Skip to main content
21 setembro, 2022

Redes sociais para o mercado pet: domine para ser referência!

21 setembro, 2022

Redes sociais para o mercado pet estão entre as soluções de marketing mais investidas entre as marcas. Com mais de 285 mil empresas no país desse setor e cerca de 139,3 milhões de pets no Brasil, segundo a ABINPET, se destacar neste setor exige planejamento e criatividade. 

As redes sociais vem sendo uma das melhores formas de passar credibilidade e autoridade para o público, além de gerar relacionamento com clientes. Sendo assim, contar com estratégias e ferramentas vêm sendo cada vez mais importante para as empresas.

Além disso, os clientes estão cada vez mais criteriosos quando o assunto é contratação de serviços e produtos. Pensando nisso, contar com a ajuda de uma empresa especializada em redes sociais para o mercado pet é uma ótima escolha para que você possa se tornar referência neste ramo.

 

Leia mais: TikTok para empresas: Como fazer sucesso lá?

 

Sendo assim, veja como seu negócio pode se destacar usando as redes sociais e conheça estratégias para adotar em suas publicações.

Leia a seguir neste artigo:

  • Por que ter redes sociais para o mercado pet?
  • Quais são as melhores redes sociais para o mercado pet?
  • Veja 3 dicas para destacar o seu negócio por meio das redes sociais

Por que ter redes sociais para o mercado pet?

Assim como diversos mercados, o setor pet cresceu e o Brasil já representa a segunda maior população de animais no mercado mundial. Então, se destacar e estar cada vez mais próximo do cliente para mostrar seu diferencial é fundamental. 

Sendo assim, contar com a ajuda das redes sociais para o mercado pet é essencial, mas deve ser feito de forma estratégica. Quando você passa a usar as redes sociais a seu favor, você conquista diversas vantagens e benefícios, como:

  • Interação com o seu cliente e maior conexão;
  • Ganho de prova social, tornando-se referência;
  • Aumento da visibilidade do seu negócio;
  • Alcance de mais clientes;

Mais credibilidade e autoridade para ao público;

  • Divulgação de produtos e serviços;
  • Possibilidade de criar campanhas localizadas para promover o seu negócio.

Desta forma, as redes sociais para o mercado pet exigem planejamento de conteúdo, que pode ser interativo, apresentando mais os bastidores da empresa e trazendo humanização para a marca, além de promover produtos e serviços.

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

Quais são as melhores redes sociais para o mercado pet?

Segundo o relatório da We Are Social e Hootsuite, essas são as redes sociais mais utilizadas no Brasil. 

 

  • Youtube: 138 milhões 
  • Instagram: 122 milhões
  • Facebook: 116 milhões 
  • TikTok: 73,5 milhões
  • Linkedin: 56 milhões 
  • Pinterest: 30 milhões
  • Twitter: 19 milhões

 

Diante de números expressivos de usuários, o mercado pet também conta com suas particularidades na hora de estar presente nas redes sociais.

Sendo assim, para escolher as redes sociais que você precisa usar, é necessário levar em conta onde o seu público-alvo está e o que ele consome. Além do mais, é importante entender quais objetivos você deseja alcançar. 

Vendas? Reconhecimento de marca? Relacionamento com o cliente? Visibilidade? São muitas perguntas que ajudam você a ter mais clareza sobre o que deseja para o perfil. 

Ao responder essas perguntas, você vai identificar seu propósito e terá mais clareza sobre qual rede social a grande maioria do seu público está. Desta forma, garantirá mais sucesso no seu planejamento. 

E para te ajudar a se aprofundar mais no assunto, entre as diversas redes sociais apontadas no relatório acima, separamos quais podem ser mais vantajosas para o mercado pet, veja a seguir:

 

  • Youtube

 

Com 138 milhões de usuários no Brasil, o Youtube é a segunda plataforma de busca mais utilizada depois do Google. É nela que você pode explorar conteúdos mais completos e longos, ou seja, aqueles que ensinam alguma coisa. 

