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*Por Talita Scotto

Muito se fala, mas nem sempre todos entendem. Afinal, o que é assessoria de imprensa? Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre a dinâmica do trabalho de relacionamento com a mídia!

 

A assessoria de imprensa é uma estratégia de marketing que trabalha a divulgação de marcas, produtos e serviços por meio do contato editorial com jornalistas dos veículos de comunicação.

 

Além disso, a assessoria de imprensa também é responsável por toda a construção de marca, gerando: credibilidade, exposição positiva, reputação, conhecimento público, notoriedade e autoridade para sua empresa e seu mercado.

 

É por meio de um conteúdo relevante e de interesse social que a assessoria de imprensa busca ampliar o contato da sua empresa com o público-alvo, conquistando matérias, reportagens, notas e entrevistas espontaneamente em jornais, revistas, guias, programas de rádio e TV, além dos meios digitais.

 

Em outras palavras, quando você se perguntar o que é assessoria de imprensa, já tenha em mente que uma das suas missões é conquistar espaço na mídia espontânea, trazendo também reputação e credibilidade para as empresas, uma vez que porta-vozes das organizações são fontes de entrevistas e informações para jornalistas frequentemente.

 

É válido ressaltar que, além de todo o branding que a assessoria de imprensa pode promover para uma marca, ela também é responsável pelo aumento na geração de leads (clientes em potencial para sua empresa), aumento na conversão do site do seu negócio, melhora nas buscas orgânicas e no posicionamento da sua empresa no Google, além de ser uma facilitadora para contatos comerciais diretos.

 

Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa, confira os principais benefícios que essa estratégia pode fazer pela sua empresa:

 

  •  Boa relação custo x benefício: a Assessoria de Imprensa possui um investimento baixo, se comparado aos custos de publicidade, como anúncios em veículos de massa e compras de mídia;

 

  •  A credibilidade para sua marca, adquirida através da Assessoria de Imprensa, é grande, uma vez que há o respaldo, indireto, do veículo de comunicação e um vínculo de confiança;

 

  •  Gestores e especialistas da sua empresa podem tornar-se fonte e referência para entrevistas e reportagens que são frequentemente produzidas pelos jornalistas. Dominar o assunto e falar sobre seu mercado de atuação podem render boas exposições positivas na mídia;

 

  •  Principalmente nos veículos online, a marca pode ser lembrada pelo público-alvo por mais tempo, uma vez que a possibilidade de estar na mídia é frequente e a fixação da mensagem também;

 

  •  Matérias e reportagens publicadas na imprensa fortalecem a reputação e a credibilidade da sua marca e da sua empresa, por isso, conteúdo informativo é rei em Assessoria de Imprensa;

 

  •  A Assessoria de Imprensa também é responsável por gerenciar possíveis crises através de uma gestão de comunicação preparada e profissionalizada;

 

  •  Com matérias publicadas em veículos online, a Assessoria de Imprensa melhora o posicionamento da sua marca nos principais buscadores online do mercado, sendo fundamental para o ranking do seu site.

 

O que antes parecia ser uma ferramenta de comunicação acessível apenas para médias e grandes empresas, a assessoria de imprensa tem se tornado uma forte aliada na estratégia de divulgação das pequenas empresas. Abaixo, confira como essa solução pode ser aplicada nas pequenas empresas e quais são principais resultados que ela pode gerar para o seu negócio.

 

  •  Com matérias publicadas em veículos online, a Assessoria de Imprensa melhora o posicionamento da sua marca nos principais buscadores online do mercado, sendo fundamental para o ranking do seu site. Por isso, preparar um material de divulgação pensando nessa estratégia também é fundamental para o assessor de imprensa 3.0;

 

  •  Hoje, a Assessoria de Imprensa não pode ignorar que suas pautas também podem ser publicadas nas redes sociais, como fanpages e company pages. Esses são ótimos caminhos para divulgação de pautas e contato direto com consumidores. Uma matéria pode não ser capa de jornal, mas pode render compartilhamentos e atingir um público superior às mídias tradicionais;

 

  •  Ao contrário dos veículos de comunicação mais tradicionais, blogs estão em busca de novas experiências para seus usuários. Por isso, pense fora da caixa e ofereça materiais que vão além do texto. Que tal um vídeo release, por exemplo?;

 

  •  A Assessoria de Imprensa tem se tornado uma forte aliada na estratégia de divulgação de diversos perfis de empresa, inclusive pequenas e médias. Não ignore o potencial do pequeno negócio e saiba como uma agência de comunicação pode ajudar sua pequena empresa a ganhar reputação na mídia, confira no Assessoria de Imprensa

 

Você pode conferir mais informações sobre clipping de notícias aqui.

 

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto.

 

Se você ainda tem dúvidas de como podemos te ajudar, entre em contato pelo formulário abaixo:

 

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