O que faz um assessor de imprensa?
O que faz um assessor de imprensa? Esse profissional é o responsável por conectar marcas, figuras públicas e negócios aos meios de comunicação. Geralmente, esse profissional faz parte de uma agência de assessoria de imprensa e, entre suas funções, está a de manter um bom relacionamento dos clientes com a mídia.
E para manter uma boa imagem ou mesmo iniciar a construção de um novo posicionamento, é essencial que o assessor de imprensa conheça seu cliente, os objetivos do negócio na mídia e como gerar valor, identificando dentro da empresa quais são as oportunidades de notícias.
Além disso, o assessor de imprensa também é responsável por gestão de crise e por identificar pontos sensíveis dentro da empresa, que podem prejudicar a imagem da marca na mídia ou gerar algum tipo de conflito no mercado.
Sendo assim, entenda o que faz um assessor de imprensa, qual a sua importância, e quais são as habilidades necessárias para conquistar resultados na mídia.
Leia a seguir neste artigo:
- O que faz um assessor de imprensa?
- Quais são as principais funções de um assessor de imprensa?
- Quais são as habilidades para trazer bons resultados para os clientes?
- Onde encontrar profissionais que trabalham com assessoria de imprensa?
O que faz um assessor de imprensa?
Jornalista ou Relações Públicas, o assessor de imprensa é o responsável por conectar empresas e profissionais como fonte de consulta na mídia. Ou seja, é ele quem identifica conteúdos relevantes para gerar visibilidade e reputação na mídia.
Esse conteúdo é gerado a partir de um planejamento tático, realizado entre cliente e assessor de imprensa. Durante um briefing, é o assessor de imprensa que vai ouvir seu cliente, entender seu objetivo e, após isso, elaborar sugestões de pauta e de posicionamentos para apresentar aos jornalistas.
É nesse momento também, que o assessor de imprensa identifica pontos fortes e diferenciais da empresa, além de ameaças que podem gerar crise de imagem. Portanto, o assessor de imprensa tem como função ser a ponte entre a sua empresa e a mídia.
Vale lembrar que, o objetivo do assessor de imprensa é conquistar mídia espontânea em veículos que façam sentido para os objetivos da empresa. Desta forma, é função do profissional mapear veículos de comunicação de relevância e, também, as mídias de trade, ou seja, a imprensa nichada para o segmento do cliente.
É por meio da estratégia de assessoria de imprensa, que marcas e figuras públicas conseguem alcançar mais visibilidade e também passar credibilidade e autoridade sobre sua empresa e carreira.
Quais são as principais funções de um assessor de imprensa?
Agora que você já sabe o que faz um assessor de imprensa, é importante entender quais são as principais funções que esse profissional realiza para alcançar os objetivos do seu cliente.
Planejamento e alinhamento de estratégias
O primeiro passo é elaborar um briefing para colher as principais informações sobre o negócio do cliente, histórico da empresa, pontos fortes e fracos, além de identificar os porta-vozes mais preparados para atender as demandas de imprensa.
Depois do briefing, a próxima etapa é elaborar um planejamento de pautas a partir do que foi identificado com o cliente no briefing inicial. Com um bom plano tático, o assessor de imprensa estará com os conteúdos necessários para iniciar o seu trabalho.
É importante dizer que cada empresa ou figura pública precisa de um planejamento único e direcionado aos seus propósitos na imprensa. Por isso, é tão importante que o cliente esteja envolvido com sua assessoria de imprensa e participe ativamente com sugestões de conteúdo, alimentando seu assessor de imprensa dos acontecimento internos, feira e eventos que participa, entre outras atividades do negócio.
Press releases e conteúdos
Após realizar toda a estratégia de comunicação e planejamento, é hora de partir para a execução. O press release é um conteúdo, que tem como característica ser o mais próximo de uma notícia possível.
É ainda uma das ferramentas mais utilizadas na assessoria de imprensa para manter o jornalista informado sobre os acontecimentos do cliente. Por meio do conteúdo do release que os veículos de comunicação avaliam a notícia, e a possibilidade de fazer mais algum desdobramento em cima do comunicado recebido.
Follow up
Essa é uma estratégia usada pelos assessores de imprensa, com o objetivo de manter um relacionamento com os jornalistas. Na prática, o follow-up é utilizado para apresentar mais detalhes de uma pauta, divulgar o cliente para os veículos de comunicação, além de estreitar o relacionamento entre a empresa e o jornalista.
Atualmente, o follow-up é realizado por telefone ou mesmo pelo WhatsApp, pois se tornou uma ferramenta prática e rápida na comunicação e retorno entre ambos.
Clipping de notícias
O clipping nada mais é do que um compilado diário de notícias sobre a marca na mídia. É uma das maneiras de mensurar os resultados da assessoria de imprensa e, atualmente, traz métricas importantes sobre o trabalho, como valoração das matérias na mídia, audiência atingida, quantidade e qualidade das inserções conquistadas, além de outras informações.
Geralmente, o clipping de notícias é diário e mensal, quando o assessor de imprensa fecha um relatório que consolida o trabalho desenvolvido no mês e apresenta uma visão macro dos resultados obtidos.
Media training
Quando o porta-voz de uma empresa não está preparado para lidar com a mídia, é a hora que o assessor de imprensa sugere um media training. Trata-se de um treinamento para apresentar as dinâmicas de assessoria de imprensa ao cliente, ou seja, como cada veículo de comunicação se comporta e como ele, representante da empresa, pode tirar o máximo potencial disso.
É por meio de treinamento teórico e prático, que os profissionais se preparam para se posicionarem de forma adequada junto aos jornalistas.
Gerenciamento de crises
Quando buscamos entender o que faz um assessor de imprensa, é importante ressaltar que esse profissional trabalha também no gerenciamento de crises. Então, prever situações de crise de imagem que possam surgir é parte do trabalho estratégico da assessoria de imprensa, assim como gerenciar crises que já estão acontecendo.
Quais são as habilidades que esses profissionais precisam?
Agora que você já entendeu o que faz um assessor de imprensa e quais são as principais atividades que esse profissional realiza, é importante ressaltar que algumas habilidades e funções também estão se tornando essenciais para quem busca se atualizar e atender melhor os seus clientes.
Sendo assim, é importante que esses profissionais estejam acompanhando as evoluções do mercado, dominando temas importantes, como:
- Produção de conteúdo e inteligência artificial
- KPI´s/métricas de resultados na assessoria de imprensa
- Conteúdo voltado para SEO
- Estratégia voltada para novos canais digitais, como podcasts
- Relacionamento com influenciadores
Onde encontrar profissionais que trabalham com assessoria de imprensa?
Agora que você já sabe o que faz um assessor de imprensa, é importante encontrar profissionais capacitados, que estão preparados para atender a sua empresa com planejamento e estratégia para obtenção de resultados.
Caso você esteja com alguma dúvida sobre assessoria de imprensa, entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos o mais breve possível.