação para identificar a persona de sua marca ou dedicar um tempinho para criar. Essa tarefa vai muito além de realizar um simples formulário para saber gênero, nome e idade dos possíveis clientes.

 

É preciso que você conheça os interesses destas pessoas, saiba sobre a rotina, preferências, faixa etária, costumes, amizades, relações familiares, entre outras características. Ao final, você terá um personagem que tenha as características principais do cliente que você pretende atingir com suas mensagens.

 

Com base nesta persona, você saberá que conteúdo vai chamar mais a atenção das pessoas com quem você pretende estabelecer uma relação comercial. Neste ponto, é dado início ao primeiro passo para seu marketing no Instagram.

 

Crie uma identidade visual

 

Tão importante quanto um conteúdo de qualidade, é uma marca que não sai da cabeça de alguém quando vê no feed. O Instagram é uma rede social dinâmica. Os dedos rolam a tela inúmeras vezes e a sua identidade visual deve chamar a atenção e grudar na memória dos seus possíveis futuros clientes.

 

Ao estabelecer uma identidade visual, vai bastar uma olhadinha para que o usuário da rede social identifique a sua marca e saiba quem está falando com ele, sem precisar ler o nome de usuário.

 

Preste atenção nas cores, formas, fontes, padrões e tipo de imagens utilizadas. Esses detalhes são essenciais para que o cliente associe as mensagens ao seu produto e serviço, tornando a comunicação ainda mais eficiente.

 

Além disso, atente-se a ter um perfil comercial na rede, pois desta maneira você terá como criar publicidades, o cliente consegue se comunicar com você diretamente e será possível ter acesso as métricas de desempenho do seu perfil.

Planejamento de conteúdo no Instagram

 

O trabalho de produção de conteúdo para marketing no Instagram deve ser feito de forma regular. Portanto, saiba que é preciso investir em tempo e planejamento. As postagens no Instagram não devem ser feitas de forma aleatória.

 

Ficar sem postar 2 semanas e postar na semana seguinte, dando outro intervalo de mais 1 semana, certamente não é uma boa estratégia para o seu marketing no Instagram.

 

Uma agência de comunicação poderá fazer o planejamento ideal de acordo com a persona estabelecida, os seus objetivos e a dinâmica da rede social no período. Frequência nas postagens e variedade de formatos devem ser levados a sério.

 

O planejamento deve ser flexível, incluindo temas do momento, hashtags mais buscadas e memes que são bastante utilizados. A criatividade, exercida por meio de um planejamento e uma busca eficaz, pode chamar a atenção dos usuários da rede e atrair clientes para o seu negócio.

 

Faça stories no Instagram

 

Apesar de ser uma rede social criada para a publicação de imagens, é preciso explorar ao máximo os recursos do Instagram. Use e abuse de stories, enquetes, GIFs, vídeos, hashtags para busca e até mesmo de publicidade.

 

Saiba mais sobre como utilizar o Instagram stories para empresas

 

Ao navegar pela rede social, você perceberá que muitas marcas fazem marketing no Instagram sem forçar ninguém a comprar. Isso pode ser feito por meio de fotos bem produzidas e stories animados, apresentando produtos e serviços. Avalie como sua marca pode se relacionar com o seu público.

 

Outro recurso que pode ser utilizado é o Shopping Instagram, que permite que os profissionais de e-commerce utilizem os perfis na rede social como vitrine para produtos e serviços.

 

Uma agência com experiência no uso da rede, que está sempre antenada no que está acontecendo nas mais diversas áreas, com certeza vai poder direcionar o conteúdo publicado em sua página para atrair as pessoas certas para o seu empreendimento!

 

 

Se você precisa de mais informações sobre marketing no Instagram, entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

 

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