Você é autor e está prestes a lançar um livro? Saiba que o marketing de influência para divulgação de livros veio para ficar e é uma das estratégias de comunicação, que você deve conhecer mais aumentar as chances de tornar seu livro conhecido.

Se você é usuário de redes sociais já deve saber que as mídias sociais exercem um papel fundamental na hora de indicar e recomendar produtos e serviços, por isso, o marketing de influência para divulgação de livros se tornou uma forma de atingir públicos que podem se interessar por novas obras ou, até mesmo, por títulos que já estão circulando no mercado, mas não tiveram a oportunidade de serem divulgados em larga escala.

Escritores independentes e editoras já perceberam que a estratégia dá certo. De acordo com uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, o TikTok, por exemplo, é uma das redes sociais que mais possui engajamento na hora de indicar livros e recomendar leituras.

A criatividade e as extensas opções de edição fazem da rede uma das preferidas dos “booktokers”, pois o formato de criar conteúdo e contar histórias é descontraído. Por isso, detalhamos abaixo o que você deve saber sobre marketing de influência para divulgação de livros:

 

Como funciona o marketing de influência para autores

 

Gerar diálogo e influenciar pessoas em suas decisões, jornadas de compra e formação de opinião são algumas das razões que levam marcas e personas a investirem em marketing de influência.

Por meio de estratégias de relacionamento, com perfis de influenciadores específicos e inseridos dentro de um determinado assunto, você consegue criar ações de comunicação capazes de gerar uma boa percepção sobre sua marca, lançamento, produto, serviço e, claro, indicações de livros.

Por isso, marketing de influência para divulgação de livros tem crescido e está entre as principais estratégias adotadas para autores e editoras, que desejam gerar “buzz” para as novidades que surgem no mercado literário.

 

Veja cases de divulgação de livros na imprensa

 

Principais redes sociais para divulgação de livros

 

Quando o entretenimento pode ser usado para informar, o marketing de influência passa a trazer resultados expressivos. Atualmente, o Instagram está entre os apps preferidos das pessoas. Depois do WhatsApp, que leva a marca de preferência de 53% das pessoas, segundo o Panorama Mobile Time, o Instagram é o segundo app mais visto no dia a dia.

Portanto, o marketing de influência para divulgação de livros pode explorar perfis em redes, como:

– Instagram

– Facebook

– TikTok

– YouTube

Vale ressaltar que, conteúdos gerados por influenciadores no TikTok, por exemplo, têm altos índices de compartilhamento pelo WhatsApp, considerando que o próprio aplicativo já incentiva este tipo de ação para as pessoas. Deste modo, veja que as campanhas com os influenciadores podem ganhar mais repercussão no principal aplicativo de mensagens da atualidade.

 

Permuta ou patrocínio nas redes sociais

 

Entre as campanhas mais praticadas no mercado está a permuta e o patrocínio de influenciadores.

A permuta funciona da seguinte forma. O autor ou a editora disponibiliza um número de livros para envio aos influenciadores e a agência atua selecionando os perfis ideais que receberão um exemplar. Eles terão mais detalhes da obra e podem falar do livro nos seus perfis, indicando a leitura e trazendo uma “sinopse” da obra.

Neste formato, não há garantia de que o influenciador irá falar do livro, mas com um trabalho profissional de uma agência, que realizará um filtro do perfil de cada influenciador já entendendo seu formato de trabalho, as chances de conseguir resultados, menções e divulgação espontânea são grandes.

campanhas patrocinadas existe a seleção de influenciadores e uma remuneração para que eles falem sobre o livro. Neste formato, autor ou editora e a agência definem um escopo de conteúdo que gostariam que influenciador abordasse, trazendo os principais pontos do livro para exposição.

Para uma campanha de marketing de influência para divulgação de livros patrocinada, é possível definir quantidade de conteúdo, como: números de posts no feed sugeridos, quantos stories serão realizados pelo influenciador ou se será um IGTV, reels ou mesmo se cabe um vídeo no YouTube.  Quando há remuneração, muitas vezes se recomenda formalizar o trabalho por meio de um contrato que definirá as estratégias entre autor ou editora e influenciador.

Seja permuta ou campanha patrocinada, o marketing de influência é uma oportunidade para vários tipos de escopos e budgets.

Marketing para divulgação de livros

Assessoria de imprensa com marketing de influência

 

Outro formato de divulgação que traz vantagens para o autor ou editora é a assessoria de imprensa atrelada ao marketing de influência. Enquanto a assessoria de imprensa se comunica com jornalistas e formadores de opinião, o marketing de influência pode ser adicionado como estratégia complementar.

Neste escopo de trabalho, a assessoria de imprensa leva o livro ao conhecimento da imprensa tradicional e digital, abordando jornais, revistas, sites, blogs, agências de notícias, canais de podcasts, além de rádio e TV. Em paralelo, também cria a estratégia de comunicação para levar as novidades do autor ou editora para os influenciadores, gerando uma comunicação 360 para o público.

A comunicação pode acontecer de maneira simultânea e, com exemplo, você pode conferir alguns cases abaixo que conquistaram resultados na imprensa e com influenciadores:

 

Como resultado, autores ou editoras que apostam numa estratégia de assessoria de imprensa com marketing de influência está em atingir públicos em todos os canais de comunicação, conquistando reconhecimento de marca na imprensa e visibilidade entre consumidores nas redes sociais.

 

Saiba mais sobre assessoria de imprensa para escritores 

 

Se você quer saber mais sobre marketing de influência para divulgação de livros, entre em contato pelo formulário de contato abaixo, que responderemos para você.

 

 

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