Skip to main content

O que é clipping?

30 março, 2017

O trabalho da assessoria de imprensa passa por diversas etapas, do briefing a divulgação, o contato com a mídia, as entrevistas e, por fim, os resultados. O clipping de notícias nada mais é que o resultado conquistado nos veículos de comunicação, ou seja, matérias, entrevistas e notícias que foram publicadas em jornais, revistas, portais, redes sociais, blogs, além de rádio e TV sobre determinado assunto divulgado por meio da sua agência de assessoria de imprensa.

 

Ter um clipping de notícias é o essencial para medir o retorno e interesse da mídia sobre o tema divulgado ou a pauta sugerida aos jornalistas, além de ter um arquivo para gestão de informação. É o clipping que vai medir o retorno sobre o trabalho que a assessoria de imprensa está fazendo para sua marca.  Diariamente, semanal ou mensal, ter um monitoramento dos veículos de comunicação é fundamental para que nenhum resultado seja perdido durante a divulgação de qualquer assunto sobre sua empresa.

 

Confira abaixo as principais características do clipping de notícias:

 

Como o clipping funciona?

Monitorar menções a sua empresa e consolidá-las são ótimas maneiras de medir o retorno da assessoria de imprensa, por isso, entenda:

1º) Ao contratar uma assessoria de imprensa se atente a maneira como os resultados são consolidados e se isso é feito internamente ou terceirizado.

2º) A Agência de comunicação pode ter um profissional dedicado a essa atividade para monitorar os veículos online e impressos por meio de plataformas e tecnologias variadas, consolidar as informações e enviar para seu conhecimento ou pode ter parceria com uma clipadora, que enviará os resultados consolidados em datas pré-definidas.

3º) Não há certo ou errado, fácil ou difícil, menos ou mais, apenas maneiras diferentes de buscar o melhor resultado para o seu negócio. O importante é que sua assessoria de imprensa traga os resultados com informações claras para você.

Um exemplo prático é realizar um monitoramento online diariamente sobre o seu negócio, por meio de palavras-chaves, termos utilizados no seu release, nas entrevistas realizadas para facilitar sua busca. E não há segredo, o Google – aliado a ferramentas exclusivas de monitoramento – é uma poderosa ferramenta para auxiliar na busca por resultados nos meios digitais.

 

Tipos de clipping

 

 

Digital: Monitoramento online as menções sobre a sua empresa na internet, abrangendo buscas em portais de notícias, blogs, fóruns, etc.

Clipping no Diário do Nordeste
Clipping online no Diário do Nordeste

 

Impresso: Monitoramento de uma vasta relação de jornais e revistas em todo o Brasil, que vão lhe trazer mais dimensão do nome da sua empresa em publicações segmentadas, gerais e exclusivas.

Clipping impresso Revista Exame
Clipping impresso Revista Exame

 

Rádio e TV: Monitorar emissoras de rádio e TV também é uma maneira de obter áudios e trechos de entrevistas realizadas em ambas as mídias. Por geralmente serem publicações pontuais, o ideal é solicitar o clipping logo após uma entrevista ou participação em um programa de TV ou de rádio. Algumas emissoras também disponibilizam links da sua programação na Internet, o que pode facilitar o acesso a informação.

 

Cliente Contatto em entrevista para o Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
Cliente Contatto em entrevista para o Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

 

Redes Sociais: É possível também monitorar menções e comentários da sua marca nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc. Um monitoramento nas redes sociais pode trazer uma visão mais ampla de clientes e consumidores.

 

Centimetragem: Para quem busca valoração de cada inserção na imprensa, a centimetragem é uma das alternativas para apresentar qual o valor que a matéria publicada teria se tivesse sido paga. Muitas assessorias de imprensa não consideram a centimetragem uma boa avaliação, pois compara a matéria publicada em um espaço editorial a uma publicidade. Controvérsias a parte, as avaliações ideais para sua empresa devem ser definidas de acordo com o seu objetivo e o que é mandatório para sua marca.

 

Como vou receber os clippings?

 

Todos os dias ou uma vez na semana? Confira abaixo:

 

Diário: Você terá acesso às matérias publicadas na imprensa assim que ela forem publicadas. Na Agência Contatto, por exemplo, todos os clientes, recebem diariamente um e-mail que consolida os resultados na imprensa. Dessa forma, o cliente fica ciente das publicações a seu respeito praticamente em tempo real.

Semanal: Jornais e revistas têm fechamentos diferentes dos veículos online, que são atualizados diariamente. Por isso, as publicações impressas passam por outro processo, como digitalização do arquivo e envio para o cliente. Há ainda a possibilidade de receber o material impresso, porém, com a digitalização essa maneira vem perdendo espaço cada vez mais.

 

Mensuração de resultados

 

A mensuração de resultados é uma ótima estratégia de comunicação para sua empresa. Os relatórios de assessoria de imprensa podem ajudá-lo na gestão da informação do seu negócio e a consolidação de resultados será primordial para definir novas estratégias para sua marca.

 

Essa consolidação pode lhe trazer informações, como:

 

– Dados quantitativos: número de produções divulgadas e mídias que publicaram matérias, releases, notícias, notas e entrevistas sobre sua marca;

– Entrevistas realizadas no período;

– Perfil dos veículos de comunicação que noticiaram informações sobre seu negócio, além da categoria das mídias;

– Tipos de mídias que deram espaço para o seu negócio;

– Principais estados e cidades que veicularam essas informações;

– Impacto das matérias na imprensa, como positivo, negativo ou neutro;

– Média da audiência alcançada por meio das publicações;

– Avaliação qualitativa de desempenho que pode ser elaborado pela assessoria de imprensa.

 

O clipping é sua fonte de informação. Quer saber mais sobre o trabalho de assessoria de imprensa? Acesse esse link e saiba quando contratar uma assessoria de imprensa.

Entre em contato pelo formulário abaixo para saber mais sobre clipping.

 

 

 

Fale com um consultor

Vamos fazer
Contatto?


Matriz
Rua Manoel Coelho, 676
cj 1316 e 1317 – Centro
São Caetano do Sul, São Paulo