Assessoria de imprensa para gastronomia
Comer fora de casa é cada vez mais comum na vida do brasileiro. Seja por falta de tempo, por preferência, lazer, encontro de amigos, confraternizações, entre outros motivos.
De acordo com o Sebrae Nacional, o setor de gastronomia apresenta uma expansão anual de aproximadamente 10%. Com as demandas em constante crescimento, é fundamental o trabalho de assessoria de imprensa para a área.
Desta forma, o cliente que está buscando um local de qualidade para comer sempre terá boas referências do seu estabelecimento, independentemente do tipo de gastronomia oferecida pelo seu negócio.
Além disso, o setor é complexo, pois além de gerar aproximadamente 450 mil novos empregos por ano, cerca de 35% dos estabelecimentos do setor fecham as portas em até dois anos, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Estas informações reforçam a necessidade de buscar consolidação no mercado e não somente procurar atrair clientes por meio de ações de comunicação para seu restaurante, bar, bistrô ou mesmo se você é um chef de cozinha.
A assessoria de imprensa para gastronomia traz diversas estratégias para o segmento. Não importa se você atende ao consumidor final ou comercializa produtos alimentícios específicos.
Para cada negócio, há uma forma diferente de fazer assessoria de imprensa e garantir que o seu empreendimento fique em evidência.
Estratégias de assessoria de imprensa para gastronomia
Mesmo que cada área da gastronomia apresente suas características e tenha necessidades próprias, existem algumas estratégias em comum que uma equipe de assessoria de imprensa pode adotar ao atuar neste segmento.
Confira as principais estratégias:
– Utilizar conteúdo audiovisual: fotos e vídeos são elementos essenciais quando o assunto é comida. Divulgar informações por meio de imagens, sejam elas estáticas ou em movimento, é uma excelente forma de cativar o cliente, estimulando a memória visual de quem estiver recebendo a informação. As redes sociais são grandes aliadas deste tipo de conteúdo.
– Divulgar informações relevantes: a mídia vive de informações quentinhas e importantes. Desta forma, é papel da assessoria de imprensa para gastronomia encontrar em seu negócio uma notícia que pode estampar as capas de jornais ou ser grande destaque na TV ou no rádio.
– Enviar press kits a jornalistas: além de enviar informações, a assessoria de imprensa também pode utilizar como estratégia o envio de itens de degustação para os repórteres ou, até mesmo, convites para que conheçam o estabelecimento.
Saiba mais como criar um presskit de impacto neste passo a passo
– Realizar parcerias com influenciadores: convidar um influenciador digital para conhecer o estabelecimento pode ser uma grande ideia. Desta forma, ele produz conteúdo espontaneamente para o público com o qual interage, gerando identificação de determinado grupo de pessoas com o seu negócio.
– Encontrar diferenciais: O seu estabelecimento com certeza possui um ou mais diferenciais que podem ser destaque na mídia. A assessoria de imprensa para gastronomia auxilia a encontrar e criar fatos que possam ser chamativos, tanto para os repórteres quanto para os próprios clientes. Exemplo disso é usar ingredientes de época ou regionais, criar um espaço exclusivo para crianças, para pets ou pensar em uma decoração criativa.
Além destas estratégias principais, é possível montar um plano de comunicação em conjunto com o cliente, levando em consideração diversos fatores, como a área de atuação, o local, os objetivos e o tempo em que o negócio existe.
Confira também o post em nosso blog sobre assessoria de imprensa para bares e restaurantes e veja o que é possível traçar especificamente para consolidar o sucesso do seu negócio!
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