Os termos são semelhantes, mas existem muitas diferenças entre o trabalho de uma assessoria de imprensa e o de uma assessoria de comunicação. Enquanto a primeira equipe de profissionais exerce um trabalho mais direcionado e específico, a segunda atua de forma mais abrangente.

Preparamos para você um artigo sobre a diferença entre os dois tipos de trabalho. Confira e veja qual é o mais adequado para as necessidades da sua empresa.

assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa é mediar o relacionamento do seu negócio ou figura pública com a mídia. A equipe, formada geralmente por Jornalistas e Relações Públicas, gerencia as informações que são divulgadas aos meios de comunicação, além de ser um trabalho estratégico para sua marca levar conteúdo relevante para a mídia.

Atividades do assessor de imprensa

As atividades do assessor de imprensa podem ser realizadas de maneira ativa ou espontânea:

No primeiro caso, os jornalistas sugerem aos repórteres pautas sobre assuntos relevantes e de interesse público, que envolvam o porta-voz da empresa ou a figura pública assessorada. As sugestões também podem ser feitas por meio de eventos, ligações ou entrevistas coletivas, por exemplo.

No caso do trabalho espontâneo, o assessor de imprensa administra entrevistas em que o próprio repórter teve o interesse em fazer o contato. É o acontece com empresas que já possuem uma grande reputação e credibilidade no seu mercado ou mesmo têm uma grande relevância pela sua prestação de serviços à sociedade, por exemplo. O mesmo raciocínio serve para personalidades ou profissionais que possam oferecer algum tipo de esclarecimento, como médicos ou advogados, por exemplo.

Outra atividade do assessor de imprensa é atuar no gerenciamento de crise. Caso o repórter queira entrar em contato com a fonte para questionar sobre algum problema, é papel do jornalista intermediar e preparar o entrevistado.

Para mensurar os resultados de uma assessoria de imprensa os relatórios podem ser elaborados por meio do clipping de notícias. A ferramenta permite saber o que está sendo dito sobre o cliente na mídia. Em geral, as publicações positivas são resultados do trabalho ativo e as publicações negativas geram estratégias para manter o prestígio na imagem da pessoa pública ou empresa.

Se você está em dúvida sobre o trabalho de uma assessoria de imprensa e uma assessoria de comunicação, você está prestes a sanar suas dúvidas.  A assessoria de imprensa é a opção ideal para a sua empresa se o seu objetivo é manter ou aumentar a credibilidade e popularidade da marca. É o trabalho ideal para consolidar uma imagem e administrar as relações com a mídia.

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Abaixo, agora, você ficará por dentro da assessoria de comunicação.

 

Assessoria de comunicação

A assessoria de comunicação é um trabalho mais abrangente. A atividade inclui soluções nas áreas de Publicidade, Jornalismo, comunicação corporativa, gestão de redes sociais, e, em alguns casos, até mesmo recursos humanos.

Neste caso, a essência do trabalho é mais regida pelo marketing do que pelo Jornalismo. A comunicação vai muito além da imprensa e engloba o público geral, outras companhias e os próprios colaboradores de sua empresa.

Desta maneira, a equipe de assessoria de comunicação fica responsável pela criação de newsletters, jornais internos, organização de eventos, desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, além de gestão de redes sociais, entre outras atribuições.

Outra atribuição dos profissionais da assessoria de comunicação é avaliar os pontos negativos de uma instituição e propor melhorias, em diversas áreas. Neste caso, a solução de problemas também faz parte da estratégia de gerenciamento de imagem. Por isso, assessoria de comunicação x assessoria de imprensa possuem definições próximas, mas cada uma com abrangências diferentes.

Outro destaque do trabalho da assessoria de comunicação está na relação entre os executivos, proprietários e funcionários da empresa, que também é avaliada pela equipe. Neste caso, são criados canais para a melhoria da comunicação interna. Dessa forma, se garante um bom relacionamento interno que reflete diretamente nos resultados do seu negócio.

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Portanto, se você procura um trabalho de comunicação mais abrangente, que atue em diversas áreas de sua empresa, essa é a melhor opção entre assessoria de comunicação x assessoria de imprensa. De qualquer maneira, cuidar da imagem de uma companhia, seja de forma específica ou geral, reflete diretamente nos resultados financeiros, pois uma empresa com credibilidade tem vantagens sobre a concorrência na conquista de clientes.

Um trabalho de assessoria de comunicação visa olhar, antes de tudo, para o problema da sua marca a fim de propor soluções customizadas para atingir os objetivos da sua empresa.

Nós, da AGÊNCIA CONTATTO, somos especialistas em ambas consultorias. Então se você quer mais esclarecimentos sobre o assunto ou deseja obter uma estratégia sob medida para sua empresa, entre em contato conosco através do formulário abaixo!

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