Como produzir conteúdo para e-commerce?

4 de outubro de 2018 produção de conteúdo

Ter as respostas para as mais diversas demandas. Você já pensou que este é um caminho que o conteúdo para e-commerce faz pelos seus clientes?

A compra pela internet já não é mais novidade e está presente no cotidiano das pessoas. Seja pelo smartphone ou desktop. Por isso, ter as respostas para o que seus clientes precisam é uma das vantagens do marketing de conteúdo para e-commerce.

Estratégias de conteúdo para e-commerce, quando bem feitas, podem atrair o público-alvo que sua marca precisa para ter um consumidor assíduo.

Para que isso ocorra, nunca abra mão de um conteúdo de qualidade!

Separamos algumas dicas de como produzir conteúdo para e-commerce de forma eficiente. Venha conferir.

 

Qual a importância do marketing de conteúdo para e-commerce?

 

Você já parou para pensar sobre qual é sua estratégia de vendas? Se a sua resposta é menor preço ou preço competitivo, talvez seja hora de entender como o conteúdo para e-commerce pode te ajudar.

O consumidor não está apenas atrás de preço. Seu cliente também precisa saber que sua marca é idônea, que sua loja virtual tem reputação e credibilidade diante dos seus clientes. Isso é ser referência dentro do que se faz.

Outra coisa é: como sua marca está resolvendo os problemas dos seus clientes? Apenas expõe produtos ou esclarece informações sobre eles? Traz explicações claras, vídeos, fotos bem produzidas, dicas de como usar ou instalar?

O conteúdo para e-commerce passa por todas estas etapas e pode ajudar sua marca a ser referência, ter credibilidade para o consumidor, além de ajudar no posicionamento dos buscadores.

Investir em marketing digital para e-commerce é, sem dúvida, uma estratégia que pode ajudar sua empresa a crescer.

 

Estratégia de conteúdo para e-commerce

 

Agora que você já sabe que marketing de conteúdo para e-commerce pode te ajudar, separamos algumas dicas para começar a usá-lo. Vamos lá?

 

Defina seu objetivo

Antes de começar a escrever, trace uma estratégia para a produção de conteúdo da sua loja virtual. Saber o que sua marca precisa para médio e longo prazo é fundamental na hora de escrever. Isso também será importante na hora de mensurar resultados.

É imprescindível que haja uma reunião entre quem vai produzir o conteúdo e o responsável pelo e-commerce. Desta forma, é possível alinhar expectativas, linguagem adequada, formato do conteúdo, prazos de entrega e outras informações.

 

Crie sua persona

Antes de colocar a mão na massa, crie a persona para sua marca. Afinal, quem é o seu cliente? O que ele faz? Qual a idade? O que ele gosta?

Quando falamos em persona, você deve ter em mente que seu cliente não é apenas aquele que finaliza a compra, mas também, o que coloca no carrinho e vai embora, o que volta novamente, etc.

Você pode pensar em conteúdos diversificados, justamente para atrair e reter clientes com comportamentos diferentes. É através do conteúdo de qualidade que sua marca será consolidada e levará informações relevantes ao consumidor.

 

Conteúdo para e-commerce

 

Produza conteúdo de qualidade

Ter uma equipe in house ou terceirizar os conteúdos do seu e-commerce? Os dois.

Mesmo que sua empresa tenha um bom relacionamento com os redatores, é importante ter alguém interno responsável pelo conteúdo da sua marca, que possa gerenciá-lo e principalmente que entenda do negócio.

Só quem é da própria empresa é que saberá conduzir a produção de conteúdo para o foco que seu e-commerce deseja.

Por outro lado, os redatores saberão perfeitamente como transformar produtos, que até então pareciam publicitários, em conteúdos relevantes para o seu e-commerce.

Os resultados devem ser esperados em médio e longo prazo.

 

Confira mais dicas de como fazer marketing de conteúdo

 

Invista em um texto de qualidade

 

O conteúdo produzido não deve ter apenas palavras chamativas para prender a atenção do leitor e tentar seduzi-lo a fazer uma compra. Pelo contrário. A estratégia de conteúdo para e-commerce deve trazer informações relevantes sobre os assuntos.

Você não deve utilizar palavras no imperativo, como em um anúncio publicitário. Em um conteúdo de qualidade, as informações são preciosas. Portanto, informe o seu público sobre assuntos relacionados ao seu produto.

 

 

Um bom texto deve ter os seguintes aspectos:

 

1) Clareza

Não adianta escrever, escrever e não chegar a lugar algum. O seu texto deve ser claro, com começo, meio e fim.

Dê as informações de forma objetiva ao leitor. Evite ser prolixo e sempre verifique se o seu texto está com ligações coerentes entre os parágrafos e as frases.

 

2) Precisão

Publicar um conteúdo, seja qual for o meio, é uma grande responsabilidade. Não escreva informações que você não consegue provar que são reais.

Evite dizer que “a maioria das pessoas gosta de tal coisa”, se não houver uma pesquisa comprovando tal dado. Lembre-se que é o nome da sua empresa associada a uma informação, que precisa estar correta para não afetar a credibilidade da marca.

 

3) Originalidade

Nunca copie um conteúdo. Plágio é uma prática que tira totalmente o crédito de uma publicação e pode, inclusive, manchar a imagem do seu e-commerce.

Seja criativo e escreva com base em seus conhecimentos sobre o setor. Caso seja necessário, leia sobre o assunto antes de começar a escrever e fale com pessoas da área para obter mais informações.

 

4) Criatividade

Evite escrever um texto chato. Segundo uma pesquisa da Nielsen Norman Group, empresa que pesquisa hábitos de consumidores, 79% dos internautas não leem textos até o fim.

