ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA ARQUITETOS

23 de Maio de 2018 assessoria de imprensa

A arquitetura é uma área vasta e rica, inclusive para render ótimas reportagens. E é neste ponto que a assessoria de imprensa para arquitetos irá atuar.

Cada projeto traz uma história que merece ser publicada. Além disso, um arquiteto pode dar dicas de amplo interesse público e para diversos tipos de leitores.

É por ser uma área promissora para a mídia que você, arquiteto (a), precisa de uma assessoria de imprensa.

O trabalho da assessoria de imprensa para arquitetos é planejado de forma personalizada.

Os objetivos são traçados de forma diferente para quem trabalha com arquitetura de forma autônoma e para quem pretende divulgar uma empresa ou reforçar o nome de uma marca já consolidada.

Para cada objetivo, a assessoria de imprensa traz uma estratégia que caminha diretamente para a solução. Confira como esse processo é feito:

 

Assessoria de imprensa para arquitetos: como fazer?

 

Traçar objetivos será o primeiro passo para definir as estratégias de assessoria de imprensa para arquitetos. A área atuação do profissional pode determinar se a comunicação será feita em todo o Brasil, por exemplo, ou em cidades e estados estratégicos.

Depois disto, o próximo passo é definir pautas, veículos de comunicação de interesse, quais abordagens podem ser feitas com a imprensa, além de avaliar quais projetos podem ser divulgados pare mídias especializadas, etc.

Você verá os resultados do trabalho da assessoria de imprensa após as primeiras publicações na mídia. Quando um veículo de comunicação faz uma reportagem citando o nome do seu negócio, o prestígio da divulgação é maior que um anúncio publicitário. Isso acontece por tratar-se de uma menção orgânica e não uma propaganda paga.

Desta maneira, além de o seu negócio ser divulgado de maneira ampla, seu trabalho será considerado referência na área, principalmente se for mencionado em uma mídia segmentada ou de grande circulação.

Você também terá mais credibilidade ao ter seu trabalho exposto em uma revista, jornal ou portal de reputação no setor.

Portanto, o resultado será notado de duas maneiras: você pode ter mais demanda de trabalhos e/ou clientes e ainda pode ter mais prestígio.

Para que o trabalho seja realizado de maneira eficaz, é importante que a assessoria de imprensa para arquitetos conheça as mídias do segmento e saiba direcionar as sugestões de pauta de acordo com os objetivos do profissional ou da empresa de arquitetura.

 

Saiba mais 5 motivos para investir em assessoria de imprensa

Mídias segmentadas

 

A assessoria de imprensa para arquitetos pode abordar mídias segmentadas, além de veículos tradicionais que tenham cadernos especiais.

Atualmente, existem dezenas de revistas customizadas, voltadas especificamente para arquitetura, decoração ou paisagismo.

Estes meios de comunicação são essenciais para divulgar conteúdo para profissionais da área, consumidores que têm interesse pelo assunto e, consequentemente, possíveis clientes.

Além de mídias segmentadas, a assessoria de imprensa também sugere pautas para jornais de grande circulação, programas de televisão que tenham quadros relacionados a arquitetura, programas de rádio e portais de notícias, blogs e influenciadores digitais.

Desta maneira, é possível atingir um público diversificado em múltiplas plataformas.

 

Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa?

 

O trabalho de uma assessoria de imprensa para arquitetos atua diretamente no relacionamento com a mídia.

Em resumo, os assessores de imprensa elaboram um planejamento de comunicação que vai abordar pautas para serem enviadas como sugestões aos repórteres, ou seja, são assuntos relacionados ao cliente para serem trabalhados na imprensa.

Além disso, a equipe prepara o cliente para as entrevistas e fornece orientações essenciais para que a entrevista ocorra da melhor forma possível.

Sempre que possível, o assessor de imprensa acompanha as entrevistas para oferecer suporte como, providenciar informações específicas ao repórter ou entregar algum tipo de material, por exemplo.

A assessoria de imprensa também atua em casos de crise.

Se você ou sua empresa estiverem passando por um período turbulento, com informações negativas sendo divulgadas pela mídia, por exemplo, a assessoria administra a situação da melhor forma possível para que não haja prejuízos na imagem do arquiteto (a) ou da companhia.

Outro trabalho que você pode contratar é a gestão de redes sociais junto à produção de conteúdo. Com esta opção, você terá uma equipe gerenciando seus canais digitais para disseminar seu trabalho e seus projetos.

 

Conheça mais sobre o passo a passo da assessoria de imprensa

 

Assessoria de imprensa para arquitetos autônomos

 

No caso de arquitetos autônomos, a assessoria de imprensa pode atuar em diversas estratégias de divulgação. Exemplo disso é enviar materiais relacionados a projetos individuais, ou a participação em trabalhos coletivos.

O arquiteto também pode ser indicado para falar de algum assunto específico, que esteja sendo comentado no momento e repercutido pela mídia.

Neste caso, o profissional cumpre o papel de especialista em uma reportagem, fornecendo explicações sobre um assunto em que tenha expertise.

Outra maneira de divulgar o trabalho de um arquiteto é por meio de dicas em revistas segmentadas.

O profissional pode detalhar como é possível otimizar espaço dentro de casa ou como projetar um escritório de forma sofisticada, por exemplo. Esse tipo de conteúdo atrai a atenção de diversos públicos.

 

Assessoria de imprensa para escritórios de arquitetura

 

Além das mesmas possibilidades de estratégias adotadas para um profissional autônomo, a assessoria de imprensa pode implementar outras táticas para empresas de arquitetura.

Entre as frentes de atuação, é possível citar como exemplo a divulgação de grandes eventos que a empresa pode participar ou mesmo sediar.

Além disso, em alguns casos é interessante divulgar quando a empresa de arquitetura concluir um novo projeto ou fechar contrato com um novo cliente.

Parcerias com outras empresas ou participação em projetos sociais também são assuntos que podem ser abordados.

Se você está buscando divulgar ou ampliar o seu trabalho na área de arquitetura, a solução para alcançar seus objetivos de maneira prática é contratar uma assessoria de imprensa para arquitetos.

Entre em contato para saber mais sobre o nosso trabalho.

Compartilhe!