Skip to main content
28 junho, 2023

Marketing com influenciadores: o que sua marca precisa saber

28 junho, 2023

Marketing com influenciadores é uma estratégia que ganha destaque na hora de elaborar um planejamento. Branding, visibilidade, conexão com consumidores, além de despertar o desejo de compra nas pessoas estão entre os benefícios que colocam o marketing de influência na lista das ações mais bem sucedidas entre as marcas. 

 

De acordo com o estudo The Largest Influencer Study in Latin America in 2023 – Influencity, a América Latina possui cerca de 18,9 milhões de influenciadores digitais no Instagram – uma das redes sociais mais utilizadas para campanhas. Além disso, o TikTok também segue sua crescente e colabora para essa transformação digital.

 

Com empresas disputando a atenção dos consumidores nas redes sociais, o marketing com influenciadores é capaz de trazer resultados para marcas, produtos e serviços, de maneira eficaz e segmentada.

 

Leia mais: TikTok para empresas: Como fazer sucesso lá?

 

Abaixo, confira o que a sua marca precisa saber sobre o marketing com influenciadores e como estruturar uma estratégia.

 

Veja a seguir:

 

  • Vale a pena investir em marketing com influenciadores?
  • Como escolher o influenciador certo?
  • Como fazer marketing com influenciadores?

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Vale a pena investir em marketing com influenciadores?

Antes de saber como o marketing com influenciadores funciona na prática, é importante ressaltar que os brasileiros passam cerca de 6 horas por dia conectados à internet e o Brasil possui cerca de 242 milhões de celulares inteligentes conectados no país, segundo o IBGE. 

 

Além disso, grande parte desse tempo gasto na internet é destinado no uso das redes sociais. E, alguns dos principais responsáveis por isso, são os influenciadores digitais, que têm um importante papel na interferência na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço, por exemplo. Desse modo, fica atrás apenas da opinião de amigos e parentes.

 

Sendo assim, é possível observar que os influenciadores constroem “afinidade” com os seus seguidores, seja pelo seu modo de ser, pela maneira como conta suas histórias ou mesmo pelo seu posicionamento diante de um temas de interesse social. 

 

Toda a aproximação que é conquistada no dia a dia pode gerar confiança e quanto mais confiança, mais influência sobre decisões e, consequentemente, vendas são geradas.

 

Grande parte das pessoas que compram um produto levam em conta as recomendações de influenciadores digitais. Então, é possível afirmar que investir em marketing com influenciadores é uma estratégia que deve ser avaliada dentro da sua empresa.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Como escolher o influenciador certo?

Quando falamos em influenciador, é comum relacionar essa imagem com celebridades, porém, o poder de influenciar não está apenas em figuras públicas, mas em profissionais que entregam conteúdo de valor e escalaram seus perfis para gerar negócios. 

 

Existem diversos tipos de influenciadores que podem ser contratados e trazer resultados, por isso, é importante fazer uma busca detalhada. O segredo do marketing com influenciadores é encontrar alguém que tenha um público e fale sobre um nicho que faz sentido para a sua marca.

 

Leia mais: O que você precisa saber sobre  marketing de influeciadores 

 

Dessa forma, o primeiro ponto é definir com quem a sua marca quer falar para, depois, fazer o mapeamento dos influenciadores que possuem mais potencial de atingir a sua persona ideal.

 

O segundo ponto é definir o objetivo dessa campanha e qual o seu orçamento para a realização dela. Afinal, dependendo do budget, é possível criar uma ação envolvendo um ou mais influenciadores, ganhando mais abrangência.

 

Entre os próximos passos, você ainda terá planejamento de campanha, briefing, negociação com influenciadores, co-criação de conteúdo, lançamento da campanha, além de todos os trâmites legais que envolvem a contratação de um profissional, como contrato e emissão de nota fiscal. Sim, influenciadores digitais são profissionais.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Como fazer marketing com influenciadores?

Ao falar sobre o marketing com influenciadores, você deve levar em conta diversos detalhes, veja a seguir:

 

1- Saiba quais são os seus objetivos

 

Ter clareza sobre os seus objetivos é a primeira etapa, pois é a partir disso que você também conseguirá medir os resultados. 

 

Por isso, pergunte-se: a minha empresa está em busca de vender um produto que será lançado? Gerar vendas ou melhorar a sua imagem no mercado?

 

Todos esses fatores devem ser levados em conta antes de iniciar o marketing com influenciadores. 

 

2- Conheça o público-alvo do influenciador

 

Entenda com quem o influenciador que você deseja fechar uma parceria conversa. Quem é o público que está acompanhando ele? Afinal, muitas vezes a marca idealiza fazer uma campanha com um grande influenciador, mas que tem conexões generalistas e essas não vão consumir a sua marca.  

 

Afinal, de nada adianta você contratar um influenciador que tenha seguidores interessados em carros sendo que você vende produtos de beleza. 

 

Ao ter a sua persona definida, você deve procurar um influenciador que atinja esse público. 

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

 

3- Tenha atenção ao briefing

 

Ao fechar uma parceria com um influenciador, é hora de partir para o briefing e levar o máximo de informações sobre a marca, o produto ou serviço que será parte da campanha. 

 

Por meio desse alinhamento, o influenciador consegue entender qual é o seu objetivo, tom de voz da marca, características e demais informações que não podem faltar na comunicação do influenciador com seus seguidores.

 

4- Não escolha um influenciador por conta do número de seguidores

 

Um grande erro das empresas é selecionar um influenciador considerando apenas o  número de seguidores – essa métrica não é a mais importante. Existem outras avaliações sobre o engajamento desse influenciador, que fazem parte da avaliação.

 

Por esse fato, é importante ter acesso às informações ou a um mídia kit, que traz as principais métricas daquele perfil. Alcance da conta, taxa de engajamento, cliques, taxa de conversão são alguns exemplos. 

 

Se você tem dúvidas sobre marketing com influenciadores ou deseja conhecer mais detalhes de como essa estratégia pode ajudar a sua marca, entre em contato pelo formulário abaixo: