Assessoria de Imprensa para restaurantes
O suporte de uma assessoria de imprensa para restaurantes e bares é tudo o que você precisa para alavancar o seu negócio na área de gastronomia.
O trabalho de comunicação feito por jornalistas atua por meio de diversos mecanismos para criar e consolidar o seu restaurante e bar na mídia.
Contar com soluções práticas para fortalecer a imagem do seu negócio, tornando-o referência no mercado gastronômico, é uma das estratégias da assessoria de imprensa.
É possível elaborar ações personalizadas de comunicação, tanto para quem está ingressando agora na área quanto para empreendimentos que já são tradicionais em determinada região.
Desta maneira, o nome do seu restaurante ou bar será divulgado na imprensa, o que traz mais credibilidade do que uma simples propaganda.
Além de atuar na mídia tradicional e em redes sociais, a assessoria de imprensa para restaurantes e bares também planeja ações pontuais, como eventos ou divulgação de promoções, por exemplo.
Separamos algumas dicas de como a assessoria de imprensa pode atuar no seu negócio:
Assessoria de imprensa para restaurantes e bares, como fazer?
Para cada tipo de comércio, a estratégia utilizada pela assessoria de imprensa é diferente.
Algumas ferramentas de comunicação são combinadas para que os resultados sejam atingidos de forma eficaz e rápida.
Conheça algumas das principais ferramentas utilizadas para fazer assessoria de imprensa para restaurantes e bares:
– Criação de releases: textos informativos enviados aos veículos de comunicação com novidades e destaques sobre o seu estabelecimento;
– Degustação: eventos com novidades gastronômicas para que os repórteres possam provar ou envio de produtos para as redações, caso o alimento não seja perecível.
– Cobertura de eventos: quando o negócio fizer algum festival gastronômico, inauguração de nova unidade ou lançamento de um prato, a assessoria de imprensa pode convidar jornalistas e influenciadores para o evento.
Ao fornecer todas as informações necessárias para a publicação de uma reportagem, um post ou stories no Instagram, seu bar ou restaurante pode ganhar mais visibilidade.
– Sugestão de fontes: Os repórteres sempre precisam de especialistas para repercutir assuntos do momento. A assessoria de imprensa para restaurantes e bares pode indicar os chefs de cozinha para tratar de temas que estão sendo reportados pela mídia.
– Entrevistas coletivas: Quando houver algum assunto de grande repercussão, a assessoria de imprensa organiza coletivas de imprensa e convida repórteres de veículos que possam ter interesse no tema.
– Gestão de crise: Já imaginou se envolver em alguma crise de imagem?
Ter uma assessoria de imprensa para te orientar é fundamental. Além de atuar para consolidar uma imagem de prestígio para o seu bar ou restaurante, a equipe de comunicação também trabalha lidar de forma eficiente e rápida com a mídia.
Conheça 5 dicas para escolher uma assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa e redes sociais
Além de criar estratégias de comunicação para o seu negócio, uma assessoria de imprensa para restaurantes e bares também pode participar de ações que contribuem para alavancar o seu negócio.
Ao realizar algum tipo de promoção ou mudança significativa no cardápio, é preciso que o trabalho explore outros canais, como as redes sociais.
Atuar desta maneira vai permitir que seu bar ou restaurante se destaque. Conheça mais benefícios:
Apresente inovações
Você terá mais chances de colocar o seu negócio na mídia quando criar algo inovador.
Uma combinação inédita, o uso de ingredientes de época, referências a datas comemorativas, pratos criativos ou atendimento personalizado, são grandes apostas para emplacar mais reportagens.
Participe de eventos
Se o seu restaurante ou bar estiver presente em festivais gastronômicos, o seu negócio pode ser ainda mais divulgado – tanto mencionado em reportagens quanto em materiais de divulgação.
Marcar presença também é importante para que se conquiste possíveis novos clientes, que terão mais uma maneira de entrar em contato com os seus produtos.
Faça promoções
Grandes promoções e descontos sempre chamam a atenção e são bem vistos pelos clientes.
Além disso, dependendo do desconto, é possível que seja uma notícia de destaque em algum veículo de comunicação.
Se estiver atrelado a datas comemorativas, como festas de fim de ano e Dia dos Namorados, por exemplo, as chances de entrar num guia com indicações são maiores.
Destaque-se da concorrência
Datas comemorativas são sempre uma boa pedida para o comércio. Uma decoração personalizada e um atendimento diferenciado podem chamar a atenção da imprensa, se feitos de forma criativa.
O estabelecimento também pode entrar em listas indicando os melhores locais para comer, que geralmente são escritas em certas épocas do ano em jornais, revistas, blogs, portais e guias gastronômicos.
Para que você consiga aproveitar ao máximo o trabalho da assessoria de imprensa para restaurantes e bares, é preciso estar em sintonia com a equipe.
Para que você não perca nenhuma oportunidade, é necessário que os assessores estejam sempre antenados e preparados.
Receba um diagnóstico de comunicação da sua marca gratuitamente.
A Agência Contatto tem expertise no atendimento de clientes da área gastronômica. Se preferir, fale conosco pelo formulário abaixo.