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Marketing imobiliário: 8 dicas para começar agora

03 maio, 2018

O marketing imobiliário é uma importante estratégia para empresas desse setor. Mais do que oferecer credibilidade para a sua empresa, pode ajudar em novos negócios. Por meio de estratégias de posicionamento no mercado digital, sua empresa pode conquistar mais resultados, que vão muito além daquela comunicação tradicional que o setor está acostumado. 

Desse modo, se você está em busca de tornar seu negócio referência, gerar credibilidade, reputação e autoridade no assunto, conheça mais sobre algumas estratégias que podem ajudar sua marca.

Veja a seguir as soluções de comunicação mais recentes para aplicar nas suas estratégias de marketing imobiliário e ter sucesso no seu negócio. 

8 Dicas para ajudar no marketing imobiliário

O marketing imobiliário é uma estratégia importante para as empresas que desejam ter mais autoridade no mercado e alcançar um número maior de pessoas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio.

1- Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é importante para diversos negócios do setor imobiliário, seja imobiliárias, incorporadoras, construtoras, intermediadoras de imóveis, associações, startups do mercado imobiliário, entre outras empresas do segmento.

Você sabia que entre 50% e 60% das notícias de jornais, revistas e portais são geradas por uma assessoria de imprensa? Os meios de comunicação são os grandes responsáveis por gerar credibilidade para o seu negócio, além de torná-lo referência no assunto.

Por isso, reforçamos abaixo o que a assessoria de imprensa oferece para o mercado imobiliário:

1) Uma assessoria de imprensa constrói relacionamento com a mídia e, por meio de matérias, entrevistas e reportagens em espaços espontâneos, traz mais credibilidade para sua empresa;

2) Uma assessoria de imprensa para o mercado imobiliário pode expor sua empresa em jornais, revistas, portais, blogs, redes sociais, além de emissoras de rádio e TV e tornar sua empresa referência no segmento;

3) Se sua empresa tem atuação nacional, é possível atingir a mídia de todo o Brasil. O mesmo vale para atuações locais e até na América Latina.

4) Por meio de estratégias de Digital PR, o marketing imobiliário pode contar com uma assessoria de imprensa que também abranja os novos canais digitais, como canais de podcast e Youtube, além da realização de um trabalho de link building.

 

Reportagem no Estadão
Assessoria de imprensa deve estar entre as estratégias de marketing imobiliário

 

Reportagem no Portal WebCasas
Reportagem no Portal WebCasas

 

Além do relacionamento com a mídia e da exposição positiva para o seu negócio, uma agência de comunicação para o mercado imobiliário não trabalha apenas gerando notícias sobre sua empresa, mas agregando valor por meio de soluções integradas de comunicação.

Ela também atua em outras soluções 360, que apresentamos abaixo:

 

2- Invista em sites e landing pages

 

O marketing imobiliário também está ligado ao investimento em landing pages. Afinal, o comportamento do consumidor mudou e as velhas boas práticas já não são tão boas assim.

Muito além da publicidade tradicional ou de contar com distribuição de panfletos para divulgar lançamentos imobiliários,  estar nas mídias digitais deve ser parte da estratégia de divulgação de empreendimentos.

Uma das primeiras etapas é investir em uma landing page com detalhes sobre o lançamento do imóvel, status da obra, contar com uma galeria de fotos do empreendimento, apresentar plantas, diferencial do projeto, etc. 

Trata-se de uma maneira fácil e rápida de divulgá-lo para o máximo de pessoas que possam se interessar. Além disso, com uma landing page você também consegue capturar leads e prestar um atendimento no ato do contato do cliente, seja por meio de WhatsApp ou chat. 

Alguns destaques podem ser apresentados nestas landing pages, como:

1) Data de abertura do estande de vendas;

2) Promoções ou brindes que farão parte do dia do lançamento;

3) Descontos que serão oferecidos para os primeiros compradores;

4) Detalhes do apartamento decorado;

5) Campo para captar e-mails de interessados que desejam receber mais informações.

6) Com a pandemia da covid-19, você também pode fazer um tour 360 pelo imóvel decorado, oferecendo mais comodidade para quem deseja ter uma experiência diferenciada com o lançamento. 

Uma opção que já existe em diversas empresas, independente do segmento, é o atendimento personalizado por chatbot. E esse atendimento, além de prático, também pode ser aplicado como estratégia de marketing imobiliário.  

Oferecer um atendimento rápido, personalizado e com um direcionamento para que os corretores possam atender os clientes com mais precisão, é uma boa prática. Ser ágil neste ponto é um diferencial, pois vemos cada vez mais clientes em busca de facilidades no seu dia a dia. 

Não se esqueça, sites e landing pages devem, obrigatoriamente, estarem adaptados para smartphones e carregarem rápido. De acordo com o Google, 40% das pessoas desistem do site se ela demorar para carregar. Mas, para te ajudar a entender se o seu site está adequado, faça um teste neste link e descubra a velocidade de carregamento da sua página. 

Estas facilidades são grandes premissas para o marketing imobiliário. Não perca negócios!

 

3- Conteúdos de qualidade são importantes

 

Vender ou alugar vai ser o objetivo de qualquer imobiliária ou construtora. Mas, conteúdos educativos e informativos sempre serão bem-vindos para seus clientes, pois ajudam no marketing imobiliário, além de agregar valor para quem está em busca de confiabilidade. 

Ter um blog atualizado é essencial. Então, publique conteúdos semanalmente, com dicas para seu público e se preocupe em ter recorrência e qualidade, pois além de ajudar no posicionamento orgânico do Google, também mantém a fidelidade do seu público. 

Apresentar informações e conteúdos para os seus leads é uma ótima maneira de construir autoridade para sua empresa.  Afinal, ajuda o seu negócio a ser tornar referência em um mercado tão competitivo, oferecendo assim mais credibilidade para a sua marca.

Você pode produzir conteúdos, como:

  • “Saiba como escolher um imóvel para locação”
  • “Como aproveitar pequenos espaços”
  • “Conheça os bairros com mais opções de transporte público”
  • “Como fotografar seu apartamento para vendê-lo mais rápido”
  • “Studios são a nova tendência do mercado imobiliário, saiba como escolher o seu”
  • “Comprar ou investir: imóveis ao lado do metrô são a bola da vez”

Você também poderá criar conteúdos para falar mais detalhes da inovação de um novo empreendimento, as tendências e curiosidades do projeto, assim como a proposta para quem deseja fazer renda ou morar. 

Desse modo, é possível afirmar que conteúdo de valor e marketing imobiliário estão lado a lado. 

 

4- Marketing imobiliário nas redes sociais

Quando falamos em marketing imobiliário, não podemos esquecer da presença do seu negócio nas redes sociais. Afinal, é por meio dessas redes que conseguimos alcançar um grande número de pessoas.

Em média, acessamos o smartphone 87 vezes ao dia e muitas vezes para navegar pelo Facebook, Instagram e TikTok, além de outras redes sociais. Por esse lado, é importante que o seu negócio esteja presente no digital. 

Sendo assim, ter uma fan page, um perfil no Instagram e um no TikTok são boas maneiras de estar onde o público também está. O conteúdo nas redes sociais não precisa ser engessado e o mercado imobiliário já provou que, o que faz diferença é entregar o que o público deseja: valor, informações sobre o imóvel, boas imagens ou vídeos e clareza. 

Além disso, busque levar atualizações das novidades da sua empresa ou do seu empreendimento para o público. Não se esqueça de interagir com os seguidores, busque tirar as dúvidas que surgirem e não deixe de responder a um possível cliente. 

É importante sempre lembrar que comprar um imóvel é uma decisão que leva tempo e, muitas vezes, requer um grande planejamento financeiro. Por isso, reconheça o estágio de compra que esse cliente pode estar e o mantenha informado – seja para o momento atual ou para, quem sabe, um próximo lançamento imobiliário no futuro. 

Deixar o seu negócio cada vez mais profissional é essencial para passar credibilidade ao seu público e manter um bom relacionamento.  

 

5 – Faça campanhas digitais nas redes sociais

O cenário no mundo das campanhas digitais mudou totalmente. Antes o cliente precisava abrir o jornal ou receber um panfleto no farol para saber das últimas novidades. Atualmente, temos os cookies que deixam rastros na internet sobre o que as pessoas estão buscando e, em apenas um clique, ela pode ser impactada pela sua empresa.

Esses meios também tornam mais fácil realizar a segmentação dos possíveis clientes, seja nas redes sociais e no próprio Google. Desse modo, é possível mapear e ter informações precisas para iniciar uma campanha de divulgação do empreendimento, de um imóvel para locação ou da sua casa de veraneio. 

A segmentação para publicidade nas redes sociais permite que você filtre o público que será impactado pela sua campanha. Seja por idade, faixa de renda, formação, localização, interesse ou interação em segmentos similares. Isso torna sua campanha mais assertiva com um mapeamento adequado para o público-alvo.

No final da campanha, você ainda confere as métricas e os resultados obtidos. Além disso, é importante ressaltar que as próprias redes sociais oferecem relatórios próprios. Desse modo, torna-se mais fácil entender a qualificação dos leads e entre outros dados.

Vale ressaltar que, com a segmentação das redes sociais, também é possível fazer captura de leads por meio de formulários de contato nas redes sociais. Essa opção torna a segmentação muito mais interessante para a empresa, devido a qualidade do lead que chega dessa maneira. 

 

 

Exemplo de campanha digital para marketing imobiliário
Veja um exemplo de campanha digital no Facebook

 

 

Marketing imobiliário nas redes sociais
Exemplo de marketing imobiliário nas redes sociais

6- Tenha boas práticas de SEO

Se você é uma imobiliária, construtora, uma startup da área ou até mesmo um portal do setor, você deve pensar quais são as palavras-chaves utilizadas para encontrar a sua empresa de forma orgânica. Parece simples, certo? Mas quando falamos de SEO, a estratégia exige tempo e dedicação. 

SEO é uma estratégia indispensável para ter sucesso na hora de fazer marketing imobiliário e estar nas primeiras posições orgânicas do Google. É uma possibilidade de melhorar os acessos à sua empresa e, consequentemente, gerar mais negócios.

Por meio de ferramentas de SEO, você consegue fazer uma auditoria no seu site e saber quais são as melhorias necessárias para impulsionar o site do seu negócio, tanto em aspectos técnicos quanto de conteúdo. Além disso, a partir do momento em que se investe em SEO, você também terá uma visão mais analítica para o posicionamento de concorrentes e como obter mais sucesso nas suas estratégias. 

 

7- Links patrocinados e geolocalização

 

Estar bem posicionado por meio de estratégias de SEO é essencial, mas investir em links patrocinados também é recomendado na hora de pensar em marketing imobiliário.

Links patrocinados são formas de publicidade que aparecem abaixo do campo de busca do Google, por exemplo, ou nas redes sociais. Você pagará por cada clique que o usuário fizer no seu anúncio.

Entre as vantagens de investir em links patrocinados está a segmentação de público, a otimização de verbas para canais que realmente tragam resultados, além métricas para acompanhar resultados.

Mais do que isso, se você possui um negócio local, você pode utilizar a geolocalização para impactar pessoas que estejam próximas da sua empresa e, assim, realizar campanhas para usuários que estão na região de um lançamento imobiliário, por exemplo.

 

Conheça estratégias de marketing para Instagram

 

8- Tenha um bom e rápido atendimento

Imagina que uma pessoa esteja buscando um imóvel e interaja com diversos anúncios e campanhas digitais da sua empresa. Na era digital, somos bombardeados por informações o tempo todo – principalmente pelo celular. Por isso, a partir do momento que você está promovendo campanhas em diversos meios, é preciso oferecer suporte de atendimento para não perder leads. 

Ser rápido no atendimento e no retorno às dúvidas, seja por e-mail, telefone ou WhatsApp, pode te garantir mais clientes convertidos. 

Mais do que oferecer um bom atendimento, certifique- se de que seus canais de comunicação estejam funcionando corretamente. Ou seja, se há formulários práticos nas suas campanhas digitais, site e blog, por exemplo, teste-os para garantir seu funcionamento adequado. Falhas técnicas podem acontecer, por isso, checar isso com frequência é fundamental. 

Se você precisa de mais dicas de marketing imobiliário para sua empresa, entre em contato conosco pelo formulário abaixo, que te responderemos em 24 horas: