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Entenda como a coletiva de imprensa funciona e de que maneira a agência de comunicação pode organizá-la”

 

A coletiva de imprensa é uma estratégia usada pelas assessorias de imprensa para ajudar marcas, empresas e personalidades na comunicação de algum fato relevante para a sociedade ou mesmo para gestão de crise de imagem. Prática, a coletiva de imprensa é um evento organizado pela agência de comunicação para comunicar uma informação em massa.

 

Utilizada para diversas finalidades, a coletiva de imprensa é uma estratégia elaborada pelas agências de comunicação em que os jornalistas são convidados a se reunirem em um local com dia e hora marcados para uma sessão de perguntas e respostas abertas, em que é possível esclarecer fatos, apresentar um lançamento de produtos ou mesmo comunicar fusões de empresas, novas unidades e nova diretoria, entre outras situações.

 

Realizadas geralmente na sede da empresa ou em algum hotel, a coletiva de imprensa é uma boa solução para otimizar a comunicação entre a empresa e a mídia, porém, quando a notícia é hipervalorizada pela assessoria de imprensa o resultado final pode ser falho. Por isso, nem tudo vale uma coletiva de imprensa, apenas assuntos de grande impacto devem se beneficiar da estratégia.

 

Como realizar uma Coletiva de Imprensa?

 

Abaixo, a Agência Contatto separou algumas dicas para realizar uma evento de sucesso.

 

  • Conte com o apoio de uma agência de comunicação para organizar o evento e ser responsável pelos contatos com jornalistas e demais interessados no tema
  • Determine o assunto a ser tratado e verifique se ele é interessante o bastante para virar notícia
  • Decida quem serão os porta–vozes que irão se pronunciar. Esses profissionais devem estar preparados para responderem as questões de maneira clara a objetivo. Dominar o assunto da coletiva de imprensa é essencial para não criar ruídos durante o evento
  • Decida o que será dito durante o pronunciamento, ou seja, tenha em mãos o que deseja ser comunicado para que qualquer imprevisto seja minimizado. Liste todos os assuntos relevantes que devem ser tratados e esclarecidos diante da mídia
  • Escolha a data da coletiva de imprensa com muito cuidado, para que não coincida com dias de outros eventos, comemorações, feriados, etc.
  • Escolher um local acessível e que atenda às exigências técnicas da imprensa, como necessidades de áudio, vídeo e wi-fi, além de todo suporte para transmissões que podem acontecer ao vivo
  • Faça contato com jornalistas que cubram o tema que será exposto para que se tenha um bom engajamento na realização da coletiva.
  • Após o evento, disponibilize um presskit com informações do que foi tratado na coletiva de imprensa, considerando nomes e cargos dos porta-vozes, contatos da agência de comunicação para tirar dúvidas e adicione dados sobre a empresa.

 

É comum ainda que alguns veículos de imprensa não possam comparecer, mas tenham interesse em receber o material pós-evento. Por isso, a agência de comunicação deve enviar as informações a essas mídias e ficar à disposição para esclarecer dúvidas ou ainda dar suporte em alguma informação complementar, etc.

 

A coletiva de imprensa é uma ferramenta usada esporadicamente, mas de grande relevância para mídia quando o assunto merece ser divulgado em massa. Portanto, identificar as necessidades do cliente é um trabalho de extrema importância. Ter uma agência de comunicação que saiba trabalhar os melhores pontos de uma marca, identificando seu perfil e objetivos, é fundamental para escolher as estratégias corretas que podem trazer a visibilidade adequada.

 

Você precisa de mais informações sobre assessoria de coletiva de imprensa? Entre em contato pelo formulário abaixo:

 

 

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