Skip to main content
27 janeiro, 2016

Assessoria de imprensa para pequenas empresas, por onde começar?

27 janeiro, 2016

*Por Talita Scotto

Assessoria de imprensa para pequenas empresas é fundamental para quem deseja visibilidade e credibilidade no mercado. O tempo em que investir em comunicação era coisa para gente grande ficou para trás! Pequenas empresas precisam de notoriedade e possuem informações valiosas para a imprensa. Além disso, são fontes fundamentais na economia do país e na geração de empregos.

 

Um dado que comprova isso é uma recente pesquisa realizada pelo SEBRAE, que mostra que até 2022 o Brasil terá mais quase 18 milhões de pequenos negócios. Atualmente, o país conta com 12,3 milhões de pequenas empresas – considerando MEI e optantes pelo Simples Nacional.

 

Por isso, contar com uma assessoria de imprensa para pequenas empresas pode ser um caminho a se traçar para que sua marca ganhe reputação no mercado.

 

Benefícios da assessoria de imprensa para pequenas empresas

 

  • Encare a possibilidade de ter uma assessoria de imprensa como inovador e, principalmente como uma forma de gerar oportunidades com consumidores e formadores de opinião;

 

  • Investir em comunicação não deve ser encarado como custo ou desperdício de dinheiro, mas sim, como estratégia fundamental para o crescimento sustentável da empresa;

 

  • Busque uma assessoria de imprensa quando o seu negócio e seus representantes tenham capacidade para o atendimento das demandas que uma consultoria de comunicação vai precisar. Parceria e comprometimento devem andar juntos para que os resultados sejam atingidos;

 

  • Tenha em mente que a assessoria de imprensa é como um plano de voo para a empresa, ou seja, ela é fundamental e deve fazer parte do dia a dia do negócio. Isso quer dizer que ela não deve ser deixada em segundo plano, quando outras demandas também surgirem;

 

  • É imprescindível que os donos da empresa tenham clareza sobre seus negócios e organizem as informações que desejam passar à imprensa, como: “Qual o diferencial da minha empresa?”, “Qual é o público-alvo que desejo atingir?”, “Como está meu pós-venda?”, “O que tenho de melhor para transmitir ao mercado?”. Quando estas e outras questões estão bem respondidas, a estratégia de comunicação pode começar;

 

  • A partir do momento em que sua empresa decide contratar uma assessoria de imprensa, comunique a todos os colaboradores e parceiros, afinal, eles também são parte do negócio e podem acrescentar, inclusive, com sugestões e problemas que muitas vezes não chegam aos ouvidos da diretoria;

 

  • Estar preparado para ouvir críticas também é tão importante quanto para receber elogios. Uma vez que sua empresa está exposta é possível ter feedbacks positivos e negativos, isso é válido para que novas soluções surjam e seja possível diagnosticar onde melhorar. É necessário que a sua empresa tenha maturidade para encarar opiniões divergentes.

 

  • Levante informações imprescindíveis e prepare alguns arquivos da empresa, como fotos, vídeos e documentos, que possam ser de interesse da assessoria de imprensa. Afinal, a agência precisa conhecer a história da sua empresa para traçar estratégias que vão de encontro à missão, visão e valores do seu negócio.

 

  • Avalie o perfil da assessoria de imprensa que prestará serviço para sua empresa, considerando pontos, como: capacidade de atendimento e tempo dedicado às necessidades da sua empresa, cases trabalhados e resultados atingidos na mídia, além da qualificação dos profissionais que atuam na agência. Pense ainda que, menos pode ser mais nesta hora pois, muitas vezes, pequenas agências conseguem atendimento praticamente exclusivo para o seu negócio. Se está em dúvida de como escolher uma agência de assessoria de imprensa, saiba mais detalhes em como avaliá-la neste artigo.

Assessoria de imprensa para pequenas empresas já é uma realidade presente em diversos negócios, principalmente em startups e empresas que já nascem visando seu crescimento exponencial. Por isso, que tal avançar neste assunto?

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, especializada em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Redes Sociais, tem formação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Se você é uma pequena empresa e está em busca de uma agência de comunicação, entre em contato conosco!