26 abril, 2019

Assessoria de imprensa para gastronomia

26 abril, 2019

Comer fora de casa é cada vez mais comum na vida do brasileiro. Seja por falta de tempo, por preferência, lazer, encontro de amigos, confraternizações, entre outros motivos.

De acordo com o Sebrae Nacional, o setor de gastronomia apresenta uma expansão anual de aproximadamente 10%. Com as demandas em constante crescimento, é fundamental o trabalho de assessoria de imprensa para a área.

Desta forma, o cliente que está buscando um local de qualidade para comer sempre terá boas referências do seu estabelecimento, independentemente do tipo de gastronomia oferecida pelo seu negócio.

Além disso, o setor é complexo, pois além de gerar aproximadamente 450 mil novos empregos por ano, cerca de 35% dos estabelecimentos do setor fecham as portas em até dois anos, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Estas informações reforçam a necessidade de buscar consolidação no mercado e não somente procurar atrair clientes por meio de ações de comunicação para seu restaurante, bar, bistrô ou mesmo se você é um chef de cozinha.

A assessoria de imprensa para gastronomia traz diversas estratégias para o segmento. Não importa se você atende ao consumidor final ou comercializa produtos alimentícios específicos.

Para cada negócio, há uma forma diferente de fazer assessoria de imprensa e garantir que o seu empreendimento fique em evidência.

Estratégias de assessoria de imprensa para gastronomia

Mesmo que cada área da gastronomia apresente suas características e tenha necessidades próprias, existem algumas estratégias em comum que uma equipe de assessoria de imprensa pode adotar ao atuar neste segmento.

Confira as principais estratégias:

Utilizar conteúdo audiovisual: fotos e vídeos são elementos essenciais quando o assunto é comida. Divulgar informações por meio de imagens, sejam elas estáticas ou em movimento, é uma excelente forma de cativar o cliente, estimulando a memória visual de quem estiver recebendo a informação. As redes sociais são grandes aliadas deste tipo de conteúdo.

Divulgar informações relevantes: a mídia vive de informações quentinhas e importantes. Desta forma, é papel da assessoria de imprensa para gastronomia encontrar em seu negócio uma notícia que pode estampar as capas de jornais ou ser grande destaque na TV ou no rádio.

Enviar press kits a jornalistas: além de enviar informações, a assessoria de imprensa também pode utilizar como estratégia o envio de itens de degustação para os repórteres ou, até mesmo, convites para que conheçam o estabelecimento.

Saiba mais como criar um presskit de impacto neste passo a passo

Realizar parcerias com influenciadores: convidar um influenciador digital para conhecer o estabelecimento pode ser uma grande ideia. Desta forma, ele produz conteúdo espontaneamente para o público com o qual interage, gerando identificação de determinado grupo de pessoas com o seu negócio.

Marketing de influênciaResultado de marketing de influência

Encontrar diferenciais: O seu estabelecimento com certeza possui um ou mais diferenciais que podem ser destaque na mídia. A assessoria de imprensa para gastronomia auxilia a encontrar e criar fatos que possam ser chamativos, tanto para os repórteres quanto para os próprios clientes. Exemplo disso é usar ingredientes de época ou regionais, criar um espaço exclusivo para crianças, para pets ou pensar em uma decoração criativa.

Além destas estratégias principais, é possível montar um plano de comunicação em conjunto com o cliente, levando em consideração diversos fatores, como a área de atuação, o local, os objetivos e o tempo em que o negócio existe.

Confira também o post em nosso blog sobre assessoria de imprensa para bares e restaurantes e veja o que é possível traçar especificamente para consolidar o sucesso do seu negócio!

Caso queira mais informações sobre como podemos ajudar a sua marca, entre em contato pelo formulário abaixo: