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Marketing para Startups

25 junho, 2019

As startups estão cada vez mais consolidadas como um modelo de negócio de sucesso no Brasil. O último levantamento disponível mostra que existem aproximadamente 62 mil empreendedores no ramo – número alto para não pensar em marketing para startups, certo?

 

Sabe-se ainda, que são aproximadamente seis mil startups registradas no Brasil, segundo informações da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), que cadastra esse tipo de negócio. Contudo, a própria entidade afirma que deve existir aproximadamente 15 mil empresas neste modelo.

 

O setor também está movimentando cada vez mais a economia brasileira. Em 2018, o Brasil ganhou as primeiras empresas que passaram a valer mais de US$ 1 bilhão.

 

Além disso, o levantamento também mostra que a maioria das startups brasileiras está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desta forma, o que não faltam no mercado são boas ideias e, principalmente, no Sudeste, concorrência acirrada no setor.

 

Principais vantagens do marketing para startups

 

Comunicar, ser visto, ser referência, atrair leads, chamar atenção de investidores, participar de evento… Seja qual for o seu objetivo, há estratégias de marketing que podem atingir seu público-alvo.

 

Por tratar-se de uma área com representatividade expressiva, o trabalho de marketing para startups torna-se essencial. Tanto para divulgar as particularidades do seu negócio quanto para te posicionar como uma referência no seu segmento.

 

Não faltam opções para alavancar uma startup e, por isso, separamos as principais estratégias para que seu negócio tenha sucesso na comunicação! Vamos lá?

 

– Assessoria de imprensa

– E-mail marketing

– Marketing de conteúdo

– SEO e links patrocinados

– Redes sociais

– Produção fotográfica

 

Assessoria de imprensa para startups

 

Uma startup sempre é construída a partir de uma ideia inovadora. Desta forma, um ponto fora da curva representa uma grande possibilidade de tornar um assunto uma notícia de grande relevância.

 

Olhando por esta ótica, o trabalho de uma assessoria de imprensa para startups dará a visibilidade que as suas ideias merecem. Como consequência, os trabalhos realizados na sua startup serão divulgados de forma ampla e com credibilidade.

 

Outra grande vantagem de contratar os serviços de assessoria de imprensa é que, quando o seu negócio já estiver fazendo sucesso e a mídia estiver em busca de novidades, a equipe de jornalistas estará pronta para cuidar de tudo, organizar as informações que serão divulgadas e as entrevistas que serão realizadas.

 

Além de transformar o seu negócio em notícia, a assessoria de imprensa também pode tornar você uma referência no setor. Se, por exemplo, sua startup é voltada para o mercado pet, os jornalistas atuam para que todas as mídias do segmento conheçam o seu trabalho e todas as pessoas interessadas pelo assunto possam visualizar o que o seu negócio tem para oferecer.

 

Investidores também se atraem por notícias publicadas em mídias de grande destaque e renome. Portanto, se quer que o seu negócio tenha credibilidade, o papel da mídia é de extrema relevância.

 

Saiba mais sobre assessoria de imprensa para startups

 

Principais estratégias da assessoria de imprensa para startups

 

Assim como a assessoria de imprensa para outros modelos de negócio, a assessoria de imprensa para startups se baseia em estratégias fundamentais para a divulgação do seu negócio para a mídia.

Conheça as principais estratégias:

 

– Construção da imagem: trabalhar, por meio do envio de materiais à imprensa, a imagem do seu negócio.

 

– Divulgar produtos e serviços: a assessoria de imprensa transforma em notícia o que a sua startup oferece, para que a divulgação seja associada a credibilidade.

 

– Atingir possíveis clientes: uma estratégia de comunicação assertiva tem como meta conversar diretamente com quem pode ser um comprador do produto e/ou serviço oferecido pela sua startup.

 

– Divulgar novidades: o jornalismo tem a novidade como base para ser realizado. Portanto, quanto mais informações novas, maiores são as chances de uma publicação ser realizada.

 

– Sintonia com o cliente: independentemente da estratégia adotada pela equipe de comunicação, estar sempre de acordo com os anseios e necessidades do cliente é a chave para um trabalho eficiente de assessoria de imprensa.

 

E-mail marketing

 

Se você quer fidelizar clientes, o e-mail marketing é a estratégia ideal e é utilizada por 92% dos profissionais.

 

Criar uma comunicação com frequência pode aumentar as chances de fidelização do cliente, alcance da sua marca, além de ser um ótimo gatilho para novas aquisição de produtos e serviços.

 

Atualmente, já há boas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para quem deseja começar uma estratégia de sucesso.

 

Marketing de conteúdo para startups

 

Uma estratégia de médio ou longo prazo, marketing de conteúdo é uma maneira de construir relacionamento fiel com clientes. É entregar soluções efetivas e conteúdo valioso antes mesmo de tentar vender seu produto ou serviço.

 

Entre as principais estratégias de marketing de conteúdo, estão:

 

Inbound marketing: estratégia de conteúdo para trabalhar gatilhos nos exatos momentos de compra do consumidor, sendo eficaz e assertivo.

 

Conteúdo para blog: produção de conteúdo com frequência para apresentar as principais vantagens do que sua empresa oferece, resultados que entrega, vantagens e benefícios. Também é um canal para criar relacionamento com clientes e o ponto de partida para distribuir conteúdos para outros canais, como as redes sociais da marca.

 

 

Confira um post completo sobre como fazer marketing de conteúdo

 

SEO e links patrocinados

 

SEO é uma estratégia para melhorar o posicionamento do site do seu negócio no Google, por meio da busca orgânica. Através da otimização de palavras-chaves, seu conteúdo pode se tornar mais relevante para o Google e aparecer com prioridade para os usuários.

 

SEO é uma das estratégias de marketing para startups mais fundamentais, pois produzir conteúdo e não ser encontrado não parece efetivo.

 

Os links patrocinados, por sua vez, são a compra de palavras-chaves no Google. Você também consegue melhorar o posicionamento do seu site mais rapidamente, no entanto, pagando mais. A cada clique pela palavra-chave que aciona o seu negócio, você será cobrado e o valor desta cobrança vai depender do quão competitivo é o segmento do seu negócio.

 

SEO e links patrocinados são estratégias que se completam e, de qualquer forma, essenciais para o seu marketing para startups.

 

Redes sociais para startups

 

Não estar presente nas redes sociais é como não existir. Por isso, sua startup deve conhecer o potencial de cada rede social para definir se estará presente em todas ou se vai trabalhar com consistência em uma ou algumas delas.

 

Facebook, Instagram e Linkedin são algumas das redes sociais mais populares, que concentram a atenção dos usuários diariamente. No entanto, sua marca deve conhecer as características de cada rede social, sendo Facebook e Instagram voltadas para o público-final e o Linkedin mais recomendado para comunicação entre empresas.

 

Produção fotográfica

 

Quando falamos das estratégias acima, é válido ressaltar a necessidade de não esquecer de uma boa foto. Seja no e-mail marketing, no marketing de conteúdo ou nas redes sociais, cuidar da produção é a mesma coisa que cuidar da imagem do seu negócio.

 

Uma foto mal produzida pode espantar as pessoas ou não passar credibilidade. Pense em ter fotos profissionais para que seu marketing para startups comece bem feito.

 

Saiba mais sobre produção fotográfica para o seu negócio

 

Se você tem dúvidas sobre marketing para startups, entre em contato pelo formulário abaixo: