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Conheça 8 tendências em comunicação para 2017

11 janeiro, 2017

*Por Talita Scotto

Marketing de conteúdo, marketing de influência, relacionamento e comunicação nas redes sociais, transmissões ao vivo e produção de conteúdo. A ascensão do marketing digital ganhou ainda mais evidência em 2016 e influenciou diretamente o trabalho das agências de assessoria de imprensa. O trabalho dos assessores de imprensa mudou e passou por um processo de transformação. Esse processo é algo que ainda continuará se desenvolvendo durante o ano de 2017.

Com a ascensão das redes sociais, do marketing digital e das facilidades de se mensurar resultados, as assessorias de imprensa estão transformando-se em agências de comunicação ao encontrar novas oportunidades para promover relacionamentos que vão muito além dos veículos de massa.

A seguir, avaliamos algumas tendências de comunicação e assessoria de imprensa para 2017:

Estratégia horizontal: A assessoria de imprensa é bem-vinda na parte da estratégia de qualquer marca, porém, não é a única. Promover o alinhamento das ações entre agência de publicidade, redes sociais, marketing e demais departamentos é essencial para que a comunicação atue em diversas frentes e converse com consumidores, influenciadores, formadores de opinião, entre outros públicos.

Conteúdo: Produzir releases apenas para cumprir tabela está fadado ao fracasso e a prática já é condenada em muitas redações. O release não perdeu seu valor, mas ele precisa trazer conteúdo que possa ser utilizado. Apresentar apenas o que a empresa faz de bom não trará resultados. Dessa forma, investir no formato adequado, na qualidade das informações e em dados exclusivos são maneiras de se destacar na mídia. Saiba mais sobre marketing de conteúdo para sua empresa.

Comunicação nas redes sociais: Snapchat, Instagram, Facebook e Linkedin. Cada rede social tem um perfil de usuário e padrões de comportamento diferentes. Por isso, diversificar o conteúdo nesses canais é fundamental para a interação e o engajamento com os usuários. Um dos destaques de 2016 foi o Stories do Instagram, que foi explorado por diversas marcas e tem tudo para crescer em 2017 e continuar fortalecendo a comunicação entre marcas e clientes.

Transmissões ao vivo: Um pouco tímido em 2016, mas com potencial de crescimento para 2017. O Live do Facebook foi uma novidade que algumas empresas já exploraram para promover eventos e lançar produtos, por exemplo. A ferramenta é uma boa pedida para gerar engajamento e credibilidade entre marcas e consumidores. A novidade também chega ao Instagram  e, diferente do Facebook, não permite dar um replay e ver novamente. A transmissão ao vivo é ao vivo mesmo e só dura enquanto estiver acontecendo. São boas maneiras de interação que devem fazer parte do planejamento estratégico de 2017.

Integração on e off-line: O comportamento está cada vez mais digital e o consumidor passa, todos os dias, por diversos canais. Mídias tradicionais continuam sendo importantes, mas estreitar o relacionamento com blogueiros, influenciadores e canais digitais é essencial para o resultado da comunicação.

Influenciadores digitais: Blogueiros, youtubers, personalidades no Instagram e Facebook são acompanhados todos os dias por uma multidão de seguidores. De maneira natural e com linguagem empática, eles são bons canais para fazerem parte das estratégias de comunicação e marketing.  Confira cinco dicas para se relacionar com blogueiros.

Comunicação mobile: Uma recente pesquisa da agência de meios Zenith mostra que 75% dos acessos a portais em 2017 será por meio do smarphone. Portanto, a comunicação de qualquer marca deve estar alinhada com essa tendência que não para de crescer. Os acessos mobile já ultrapassam o desktop e na hora de definir as estratégias de marketing é fundamental pensar num consumidor cada vez mais mobile.

Atendimento online: Não adianta investir em diversas ações de comunicação se o atendimento é falho. Com presença digital e relacionamento estabelecido com os consumidores, ter um atendimento eficaz nas redes sociais, que seja rápido e esclarecedor, é parte essencial das estratégias de comunicação das marcas. Com uma relação significativa é possível criar clientes leais e que ainda possam promover a marca. Entenda a importância de contratar um especialista para as redes sociais da sua empresa.

Para 2017, as agências de comunicação podem explorar os meios digitais com mais velocidade. A comunicação desse ano que está começando pede agilidade, linguagem mais instantânea e apelos cada vez mais visuais e dinâmicos.

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Talita Scotto é diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e redes sociais.