Essa é uma das principais dúvidas sobre o trabalho da assessoria de imprensa. Afinal, quando você contrata uma agência de comunicação muitas dúvidas podem surgir. Por isso, vamos esclarecer e já adiantar a resposta: não, você não vai pagar pelas matérias que serão publicadas pela imprensa.

O trabalho da assessoria de imprensa é focado na mídia espontânea, ou seja, no espaço editorial que contempla matérias, reportagens, entrevistas, notas, artigos e notícias.

Ao contratar uma assessoria de imprensa você vai remunerar a agência para que ela tenha profissionais que farão o relacionamento da sua marca com os jornalistas, formadores e opinião e até influenciadores digitais.

É o assessor de imprensa que é o responsável por elaborar os conteúdos sobre sua marca, transformá-los em notícias e apresentar os temas para a imprensa. Caso o jornalista se interesse pelo tema, é possível realizar uma entrevista ou mesmo ter um espaço para que a notícia em questão seja publicada.

Desta forma, a assessoria de imprensa trabalhará para conquistar estes espaços espontâneos para sua marca e todos os resultados obtidos, sejam em mídias digitais, impressas, em rádio ou TV, serão gratuitos. Sendo assim, você não vai pagar pelas matérias na imprensa.

 

Como conquistar mídia espontânea

 

1.A primeira etapa do trabalho da assessoria de imprensa é identificar seu potencial em gerar notícia e valor para a mídia. Com um briefing detalhado o assessor de imprensa conseguirá entender o perfil da empresa ou do profissional para traçar as estratégias iniciais de comunicação.

 

2.Planejamento de pautas é a segunda etapa para transformar os assuntos da sua empresa, sejam eles institucionais ou comerciais, em notícias. E quando assuntos comerciais estão no jogo, uma boa assessoria de imprensa conseguirá extrair o tema para deixá-lo atrativo para a mídia.

 

3.Redação de conteúdo é a terceira etapa da estratégia de assessoria de imprensa. É neste momento que o assessor de imprensa vai elaborar o release, artigo ou nota, para apresentar o conteúdo ao jornalista.

 

4.Divulgar as pautas na imprensa é uma das etapas mais importantes do trabalho da assessoria de imprensa. É neste momento que o material é divulgado aos jornalistas, que são previamente selecionados para receberem os conteúdos. É preciso ter sinergia entre o tema da sua empresa e a editoria do veículo de comunicação.

 

5.Havendo interesse pelos conteúdos da sua empresa, os jornalistas podem retornar ao assessor de imprensa, que irá atendê-lo para esclarecer dúvidas ou agendar uma entrevista. Também é comum que o material esteja completo e a imprensa o utilize na íntegra.

 

6.Para não perder nenhum resultado, a assessoria de imprensa dá início a clipagem de notícias, que nada mais é do que monitorar o nome da sua marca na mídia para captar cada menção feita pela imprensa. Em um relatório diário, você terá acesso as principais notícias publicadas sobre a sua empresa.

 

7.Para reforçar ainda mais o relacionamento da sua marca com os jornalistas, a assessoria de imprensa faz follow-up com a mídia, de modo que consiga apresentar mais detalhes sobre as pautas e, quem sabe, emplacar sua marca e seus porta-vozes como especialistas em matérias e reportagens.

 

8.Por fim, num relatório de clipping mensal, você terá todas as informações que precisa sobre o desempenho da sua marca ou porta-vozes na imprensa. É por meio destas métricas que você conseguirá avaliar o que foi publicado, assim como quem publicou as notícias.

 

Confira estratégias de como conquistar mídia espontânea para sua marca

 

Com estratégias mensais, a assessoria de imprensa tem potencial de conquistas inúmeras matérias espontâneas na mídia – desde que sua marca, profissional ou porta-vozes sejam capazes de agregar valor para a mídia, conquistando visibilidade, credibilidade e exposição positiva.

 

Você tem dúvidas sobre assessoria de imprensa e como conquistar mídia espontânea? Faça contato pelo formulário abaixo!

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