O vídeo institucional é um dos recursos utilizados pela assessoria de comunicação para transmitir mensagens sobre diversos assuntos de uma empresa ou falar sobre produtos e serviços, de maneira bastante eficiente (Se você quer entender as diferenças entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, leia nosso post sobre o assunto clicando aqui!). A estratégia é vantajosa por aproveitar-se de recursos audiovisuais, que transmitem informações de forma atrativa e memorável.

Quantas vezes você já se deparou com vídeos institucionais no seu dia a dia? Pois é, parece que o tempo todo nós somos impactados por vídeos, seja no ambiente de trabalho ou mesmo nas redes sociais.

Quando um conteúdo chega ao seu público-alvo por meio de vídeo institucionais, as chances do seu cliente ter interesse pelo que você está apresentando são maiores. Além disso, o áudio, aliado a uma animação ou imagem em movimento, contribui para que os dados se fixem na memória de quem está assistindo.

Os vídeos institucionais oferecem mais dinâmica na comunicação, apelo visual e interação, sua marca pode ganhar mais chances de ter o material da sua empresa compartilhados em outros canais de comunicação – seja ele um e-mail ou mesmo em plataformas digitais.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: vídeos institucionais

 

O que abordar?

Os vídeos institucionais podem tratar de diversos temas. É possível falar sobre a trajetória de um profissional, a história de uma empresa, os produtos e serviços que oferecem, os diferenciais, prêmios conquistados, principais clientes e projetos atendidos e entregues, além de transmitir os valores do negócio.

É possível ainda, utilizar vídeos para repercutir algum assunto que esteja em alta no momento ou mesmo tornar o vídeo como um canal de comunicação com seu mercado.

É importante deixar claro que as estratégias de vídeos institucionais são diferente de uma propaganda. Trata-se de uma forma indireta e informativa de divulgar sua marca, por meio de dados relevantes, em vez de palavras no imperativo como “compre determinado produto” ou “contrate tal serviço”.

Por isso, caprichar no conteúdo lhe trará mais relevância para a mensagem que você deseja passar.

 

Meios de divulgação

Com o avanço da tecnologia e do acesso ao smartphone, as opções de meios de divulgação de vídeos institucionais são grandes e fácil alcance para o seu negócio.

O conteúdo pode ser compartilhado em redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Google+, estar disponível em plataformas de vídeo como o YouTube e o Vimeo e, ainda, ser propagado espontaneamente via aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

Além da internet, muitos outros ambientes ajudam no consumo de vídeos sem a necessidade de estar conectado em um computador ou smartphone. É possível que o vídeo institucional seja reproduzido em uma sala de espera, em telas de locais públicos, como elevadores, ou em uma televisão, por exemplo.

 

Resultados para sua marca

Vídeos institucionais criados profissionalmente têm como objetivo fazer com que novas pessoas conheçam a sua marca e também fidelizar clientes e consumidores. Além disso, a credibilidade da sua empresa também pode aumentar, principalmente se o conteúdo estiver relacionado a informações relevantes.

Por meio desse crédito é possível que surjam novas relações de negócio com investidores, outras empresas ou clientes, dependendo do caso.

A eficiência deste resultado justifica-se por diversos aspectos. Um dos pontos em que vídeos institucionais destacam-se sobre texto ou imagem é que um vídeo é versátil e pode ser compartilhado mais facilmente – em diversas plataformas. Por conta do fácil acesso, a probabilidade do seu conteúdo despertar interesse do público-alvo aumenta ainda mais.

E vantagens do conteúdo audiovisual na internet não param por aí. Além de serem facilmente compartilhados, os vídeos institucionais têm preferência nos mecanismos de busca. Isso significa que, quando um vídeo traz palavras chaves procuradas no Google, as chances de aparecer na primeira página são maiores do que um site com foto e texto.

 

Cuidados na hora de criar seu material

Para que o vídeo institucional gere bons resultados é preciso cuidar do conteúdo e da produção do material. É fundamental que o conteúdo seja produzido por profissionais capacitados. É neste ponto que a assessoria de comunicação utilizará de toda a sua expertise para garantir que os objetivos sejam atingidos com qualidade.

É imprescindível que tudo seja feito por meio de um bom planejamento, definindo tópicos, como:

– Persona do vídeo (quem é o público alvo da empresa)

– Tempo médio de duração do vídeo

– Descrição do que será transmitido, definindo assim um roteiro com começo, meio e fim

– Produção de imagens, computação gráfica e imagens que serão utilizadas

– Narrativas ou conteúdo apresentado pelo dono do negócio

– Plataformas de distribuição

Com base nas etapas acima, o plano a ser traçado levará em consideração a demanda, o contexto social e o perfil da empresa para poder atingir o objetivo do vídeo institucional.

 

Entre os tópicos que merecem mais cuidado, podemos ressaltar que são: assunto do vídeo e público-alvo.

É preciso definir bem quem será o público-alvo do seu vídeo, assim você evita ser superficial. Exemplo: Se você é advogado ou médico e quer um vídeo sobre o seu negócio, você não deve usar jargões no seu vídeo institucional, pois corre o risco de não ser compreendido ou deixar alguma brecha para dúvidas.

O melhor é sempre utilizar linguagem simples, objetiva e direta. É preciso priorizar a clareza na hora de transmitir uma mensagem, aliando à criatividade que os recursos audiovisuais permitem.

Na hora de ser criativo basta apenas ter cuidado para não exagerar. Um vídeo de 30 minutos é indicado para um curso online ou um tutorial, mas um vídeo institucional não deve passar dos 4 minutos.

É preciso manter diversos elementos para prender a atenção de quem está assistindo, mantendo a objetividade no discurso. Assim, o conteúdo será assistido até o final e ainda será lembrado pelo seu público.

Nós, da AGÊNCIA CONTATTO, estamos prontos para te ajudar neste e em outros diversos assuntos relacionados a tornar sua marca ainda maior, portanto, entre em contato conosco através do formulário abaixo e nos solicite um plano, uma reunião ou apenas tire suas dúvidas. Estamos esperando seu CONTATTO!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games