Sem tempo para ler? Ouça este conteúdo quando quiser.

 

Você já pensou em investir em uma assessoria de imprensa para e-commerce? Esse mercado está em constante crescimento no país e só em 2016 faturou R$ 53,5 milhões. Os clientes cada vez mais preferem fazer compras do conforto de casa e com a praticidade das lojas virtuais.

Em meio ao desenvolvimento do setor, é preciso estar antenado para conseguir destacar o seu negócio. É exatamente neste ponto que entra a assessoria de imprensa para e-commerce, que tem o papel de deixar sua loja virtual sempre em evidência, garantindo visibilidade da melhor maneira possível.

 

O crescimento do e-commerce no Brasil

 

Até o fim de 2017, a expectativa de faturamento do comércio eletrônico é de R$ 59,9 milhões, conforme previsto pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para chegar a este número, as lojas virtuais devem receber mais de 200 milhões de pedidos. Com isso, o aumento comparando ao último ano será de 12%.

Os dados apresentados revelam que o setor é próspero, mas é preciso enxergar o outro lado da moeda: o crescimento no número de lojas virtuais também mostra um aumento na concorrência. Por esse motivo, você que investiu no comércio eletrônico deve estar preparado para sempre sair à frente e destacar-se em meio a milhares de sites de vendas.

Além disso, eventos com a Black Friday se mostram como oportunidades promissoras para você ter ainda mais sucesso na divulgação da sua loja virtual.

 

Assessoria de imprensa para e-commerce: como alavancar sua loja virtual?

 

A assessoria de imprensa para e-commerce vai muito além de um simples anúncio para a sua loja virtual.

Enquanto uma propaganda traz apenas mais uma opção de compra ao seu possível cliente, uma reportagem na mídia, articulada pela assessoria, garante notoriedade e credibilidade aos seus produtos e principalmente reputação para sua loja virtual.

Imagine a diferença entre ter a sua marca em um anúncio no canto da tela do computador ou na manchete de um grande jornal ou revista. Com certeza, o consumidor dará preferência para a publicação orgânica, pois saberá que você não pagou diretamente para que alguém escrevesse sobre os benefícios do seu produto, o que significa que aquilo que você está vendendo é realmente bom.

Sua loja virtual pode ficar em destaque na TV, no rádio, em revistas, nos mais diversos portais ou em grandes jornais do país. O papel da assessoria de imprensa é levantar assuntos relevantes relacionados à sua loja ou produto, para que ambos virem notícia e ganhem destaque na mídia.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA E-COMMERCE

Como é o processo até chegar à notícia publicada?

 

O primeiro passo é entender quais são as necessidades e prioridades da sua loja virtual. Em uma reunião é possível conhecer bem as particularidades do seu e-commerce e os objetivos a serem alcançados com o trabalho de assessoria de imprensa.

Partindo deste princípio, a equipe fará um planejamento de comunicação com o foco no objetivo final: publicações em mídias diversas. Neste momento, são definidas estratégias e um cronograma de ações.

Em seguida, é feito um mapeamento completo de veículos de comunicação para definir em quais mídias a publicação pode ser mais eficiente, atingindo o maior número de possíveis leitores.

Podem ser inclusos os veículos de massa (que têm bastante audiência e tratam de vários temas), mídias segmentadas (que tratam de determinado assunto e podem ser úteis para mercados de nichos) ou influenciadores (pessoas que têm blogs ou canais de vídeo com vários seguidores).

São diversos os mecanismos para atingir os objetivos citados. O mais importante de todos é a expertise da assessoria de imprensa para e-commerce, que vai avaliar o melhor momento para sugerir os melhores assuntos para a mídia, acompanhando tendências e temas mais comentados.

As sugestões podem ser feitas por meio das seguintes ferramentas:

  1. Mailing list: uma lista com contatos estratégicos para o envio de sugestão de pautas.
  2. Releases: textos com assuntos diversos relacionados à loja virtual, enviados aos jornalistas ou influenciadores.
  3. Press kit: envio de amostras dos produtos para os jornalistas ou influenciadores para que possam conhecer e avaliar as mercadorias e, possivelmente, escrever sobre aquilo que receberam.
  4. Follow up: ligações para os veículos de comunicação para uma aproximação mais eficiente.
  5. Galeria de imagens: Uma wishlist de fotos de produtos que estão em alta podem ser enviados aos jornalistas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA E-COMMERCE

Você também encontra mais estratégias de comunicação neste artigo

Resultados do trabalho de assessoria de imprensa para e-commerce

 

A assessoria de imprensa pode te dar a oportunidade de ser entrevistado para falar sobre diversos assuntos relacionados ao seu negócio, sua expertise como profissional, além de produtos.

Se você vende roupas infantis, por exemplo, poderá falar com os jornalistas sobre o segmento de moda infantil, crescimento do nicho, oportunidades, dicas, produções de moda e fotográficas, além de outros assuntos relacionados ao e-commerce.

Quando as notícias começarem a ser publicadas, sua loja virtual passará a ganhar mais reputação, credibilidade, notoriedade e conhecimento público, além de também melhorar seu posicionamento orgânico nos buscadores.

Em longo prazo, a assessoria de imprensa para e-commerce pode ser uma ferramenta estratégica para seu negócio, pois lhe proporcionará visibilidade entre os públicos como, grande imprensa, influenciadores e mídias especializadas.

Você pode conferir um case de sucesso para o varejo neste artigo também. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre como uma assessoria de imprensa para e-commerce pode te ajudar, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games