Um início chamativo e um desenvolvimento criativo aumenta as chances de todo o seu conteúdo ser lido pelo internauta.

Você inclusive pode ir além e fidelizar o leitor de seus conteúdos por meio de um texto bem escrito.

 

5) Formato

Escreva um texto com formato adequado ao meio para o qual você está produzindo o conteúdo. Se está escrevendo para um blog, não adianta fazer parágrafos longos e não utilizar imagens.

Da mesma forma que, se estiver produzindo um e-book, deve evitar uma linguagem informal e grande quantidade de imagens, como é visto na internet.

 

Elementos da produção de conteúdo para e-commerce

 

Após seguir todas essas dicas sobre preparação para o início do trabalho e formato de texto, pode vir a dúvida: como escrever um texto voltado para e-commerce?

Dissemos anteriormente que o objetivo desse tipo de conteúdo não é vender um produto, mas fornecer informações relevantes. A teoria soa bem, mas como isso é possível?

Vamos a prática!

 

textos para e-commerce

 

– Descrição de produtos

Descrição de produtos e categorias devem ser bem escritas e é necessário dedicar tempo a isso.

Rankear as palavras-chaves para o seu produto é o melhor dos mundos, pois você também economizará em campanhas patrocinadas. No entanto, este resultado depende de outros fatores, como conteúdo, meta-tags, técnicas de SEO, etc.

Por isso, investir em uma página que lhe permita desenvolver um conteúdo relevante vai trazer mais relevância para o Google, seguindo uma estratégia de blog, por exemplo.

Esta é apenas uma das dicas que seu e-commerce pode seguir.

 

– Apresente soluções

A segunda grande dica é falar sobre um problema recorrente, para gerar empatia com o seu público-alvo. Em seguida, apresente soluções e dicas para resolver esses infortúnios.

Apenas tenha cuidado na hora de apresentar as soluções. Não tente vender o seu produto como um item milagroso. Dê dicas gerais sobre como resolver determinada situação e, se essa solução incluir o seu produto, não há problema em citá-lo.

Para este tipo de conteúdo, por exemplo, você pode desenvolver um vídeo explicativo ou uma galeria de imagens, que retrate bem o problema e a solução.

 

– Faça reviews

Se você quer apresentar um produto que é alvo do seu e-commerce de uma maneira informativa, o review é uma grande solução para que isso seja feito da melhor forma possível.

Faça demonstrações diversas de utilização de determinado produto e dê dicas para prolongar o tempo de uso, por exemplo. Você também pode demonstrar como aquele produto pode resolver um problema recorrente, se for o caso.

 

Utilize técnicas de SEO

 

A produção de conteúdo para e-commerce precisa de técnicas de SEO para tornar-se mais eficaz. Com o Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), o seu conteúdo aparecerá melhor posicionado nas buscas do Google e sites similares.

Além disso, o SEO garante a usabilidade do seu site, permitindo que o internauta encontre mais facilmente as informações, os links e, até mesmo, os produtos, caso haja interesse em fazer uma compra.

As principais técnicas de SEO, que você pode aplicar na sua estratégia de conteúdo são:

– Uso de palavra-chave correta no título e ao longo do texto;

– Links para páginas externas;

– Distribuição de links para outros conteúdos do próprio site;

– Formas de interação com o internauta (formulários, enquetes, etc);

– Imagens e galerias de fotos;

– Uso de tópicos e intertítulos para otimizar a leitura;

– Uso de tags.

Conheça mais técnicas de SEO e marketing de conteúdo

 

Artigos para o blog

Estruture um blog na sua loja virtual para entregar conteúdos de qualidade e reter os usuários do seu e-commerce.

Ter um blog ativo é uma ótima maneira de distribuir conteúdo, atrair clientes, levá-los para sua loja virtual e retê-los.

O blog vai lhe oferecer liberdade de trabalhar conteúdos diversos, como vídeos, imagens, artigos, explicações e o que mais desejar para gerar tráfego para o seu e-commerce.

 

 

Veja detalhes mais sobre os tipos de produção de conteúdo

 

FAQ

Perguntas e respostas sobre o seu e-commerce também podem ser úteis na sua estratégia de conteúdo.

Além de ser um canal de relacionamento e um tira dúvidas, o FAQ também traz relevância para a sua loja virtual nos buscadores, fideliza clientes e gera proximidade com o seu público.

 

Vídeos e imagens

Quantas vezes você já desistiu de uma compra porque a imagem estava com qualidade ruim ou a visualização não estava legal? E se houvesse um vídeo que explicasse como seu usa o produto, já que seu funcionamento lhe pareceu confuso?

Percebe que uma imagem e um vídeo podem determinar a decisão de compra do seu cliente? Por que não transformar isso em conteúdo a seu favor? Pense que, mais do que vender, você está entregando um conteúdo útil, relevante e o que seu cliente deseja ver ao acessar o seu site.

 

E-mail marketing

Se você achou que o e-mail marketing cairia em desuso, se enganou. Ele ainda continua sendo eficaz, principalmente para quem tem e-commerce.

Fácil e barato, você encontra diversas ferramentas gratuitas e pagas, que podem facilitar a gestão de leads e a diagramação do seu e-mail marketing.

Por meio do e-mail marketing sua empresa pode distribuir conteúdo, reativar clientes que deixaram o carrinho de compras, divulgar promoções, oferecer descontos especiais para localizações específicas, etc.

Esperamos que tenha gostado. Estas são algumas dicas para sua estratégia de conteúdo.

Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a gente e vamos conversar!