Sem tempo para ler? Ouça este conteúdo agora.

 

Está pensando em contratar agência por job ou fee mensal, mas não sabe qual a melhor opção para seus objetivos?

Vamos explicar para você as vantagens dos modelos de contratações mais comuns e os tipos de soluções oferecidas pelo mercado de comunicação.

 

Tipos de agências

 

Engana-se quem pensa que as agências de comunicação são todas iguais e oferecem os mesmos tipos de soluções. Cada uma possui uma especialização e é preciso que você saiba de que tipo de trabalho o seu negócio necessita.

Por isso, confira abaixo os tipos de agência de comunicação mais comuns:

 

Agência digital

 

O trabalho é focado em produção de conteúdo e desenvolvimento de estratégias de comunicação para web e redes sociais. Empresas que querem ter ou aumentar a presença na internet devem buscar esse tipo de modelo, que integra as ferramentas de divulgação disponíveis para destacar sua marca no universo online.

 

Agência de redes sociais

 

As também conhecidas como agências de social media têm como foco cuidar da presença de uma empresa nas redes sociais. Contudo, o trabalho vai muito além de criar publicações no Facebook, Instagram e Twitter.

Este tipo de agência auxilia empresas a cuidarem de todo o processo de relacionamento com os clientes e stakeholders (público estratégico) nas redes sociais.

Desta forma, toda a estratégia e operacionalização do processo de comunicação passa pela equipe, que geralmente inclui redatores, designers, social medias e analistas de redes sociais.

 

Mais sobre o que uma agência de redes sociais pode fazer pela sua marca 

 

Agência de assessoria de imprensa

 

Neste caso, o foco da agência é no relacionamento do cliente com a imprensa. São criadas estratégias para que a marca da empresa que contratou as soluções apareça nas mais diversas mídias, associadas um conteúdo positivo.

Outro trabalho de uma agência de assessoria de imprensa é administrar crises de imagem e lidar com jornalistas em momentos delicados, evitando que a imagem de uma companhia fique manchada.

Atualmente, muitas agências de assessoria de imprensa estão migrando para integrar soluções cada vez mais completas de comunicação, abrangendo atividades de redes sociais e produção de conteúdo. Por isso, e com abrangência de soluções cada vez maior, contratar agência por Job ou fee mensal, neste caso, é algo muito comum dentro da assessoria de imprensa.

 

Passo a passo da assessoria de imprensa para você entender ainda mais 

 

Agência de inbound marketing

 

O foco desse tipo de agência é construir uma estratégia orgânica, em geral de longo prazo, para que a sua empresa ganhe relevância nos diversos meios de comunicação.

Entre as ações realizadas estão publicações em redes sociais, análise de mídias, produção de conteúdo otimizado para cada jornada de compra do consumidor, para que o nome de sua empresa ganhe valor e autoridade e, posteriormente, tenha uma estratégia de vendas mais eficaz e menos invasiva.

 

Agência de conteúdo

 

Atua como um desdobramento da agência de inbound marketing ou como braço direito de outras agências que necessitem de qualquer produção de conteúdo. As agências de conteúdo produzem materiais para as mais diversas plataformas, em formatos variados, como áudio, vídeo, texto, foto e produções gráficas.

Além da produção de conteúdo, a agência também é responsável por mensurar os resultados e identificar qual tipo de produção é a mais adequada para cada cliente, em determinado momento.

 

Conheça os principais formatos de conteúdo para ajudar seu negócio 

 

Agência de publicidade

 

As agências de publicidade e propaganda são mais tradicionais e atuam em produção de conteúdo tanto para mídias online quanto off-line, como folders, outdoors e anúncios para jornais, revistas, rádio e TV, além de campanhas publicitárias dos mais diversos portes.

 

Agência full service

 

Em resumo, é uma agência que une todos os serviços oferecidos acima. Trabalha tanto com conteúdo orgânico quanto patrocinados, para plataformas online e off-line, assim como é capaz de gerenciar diversas ações de comunicação da sua empresa.

 

Contratar agência por job ou fee mensal?

 

Agora que os tipos de agências foram apresentados, vamos aos formatos de remuneração. O que é melhor: contratar agência por Job ou fee mensal?

O pagamento por job, como o nome já diz, é feito mediante cada trabalho realizado. O valor é composto por itens como, tempo de planejamento e execução, tipo de ação, formato, entre outras características.

Geralmente, os Jobs podem ser melhores alternativas quando sua marca tem uma ação pontual, como lançamento de um produto ou serviço, uma ação específica com influenciadores ou algo que tenha prazo, com começo, meio e fim, como uma feira ou evento, por exemplo.

Por sua vez, o fee mensal é uma remuneração em que o cliente fecha um acordo com a agência e paga um valor pré-definido todo mês, por um prazo determinado em contrato. Neste caso, a agência e cliente fazem um levantamento de todos os trabalhos que estão previstos, assim como as demandas de comunicação da marca para curto e médio prazo.

A vantagem do fee mensal está no atendimento, muitas vezes, imediato, próximo e estratégico entre agência e cliente, que lidam diariamente com as necessidades de marketing da empresa, atuando também com consultoria para tomadas de decisões.

Não existe um formato de remuneração que seja melhor, de forma geral. A definição por contratar agência por Job ou fee mensal deve ser feita com base nas necessidades da sua empresa e do tipo de trabalho que desejar.

A melhor maneira de decidir é por meio de uma reunião, na qual as informações devem ser passadas de forma clara por ambas as partes, para que haja uma boa avaliação.

 

Entenda como escolher uma agência de comunicação 

 

Vantagens de contratar agência de comunicação

 

Agora que você já sabe como proceder no processo de contratação, conheça as vantagens de poder contar com uma agência de comunicação para auxiliar nos processos de marketing de sua empresa:

– Estratégias de comunicação traçadas por especialistas;

– Economia de tempo com processos de divulgação online e off-line;

– Menor custo em comparação a uma equipe interna;

– Vantagem competitiva com relação a outras empresas no mercado;

– Resultados concretos refletidos em boas decisões, negócios promissores e índices apresentados pela agência.

Se você quer mais informações sobre como contratar agência por Job ou fee mensal, entre em contato conosco:

 

 

  • Post Category:Blog
Fechar Menu
Free WordPress Themes, Free Android Games