 

Por meio dela, você consegue aparecer e conquistar novos clientes e oferecer conteúdos de alta qualidade para o seu público. 

 

Sendo assim, você pode investir em tutoriais, passar informações de como cuidar de um pet, o que não pode fazer, por exemplo, etc. Por meio destes vídeos e tutoriais, diversas pessoas passam a conhecer a sua marca e entender como você pode gerar valor para elas. 

 

  • Facebook

 

Com 116 milhões de usuários no país, o Facebook também é uma rede social indicada, pois conta com diversas ferramentas de divulgação. Além disso, grande parte do público está neste ambiente, uma vez que ele também concentra outras conexões importantes, como Instagram. 

 

Por meio desta rede social, você consegue publicar fotos, artigos, vídeos e criar campanhas patrocinadas no Facebook e no Instagram (feed e story). Vale ressaltar que as segmentações detalhadas são o grande diferencial para quem deseja promover a marca nas redes sociais. 

 

AGENDE UMA REUNIÃO

 

  • Instagram 

 

O instagram é uma rede social que oferece ao público um grande apelo visual. Sendo assim, contar com imagens e vídeos curtos criativos e publicações estratégicas para esta rede social pode oferecer ótimos retornos.

Você pode incluir conteúdos relevantes para os seus seguidores e gerar vínculo por meio de publicações nos stories. Além disso, pode oferecer uma grande interação e conferir métricas importantes sobre público-alvo, idade, gênero, melhores dias e horários para postar, entre outras informações sobre o seu perfil.  

Então, quando falamos sobre redes sociais para o mercado pet é possível concluir que o instagram é uma opção e oferece diversas oportunidades.

Veja 3 dicas para destacar o seu negócio por meio das redes sociais

Para destacar o seu negócio por meio das redes sociais para o mercado pet, é importante que você publique conteúdos de valor e conte com uma boa estratégia de marketing digital. Veja 3 dicas para destacar o seu negócio em ambiente digital.

1- Esteja com sua persona bem definida

Saber qual é a sua persona é o primeiro passo para quem busca alcançar resultados positivos. Ao conhecer as “dores” do seu cliente, você conseguirá transformá-las em conteúdo. 

Depois de investir no conteúdo, é hora de acompanhar as métricas para entender o comportamento do seu cliente, ou seja, o que mais está trazendo resultado? O que converte mais? Com isso em mãos, você já sabe qual tipo de conteúdo funciona melhor na rede social da sua marca. 

2- Faça ações criativas

Sabemos que os consumidores são apaixonados por marcas inovadoras. Então, é importante que você coloque estratégias, como concursos culturais e quiz, nas suas redes sociais para conquistar novos clientes e até mesmo engajá-los. 

É importante que as ações sejam criativas e feitas por meio das redes sociais, trazendo os clientes como protagonistas.  

3- Invista em vídeos

Os vídeos são um dos formatos de conteúdo mais consumidos pelas pessoas nas redes sociais, dado o crescimento do TikTok, que já possui 1 bilhão de usuários no mundo, e do Reels no Instagram, que busca ganhar audiência no formato. 

Sendo assim, apostar em vídeos criativos e que ofereçam entretenimento para os seus seguidores é uma estratégia praticamente obrigatória se você quer ter sucesso nas redes sociais. 

Em particular para o mercado pet, o engajamento de vídeos que tratam sobre a saúde e bem-estar dos animais, até aqueles mais engraçados, apresentam índices de engajamento elevados. 

Desse modo, as redes sociais para o mercado pet devem contar com uma grande variedade de conteúdos e, claro, acompanhar as trends que surgem para não perder oportunidades de posicionamento digital. 

Oferecer conteúdo de alta qualidade, de forma constante, manter relacionamento com o público e alcançar metas exige planejamento. Contar com a ajuda de profissionais especializadas para isso pode ser muito mais vantajoso para a imagem do seu negócio. 

Se você busca mais informações sobre redes sociais, entre em contato pelo formulário abaixo, que retornaremos em 24h.